Tudo sobre pele oleosa: cuidados, dicas e tratamentos

  •  Icone Calendario23 de setembro de 2021
  •  Icone Relogio 15:54
  •  
  • Talitha Benjamin
 Tudo para pele oleosa

Não dá para negar que qualquer alteração da pele do rosto tenha um impacto direto na autoestima. Um dos problemas que fazem mais parte da realidade das brasileiras é o da pele muito oleosa. Pessoas com esta condição costumam sofrer com o excesso de brilho, cravos e espinhas. Mas a boa notícia é que existe como cuidar da pele oleosa através de uma rotina de skincare para pele oleosa, capaz de controlar a oleosidade e devolver uma cútis hidratada, com viço e bem cuidada.

O que é a pele oleosa?

O que é pele oleosa e como cuidar

A pele oleosa é aquela em que o organismo apresenta uma maior produção de sebo através das glândulas sebáceas. As características da pele oleosa são a percepção de mais óleo na pele, com poros dilatados e obstruídos. É muito comum que as peles oleosas apresentem uma maior tendência a acne, além de outras inflamações causadas pelo entupimento dos poros.

Pele negra é mais oleosa? Mito ou verdade?

Verdade! O excesso de glândulas sebáceas presentes neste tipo de pele ocasiona uma maior produção de oleosidade natural. Quando não controlada, a oleosidade pode causar o aparecimento de cravos e espinhas, além de processos inflamatórios causados pelo entupimento dos poros, que podem ocasionar em manchas (que também são mais propensas a aparecer no rosto negro). Por isso, a pele negra oleosa precisa de cuidados especiais, com uma rotina de skincare para pele negra

O que causa oleosidade na pele?

A oleosidade excessiva é causada, em geral, por herança genética, mas sua condição pode ser agravada por diversos fatores, como má alimentação, alterações hormonais, exposição à poluição ou higiene inadequada. Além de fatores internos e externos, alguns maus hábitos também podem contribuir para o rosto oleoso.

  • Usar cosméticos que não sejam produtos para pele oleosa;
  • Usar maquiagem em excesso e não removê-la corretamente;
  • Excesso de lavagens;
  • Não usar hidratante;
  • Tomar banho muito quente;
  • Passar a mão no rosto com frequência;
  • Beber pouca água, entre outros.

Pele oleosa o que fazer?

Produtos para limpeza de pele oleosa

A boa notícia é que uma boa rotina de skin care para pele oleosa é a solução ideal se você procura como diminuir a oleosidade no rosto, desobstruir os poros e combater o aparecimento de cravos e espinhas. Para criar o seu cronograma facial,  além de uma consulta profissional com um dermatologista, você precisa se atentar às etapas indispensáveis para cuidados com a pele oleosa e também com as fórmulas dos cosméticos utilizados. 

Para manter a oleosidade no rosto controlada, as etapas essenciais são: limpeza, hidratação e proteção. Esses passos são indispensáveis para garantir a saúde da pele, e precisam ser feitos diariamente.

Limpeza para pele oleosa: o primeiro passo para controlar a oleosidade da pele é a limpeza, mas nunca em exagero. Sempre com água morna ou fria, utilize um sabonete para pele oleosa no máximo 2 vezes por dia. Limpar mais do que o necessário pode causar o efeito rebote, ou seja, o organismo passa a entender que precisa produzir mais óleo, causando ainda mais oleosidade.

Hidratante para pele oleosa: é comum pensar que o hidratante para pele oleosa é dispensável por conta da produção excessiva de sebo. Justamente por ser oleosa, é muito importante que a pele esteja sempre bem hidratada, já que o hidratante não só mantém a produção de óleo equilibrada, como também é responsável por firmar as fibras de colágeno, que mantém a pele firme, além de serem responsáveis pela barreira protetora da cútis. A dica é apostar nas fórmulas leves, com base em água e textura em gel. 

Proteção solar para pele oleosa: indispensável para todos os tipos de pele, a proteção solar, além de bloquear os efeitos dos raios solares, também previne manchas, rugas e linhas de expressão, além de garantir que a pele se mantenha saudável e bonita por muito mais tempo. Na hora de escolher o seu protetor solar para pele oleosa, atente-se para fórmulas livres de óleos e com textura mais leve e seca. 

Skin care pele oleosa: o que pode ser feito no rosto oleoso?

No manual skincare você verá que os cuidados com a pele são essenciais se você busca como tirar a oleosidade do rosto. Na sua rotina de skincare para pele oleosa, além de limpar, hidratar e proteger, etapas essenciais para a saúde da pele, outros produtos também são importantes na manutenção de uma derme bem-cuidada. 

Esfoliante para pele oleosa

A esfoliação ajuda a eliminar a sujeira acumulada nos poros e a controlar o acúmulo de sebo e suor, eliminando as células mortas e proporcionando mais vitalidade e brilho. Nas peles oleosas, ela pode ser feita de uma a duas vezes por semana.

Tônico para pele oleosa

O tônico facial ajuda a equilibrar o pH da pele e também a eliminar resíduos não removidos pela limpeza comum, como restos de maquiagem ou filtro solar. O tônico ainda garante limpeza profunda, mas sem agredir. Ele também prepara a região do rosto para receber os ativos de outros produtos aplicados logo em seguida, como hidratantes, sérums ou cremes.

O que é efeito rebote?

Efeito rebote na pele oleosa

O “efeito rebote” no dicionário skincare, é usado para descrever o problema da oleosidade, que volta de forma intensa depois de um período de melhora. Como a produção de sebo do organismo é constante — e a pele oleosa é uma condição genética —, algumas ações podem causar ressecamento, e fazer com o que organismo entenda que precisa produzir ainda mais sebo.

O uso de produtos secativos e adstringentes que não sejam recomendados para pele oleosa, tal qual a higienização excessiva, como lavar o rosto várias vezes por dia, podem favorecer a irritação, aumentar a sensibilidade e a oleosidade.

O que é bom para pele oleosa?

Produtos para pele oleosa

Agora que você já sabe quais são as etapas que não podem faltar na sua rotina de skincare, veja abaixo quais produtos para pele oleosa possuem os ativos necessários para controlar a oleosidade.

Ingredientes para usar no rosto oleoso: como utilizá-los a seu favor? 

Uma das mais efetivas armas contra a oleosidade excessiva são os ácidos e a vitamina C. São ativos que ajudam a hidratar a pele, além de reduzir a aparência dos poros através de uma esfoliação química, reduzindo também os cravos e espinhas. Procure pelos seguintes ingredientes em seus produtos de skincare para pele oleosa:

Ácido hialurônico: ativo já presente na pele, o ácido hialurônico minimiza as marcas da acne, pois ele proporciona hidratação profunda para o rosto, suavizando marcas e sinais de expressão, dando mais viço e firmeza para a pele.

Ácido salicílico: agindo diretamente no controle da oleosidade, o ácido salicílico possui ação antimicrobiana que ajuda a diminuir a incidência de bactérias e fungos, além da ação queratolítica, deixando a pele mais fina e suave.

Ácido glicólico: é um poderoso esfoliante, agindo diretamente na  renovação celular. Ele também age na redução de acne, no clareamento de manchas e na uniformização do tom da pele, reduzindo os poros e suavizando as linhas de expressão.

Ácido tranexâmico: agindo diretamente na pigmentação, o ácido tranexâmico clareia as manchas e cicatrizes causadas pela acne e uniformiza o tom de pele.

Ácido lático: proporciona hidratação, ação calmante (ideal para peles sensíveis e com irritação), combate à acne, controla a oleosidade e também reduz a aparência dos poros.

Vitamina C para pele oleosa: um excelente antioxidante, a vitamina C age diretamente no clareamento e uniformização de manchas, além de prevenir contra os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. 

Tratamento caseiro para pele oleosa e com espinhas: como cuidar da pele oleosa em casa?

Para manter a saúde da pele do rosto e controlar a produção de sebo, os ingredientes mais indicados são aqueles que proporcionam uma ação secativa e de esfoliação, para desobstruir os poros e remover as impurezas. Veja abaixo 3 receitas de tratamentos caseiros para cuidar da pele oleosa:

Esfoliação caseira para pele oleosa com fubá

O fubá e o óleo de coco agem para renovar as células, removendo as impurezas e renovando a pele através da esfoliação.

Você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de fubá
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Lave o rosto com água fria e um sabonete especial para pele seca. Misture o fubá e a o soro fisiológico e aplique a mistura no rosto, massageando suavemente, dando destaque para a testa, nariz e queixo, áreas com a oleosidade maior. Enxágue com água fria e seque o rosto com uma toalha macia.

Esfoliação caseira para pele oleosa com mel e canela

A canela possui propriedades antibacterianas e antioxidantes, enquanto o mel possui alto potencial de hidratação. 

Você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de mel orgânico
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Em um recipiente limpo, adicione os ingredientes e misture até obter uma pasta lisa. Aplique no rosto limpo, massageando com movimentos circulares por cerca de 8 minutos. Lave com água fria, seque e finalize com um hidratante facial.

Esfoliação caseira para pele oleosa com açúcar e iogurte natural

O açúcar e o iogurte renovam a pele através da remoção de células mortas e hidratante profundamente.

Você vai precisar de:

  • 3 colheres de chá e açúcar refinado
  • ½ copo de iogurte natural

Misture os ingredientes em um recipiente limpo. Deixe descansar por 5 minutos. Aplique no rosto limpo, fazendo movimentos circulares de dentro para fora por cerca de 5 a 10 minutos. Lave o rosto com água fria e finalize com um hidrante facial.

Acesse o blog da Salon para aprender tudo sobre cuidados com a pele!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo