Check-up médico feminino: 5 sinais de que você precisa fazer

  •  Icone Calendario17 de outubro de 2022
  •  Icone Relogio 10:08
  •  
  • Talitha Benjamin
 imagem de um estetoscópio amarelo, e um coração de papel verrmelho ao lado

Não dá para negar que a rotina das pessoas está se tornando cada vez mais corrida e apertada. Entre trabalho, estudos, compromissos, cuidados com a família ou com os animais, é muito fácil perder o rastro de algumas tarefas que são realmente importantes em favor de outras obrigações. Mas, nesse ritmo é necessário estar atento às prioridades: sim, estamos falando da saúde física. É hora de se fazer aquela perguntinha que pode até ser indelicada: qual foi a última vez que você realizou um check-up médico?

O que é o check-up médico?

Um check-up médico feminino se refere a exames e testes anuais para acompanhar a saúde do corpo. Através desses exames, é possível manter o equilíbrio corporal e diagnosticar e tratar precocemente diversos problemas de forma mais assertiva. O termo em inglês significa, literalmente, “conferir” diversas partes do corpo através de testes para garantir que esteja tudo funcionando direitinho.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde, é de que o acompanhamento médico, com exames de detecção, sejam realizados pelo menos uma vez por ano. Além disso, é sempre bom estar atenta aos sinais do seu corpo, já que eles também são fundamentais para perceber condições que talvez passem despercebidas na janela de tempo entre um exame ou outro.

Check-up feminino: conheça todos os exames necessários

Existe uma crença popular de que as mulheres cuidam mais da saúde do que os homens, mas para trazer esse dado à realidade, é necessário ter bastante atenção. É fato que o acompanhamento médico é um cuidado com a vida, independentemente do gênero: através dos testes, é possível acompanhar como anda o funcionamento dos órgãos como coração, rins, pulmões e sistema respiratório e, assim, realizar o tratamento e a prevenção de doenças.

Mas, no caso de pessoas com útero, essa atenção é ainda mais importante. Isso porque o funcionamento dos órgãos reprodutores também podem apresentar problemas ao longo da vida reprodutiva e, por isso, devem ser acompanhados rigorosamente. E fique atenta: ao contrário do que muita gente pensa, ter um parceiro fixo, ou não ter o desejo de engravidar, não é motivo para deixar de realizar exames como o papanicolau e os testes de detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST): da primeira menstruação, passando por toda extensão da vida reprodutiva, e permanecendo mesmo depois da menopausa, não deixe de marcar exames e consultas de rotina, e consulte-se com um médico sempre que sentir necessidade.

Veja abaixo quais são os exames necessários para o seu check-up médico completo, de acordo com a sua faixa etária:

Da primeira menstruação até os 40 anos de idade

  • Exames laboratoriais para medir os níveis de colesterol, triglicérides, glicose e ferro (em caso de níveis fora do recomendado, deve-se começar um tratamento imediatamente, que inclui reeducação alimentar ou mudanças no estilo de vida);
  • Exames para medir os níveis hormonais (importantes para detectar distúrbios e desequilíbrios hormonais, que podem ser indicativos de doenças);
  • Testes sorológicos para detectar a presença de infecções sexualmente transmissíveis (mesmo com um parceiro fixo, detectar precocemente as ISTs é essencial para o tratamento efetivo);
  • Papanicolau e ultrassom transvaginal (para checar a saúde dos órgãos reprodutores e prevenir o câncer de colo do útero).

Entre os 41 aos 50 anos

Além de todos os exames citados para a faixa etária anterior, acrescenta-se a necessidade de realizar:

  • Mamografia (para detectar o câncer de mama, prevalente em pessoas nessa faixa etária);
  • Acompanhamento cardiológico (indispensável para detectar condições que, se não tratadas, podem ser fatais);
  • Glicemia de jejum (serve para detectar ou controlar a diabetes).

A partir dos 51 anos

Além de todos os exames citados para a faixa etária anterior, é necessário realizar:

  • Densitometria óssea (necessário para detectar fraqueza óssea e tratar doenças como a osteoporose).

O corpo fala: 5 sinais de que você precisa de um check-up médico

Fazer exames rotineiros, uma vez por ano, ou conforme a recomendação do seu médico, é essencial para a manutenção da sua saúde. Mas, mais do que isso, é preciso estar atenta aos sinais do seu corpo para qualquer distúrbio, e procurar investigar imediatamente. Diagnósticos precoces são cruciais no sucesso de tratamento e prevenção de condições fatais e, em geral, só são possíveis graças à própria observação. Veja abaixo 5 sinais que requerem uma avaliação aprofundada:

1. Perda ou ganho de peso repentino

A mudança de hábitos pode fazer que você emagreça ou engorde. Mas quando essa alteração é repentina e muito intensa, sem nenhuma explicação (dieta ou realização de exercícios, por exemplo), é necessário investigar. Doenças na tireoide, infecções, alterações neurológicas e gastrointestinais têm reflexo direto no seu peso corporal.

2. Cansaço e fraqueza intensa, sem explicação

É normal sentir-se mais cansada do que o normal em alguns dias, mas quando essa sensação é insistente e sem explicação, você precisa estar atenta. O sinal é de que o seu corpo está usando muito mais energia do que o normal, portanto, faça exames diagnósticos para se certificar de que está tudo certo. A fraqueza e o cansaço repentino podem ser os primeiros indicativos de condições diversas, desde a falta de nutrientes e vitaminas, até doenças infecciosas e alterações hormonais.

3. Alterações nas mamas

O câncer de mama é o mais incidente em pessoas com útero no mundo inteiro: ele pode atingir mulheres de todas as idades, e pode ser fatal. Por isso, qualquer alteração na mama é motivo de atenção: primeiro, tenha o hábito de realizar o autoexame em casa mensalmente e, se perceber dores, inchaços, protuberâncias, alterações de cor ou secreções, procure o médico imediatamente.

4. Dores de cabeça persistentes

Outro sintoma que é relativamente comum, mas que, quando frequente, deve ser investigado é a dor de cabeça. Se você sofre com esse incômodo frequentemente, a ponto de ter a rotina atrapalhada por ele, é hora de buscar uma investigação através de exames para descobrir a origem do problema. A dor de cabeça frequente pode ser um sintoma de diversas doenças e condições corporais que precisam ser tratadas.

5. Manchas, vermelhidões ou inchaços sem explicação

Novamente, o corpo fala. O aparecimento de manchas e vermelhidões misteriosos na pele merece uma investigação aprofundada. O inchaço também, já que ele pode indicar problemas na circulação sanguínea, problema grave que deve ser investigado e tratado o quanto antes.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
  • 🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
  • Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui. Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe. Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
🤔 hmm, são tantas opções, né? Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone; 🩵 48 horas de controle de frizz; ✨ Combate à porosidade; 🩵 Brilho e maciez; ✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo