loader image

Melhores dicas de como acalmar a pele irritada

  •  Icone Calendario11 de julho de 2022
  •  Icone Relogio 16:26
  •  
 pele-sensivel-irritada

Se você sofre com irritação na pele, acesse e confira as melhores dicas para acalmá-la e quais os cuidados necessários com esse tipo de pele!

Manter uma rotina de cuidados adequada para os tipos específicos de pele é um dos primeiros aprendizados quando o assunto é skincare. Mas, com o tempo, também é muito importante entender alguns problemas cutâneos momentâneos, recorrentes e mudanças que a nossa pele pode sofrer ao longo da vida.

A pele irritada, por exemplo, é uma situação que costuma gerar muitos incômodos pelos sintomas que causa na derme, como manchas vermelhas e coceira. Essa condição pode ter origens diversas e afeta a aparência da pele e qualidade de vida de quem convive com ela.

Se você sofre com um quadro de pele irritada, ou quer ajudar alguém que não sabe mais o que fazer para amenizar os sintomas da irritação na pele, continue lendo!

Principais características da pele irritada

A pele irritada se trata de uma derme que sofre com uma reação inflamatória quando exposta a alguns fatores, como medicamentos, produtos de skincare e até fatores externos, como calor e poluição. Essa propensão à irritação na pele é uma condição pontual e muito comum em quem tem a pele sensível, mas também podendo atingir outros tipos de pele quando sujeitas a determinados agentes. 

Entre as principais características da pele irritada estão:

  • Vermelhidão
  • Ressecamento
  • Descamação
  • Coceira
  • Ardência
  • Inchaço
  • Lesões parecidas com espinhas

Pele irritada x Pele sensível

Mesmo que sejam condições semelhantes e que podem coexistir, pele sensível e pele irritada não são a mesma coisa. A pele irritada é uma condição pontual, ou seja, uma situação momentânea da derme em resposta a algum fator que ocasiona vermelhidão, ardência e descamação, por exemplo; já a pele sensível é uma condição crônica, um atributo individual da pele de determinada pessoa, que se caracteriza pela baixa tolerância a alguns fatores, como cosméticos, medicamentos ou calor.

mulher-hidratando-a-pele

O que causa irritação na pele?

A irritação na pele pode acontecer por diversos motivos, desde uma resposta da derme a fatores comuns de uma estação do ano, até uma reação ao uso de algum produto. Por exemplo, o ar mais seco do inverno pode deixar a pele irritada, assim como a alta exposição solar no verão. Também é bem comum o cenário de pele irritada após depilação com cera, uma vez que o uso de cera quente ou fria para remover os pelos sensibiliza a pele, deixando a derme mais propensa a irritações.

Outra situação que costuma acontecer com frequência são os casos de irritação na pele do rosto após o uso incorreto de algum produto dermocosmético, como os ácidos, ou até mesmo a repetição excessiva de algum passo da skincare, como lavar e esfoliar demais o rosto. Em ambos os casos, é muito importante seguir as recomendações de uso de produtos, além de seguir as orientações do seu dermatologista.

Mas esses não são os únicos motivos que podem deixar a pele irritada. Conheça mais alguns fatores que podem causar irritação no seu rosto:

  • ressecamento da pele
  • doenças de pele, como dermatites e rosácea
  • contato com produtos de limpeza
  • alterações bruscas de temperatura
  • alimentação inadequada
  • tendência genética
  • estresse

Dicas de como acalmar a pele do rosto irritada

Se uma irritação na pele te surpreendeu, ter calma e seguir bons hábitos vai contribuir para a restauração da derme. Veja como acalmar a pele do rosto irritada:

1. Suspenda o uso de produtos de skincare mais agressivos

Assim que notar que uma irritação na pele está começando, é muito importante suspender o uso de produtos de skincare mais agressivos, principalmente aqueles que tenham ácidos na composição. 

2. Limpe o rosto de maneira suave

Com a pele irritada, a limpeza precisa ser mais suave para não agredir ainda mais a derme. Por isso, opte por sabonetes e loções de limpeza mais hidratantes e com ativos que contribuam para a restauração da barreira cutânea. 

3. Evite a esfoliação

Se você notar algum tipo de irritação na pele, é melhor deixar de lado por um tempo a esfoliação até que a derme esteja recuperada. Esfoliar o rosto pode sensibilizar ainda mais a pele que já está irritada.

4. Não tome banhos quentes

Para evitar que a derme sensibilizada tenha contato com a água muito quente, o que pode prejudicar ainda mais o quadro de irritação que impacta a barreira cutânea, o banho deve ser morno. 

5. Foque na hidratação

Para recuperar a barreira de proteção da pele e amenizar os principais sintomas da pele irritada, como a vermelhidão e o ressecamento, invista em uma hidratação com ativos potentes, como o ácido hialurônico.  

6. Proteja diariamente a pele

A proteção solar é indispensável para qualquer tipo e estado de derme, ainda mais quando a pele está com alguma irritação. Aplique o filtro solar todos os dias para proteger a pele de mais danos e evitar o surgimento de manchas.

7. Mantenha bons hábitos

Ter uma alimentação balanceada, ingerir a quantidade adequada de água e praticar atividades que diminuam os níveis de estresse são hábitos que melhoram o funcionamento do corpo como um todo, refletindo, inclusive, na saúde da pele.

8. Procure um dermatologista

Se a sua pele costuma ficar irritada com frequência, buscar ajuda profissional é muito importante. Somente o seu dermatologista vai poder investigar a fundo a causa, os fatores que desencadeiam os casos de irritação e indicar o melhor tratamento.

irritacao-na-pele-sensivel

O que é bom para irritação na pele? Principais ingredientes:

Você sabia que alguns ingredientes podem ajudar no combate à irritação, contribuindo para a restauração da pele? Saiba quais você precisa incluir na sua skincare agora:

Água termal: a água termal é composta por diversos minerais que ajudam a aliviar a irritação na pele e a vermelhidão local, além de ser um produto muito prático e versátil.

Ceramidas: as ceramidas são lipídios naturalmente presentes na pele e, quando perdidos por causa de uma irritação, precisam ser devolvidos para restaurar a barreira de proteção da pele.

Manteiga de karité: a manteiga de karité ​​tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes, é um poderoso emoliente que alivia a sensação de ressecamento, além de ser um regenerador celular.

Niacinamida: a niacinamida é um ativo com propriedades antioxidantes e hidratantes que contribui para restabelecer a barreira epidérmica, já que ajuda na síntese das ceramidas.

Vitamina E: a vitamina E ajuda no aspecto da pele irritada, diminuindo os efeitos da irritabilidade e combatendo a aspereza da região afetada.

Pantenol: o pantenol é um poderoso hidratante que melhora o aspecto da pele irritada, combate a aspereza e irritação, além de diminuir a coceira e a descamação.

Como tirar a vermelhidão da pele irritada?

Uma das características da pele irritada é a vermelhidão, uma lesão dermatológica muito comum que acontece quando os vasos sanguíneos ficam dilatados e mais visíveis. Esse rubor na pele, principalmente no rosto, pode causar desconforto e constrangimento, mas a boa notícia é que é possível minimizar esse efeito!

Para acalmar a pele irritada com vermelhidão você deve:

  • Limpar a pele suavemente
  • Usar protetor solar diariamente
  • Borrifar água termal
  • Evitar temperaturas extremas
  • Evitar alimentos apimentados e estimulantes
  • Usar hidratantes prebióticos
mulher-fazendo-mascara-facial

Produtos essenciais na rotina de cuidados com a pele irritada

E por falar em hidratante prebiótico (que hidrata profundamente, reduzindo a sensibilidade do rosto), existem outros produtos que são grandes aliados na rotina de cuidados com a pele irritada. Conheça alguns deles e conclua hoje mesmo na sua skincare!

Ideal para retirar a maquiagem, sem agredir, a água micelar remove a make e impurezas, eliminando resíduos acumulados, sem causar mais irritação.

  • Água termal

Muito prática de ser usada, a água termal possui substâncias calmantes que ajudam a controlar a irritação e a minimizar os efeitos da sensibilidade.

Quando a pele está irritada ela precisa ser limpa suavemente e de forma mais hidratante. Para isso, lavar o rosto com um sabonete hidratante é a melhor escolha.

  • Gel de limpeza suave

Peles oleosas também podem sofrer com a irritação, ainda mais se a lavagem é feita com produtos muito adstringentes. Use um gel de limpeza que ajude a limpar e controlar a oleosidade, mas sem agredir a pele.

A pele irritada merece produtos que tenham ativos calmantes que minimizem a sensibilidade e, também, a vermelhidão. Por isso, aposte em um bálsamo calmante.

Que tal potencializar a skincare com uma máscara facial? Invista naquelas que tenham ação calmante e refrescante, principalmente se tiver entre os ativos a água termal.

  • Protetor solar

O protetor solar nunca pode faltar, ainda mais no caso da pele irritada. Neste caso, a dica é optar por um filtro solar com FPS alto, acima de 50, e com fórmula para pele sensível.

Compreender o que é e o que causa a pele irritada é essencial para saber o melhor caminho a ser seguido quando esse problema cutâneo te impactar. Além disso, deixamos aqui dicas valiosas para cuidar da derme no dia a dia e prevenir quadros de irritação e, caso surja, como tratá-la. Mas, seja qual for o problema na sua pele, não se esqueça: procure sempre um dermatologista! 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
16 horas ago
View on Instagram |
1/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
20 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo