loader image

Aprenda 5 formas de como manter o foco

  •  Icone Calendario15 de agosto de 2022
  •  Icone Relogio 14:43
  •  
  • Talitha Benjamin
 Aprenda 5 formas de como manter o foco

Foco, concentração e disciplina são essenciais para melhorar a produtividade e atingir nossos objetivos. Confira dicas de como manter o foco!

Hoje em dia é quase impossível elencar todas as possíveis distrações que podem afastar você de uma rotina produtiva. Com cada vez mais estímulos de fácil acesso, além dos barulhos e interrupções de sempre, muitas vezes é irresistível se render à procrastinação, que pode comprometer – e muito – as suas tarefas importantes. Além disso, outros fatores como alimentação, estado de saúde física e mental podem interferir nas funções do cérebro para lidar com o dia a dia. Por isso, você pode perceber que a tarefa de se concentrar totalmente é significativamente mais complicada. 

Mas calma, a boa notícia é que com alguns exercícios práticos e com um pouquinho de disciplina e dedicação, é possível melhorar a sua habilidade de focar e concentrar no que realmente importa, afinal, tudo tem a sua hora, e uma rotina de trabalho e tarefas mais produtivas e centradas também ajuda você a descansar melhor. Vamos lá?

Porque não consigo manter o foco?

Todo mundo pode sofrer com uma dificuldade de manter o foco e se concentrar, principalmente com estímulos ilimitados, como a internet, celular, computador, televisão, redes sociais e tudo mais. E antes de saber como você pode se dedicar com mais atenção para o trabalho e tarefas, é importante conhecer a origem do problema.

Corpo e mente em equilíbrio

Condições de saúde, tanto emocionais como cognitivas, podem interferir na capacidade de concentração. As emoções, por exemplo, têm um grande impacto na sua produtividade. Quando elas se encontram em desequilíbrio, seu cérebro encontra uma dificuldade grande em manter-se focado no que realmente importa. Por isso, saber lidar com as dores e incômodos emocionais é importantíssimo para manter o seu foco. Neste caso, a psicoterapia terapêutica pode ajudar a trabalhar as questões psicológicas que atrapalham a sua capacidade de concentração. 

Já no caso dos problemas cognitivos e de saúde, é importante também manter as visitas ao médico em dia: exames de rotina e uma conversa franca com um profissional de saúde da sua confiança faz toda a diferença, já que ele será capaz de investigar e te oferecer insights sobre possíveis condições que podem interferir no funcionamento do cérebro. 

Cuidado com os excessos

Sabemos que tudo em excesso faz mal, e não seria diferente ao falarmos de uma agenda lotada de compromissos. Quanto mais preocupações e tarefas você adiciona na rotina, menores são as chances de você conseguir se dedicar a elas como precisa. Aqui, vale fazer o exercício de tratar o seu descanso e lazer com a mesma importância dada aos compromissos de trabalho: não deixe que nada interfira no seu tempo de descompressão, e não abra mão de criar momentos de relaxamento. Descansar e se divertir também faz muito bem para a saúde do cérebro, e ajuda na capacidade de se concentrar. 

5 dicas práticas de como manter o foco e a concentração

Além de ter a saúde mental e física em dia, há alguns exercícios práticos que podem ajudar a dar aquele empurrãozinho extra nas tarefas diárias que precisam da sua total atenção. Vem ver 5 formas práticas de manter o foco e a concentração:

1. Organização é tudo!

Sem organização de tudo o que você precisa fazer, é fácil se sentir preocupado, sem saber por onde começar e com medo de não dar tempo. É essa ansiedade que dá gatilho para a procrastinação, que é o ato de engajar em outras atividades para protelar o que você realmente precisa fazer. 

O primeiro passo para quebrar este ciclo é apostar pesado na organização: faça listas e estipule horários, assim você norteia a sua rotina de uma forma mais fluída. Existem diversos aplicativos e sites que podem ajudar você a criar uma rotina mais organizada, ou você pode sempre contar com a boa e velha agenda ou caderninho. 

2. Elimine as distrações

Lembra quando falamos das inúmeras coisas que podem distrair você na hora de trabalhar? Está na hora de exercitar um pouco o autocontrole e eliminar qualquer tipo de atividade que possa te fazer perder o foco. Mantenha o celular no silencioso ou desligue-o, mantenha apenas uma aba aberta no computador e utilize fones de ouvido para evitar que ruídos te distraiam – playlists de músicas ambientes podem ajudar você a ser mais produtivo Existem ainda aplicativos e extensões de computador que possibilitam que você bloqueie sites e redes sociais. 

3. Uma coisa de cada vez

Se para você é difícil se concentrar nas tarefas que você precisa realizar, pode ser mais complicado ainda fazer várias coisas ao mesmo tempo, certo? Portanto, é prudente separar as tarefas por grau de dificuldade (e prioridade), e dedicar o seu tempo, concentração e esforço em cada uma delas individualmente. 

Ainda na etapa de organização, defina quais obrigações são mais difíceis ou complicadas, e escolha fazê-las quando tiver em seu pico de produtividade. Assim, você elimina os trabalhos mais complexos primeiro, fazendo com que sua rotina flua muito melhor. 

4. Alimente e exercite o cérebro

Você sabia que o cérebro, assim como o restante do corpo, também precisa ser exercitado? Meditar, ler mais e ter mais momentos de relaxamento são atividades essenciais, que ajudam a exercitar a sua atenção e melhoram o funcionamento cognitivo, ou seja, o funcionamento do cérebro. Isto significa mais facilidade para se concentrar e também mais facilidade para relaxar depois de um dia estressante. 

5. Não se esqueça da alimentação, descanso e lazer

Assim como o cérebro precisa ser exercitado, e a sua saúde merece atenção especial, o corpo também precisa estar em equilíbrio para garantir que você consiga se dedicar totalmente às suas atividades. Comer mal, por exemplo, interfere no funcionamento do cérebro, enquanto a falta de descanso torna a concentração ainda mais difícil, fazendo com que os níveis de estresse fiquem lá no alto. 

Por isso, a alimentação, descanso e os momentos de diversão e distração precisam ser levados tão a sério quanto o seu trabalho e obrigações. Coma bem, beba muita água, descanse, saia com os amigos e desligue-se um pouquinho das obrigações. Isto tudo faz com que você trabalhe – e viva – melhor!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo