loader image

Pele sensível: saiba o que é e como cuidar deste tipo de pele

  •  Icone Calendario29 de dezembro de 2021
  •  Icone Relogio 09:21
  •  
  • Thauany Lima
 Pele sensível

Conheça todas as características da pele sensível e saiba quais os cuidados necessários, rotina de skincare, principais ativos e produtos. Acesse!

Manchas vermelhas no rosto, coceira, sensação de repuxamento, descamação e muito mais! Essas são algumas características da pele sensível.

A pele sensível é uma condição que pode atingir todos os tipos de pele, trazendo sensação de incômodo e desconforto. Isso pode acontecer por dezenas de motivos, sejam eles externos ou internos.

Para explicar melhor essa condição, separamos dicas valiosas de como identificar e cuidar desse tipo de pele. Confira!

O que é pele sensível?

A pele sensível é definida pelas sensações de desconforto, como coceiras, vermelhidão, formigamento, impressão de queimação, repuxamento, ressecamento, descamação e até pequenas feridas. Qualquer tipo de pele, seja ela oleosa, seca, normal ou mista, pode sofrer com a pele sensível. 

Os sintomas desse tipo de pele podem ser causados por fatores internos e externos. Vamos explicar mais para frente.

Como saber se minha pele é sensível?

Identificar pele sensível

Se a pele apresenta as características abaixo, ela pode ser ou estar sensível: 

  • Manchas vermelhas na pele;
  • Coceira na região irritada;
  • Sensação de queimação;
  • Repuxamento;
  • Irritação;
  • Formação de feridas.

Quais as causas da pele sensível?

A pele sensível conta com uma hipersensibilidade das terminações nervosas da derme, que anuncia que algo de errado está acontecendo na região. Os sintomas podem variar de acordo com fatores internos ou externos. Entenda as diferenças entre eles. 

Causas internas

As causas internas podem variar entre: comidas apimentadas; ingestão de álcool; estresse; mudanças hormonais e intolerância ao glúten.

O segredo para as comidas e álcool é a moderação, ou seja, consuma em poucas quantidades para não prejudicar a saúde da pele e do corpo.

Causas externas

As causas externas da pele sensível geralmente são: mudanças de temperatura; poluição; exposição prolongada ao sol; aditivos cosméticos (corantes, fragrâncias, álcool, entre outras substâncias que irritam a pele); sabão em pó e amaciantes de roupa e sensibilidade pós-cirurgia.

Cuidados com pele sensível  

Cuidar da pele sensível

Algumas escolhas podem ajudar a manter a pele menos sensível ou tratá-la desse quadro tão incômodo. Confira!

Hidratantes

Para esse tipo de pele é indicado usar hidratantes à base de água. É fundamental utilizá-lo logo pela manhã para proteger a pele contra os agentes externos com os quais terá contato ao longo do dia.

Protetor solar para peles sensíveis

As peles sensíveis não podem ser expostas ao sol durante muito tempo, mesmo utilizando protetor solar. Isso pode acarretar em queimaduras graves e alergias solares.

Opte sempre por fotoprotetores com fórmulas desenvolvidas para peles sensíveis e com ação antipoluição, pois não possuem agentes irritantes (fragrâncias, corantes etc).

Use produtos que não agridem a pele

Para manter a pele saudável e sem irritações, opte por produtos que não agridem a pele sensível. Sejam sabonetes faciais, tônicos, hidratantes e fotoprotetores, escolha fórmulas calmantes que reforcem a barreira de defesa natural da pele, estimulam a renovação celular e equilibram a umidade.

Rotina de Skincare para pele sensível

Passo 1: Limpeza

Higienize o rosto com um sabonete facial indicado para peles sensíveis.

Passo 2: Água termal

A água termal é perfeita para esse tipo de pele! Ela ajuda a acalmar, suavizar e a diminuir a sensação de queimação ou ardência. Use duas vezes ao dia, borrifando o produto a uma distância de 20cm da pele.

Passo 3: Hidratação

Hidrate a face pelo menos duas vezes ao dia, sempre após a limpeza para proteger a pele dos agentes externos.

Passo 4: Proteção solar

Aplique o protetor solar para peles sensíveis todos os dias, inclusive em dias nublados.

Passo 5: Cuidado com os lábios

Se os lábios estiverem secos ou com rachaduras, aplique um protetor labial para finalizar sua rotina. O produto vai promover lábios macios e saudáveis, mesmo no inverno.

Melhores princípios ativos para pele sensível

Ativos para pele sensível

Aloe Vera

A aloe vera, também conhecida por babosa, possui ação antisséptica, umectante, anti-inflamatória, refrescante e calmante. Ajuda na cicatrização da pele, favorecendo a regeneração dos tecidos.

Bakuchiol

Considerado uma alternativa ao retinol para peles sensíveis, a substância ajuda na hidratação e possui ação antioxidante. Também induz a produção de colágeno, garantindo firmeza e sustentação.

Resveratrol 

Ativo extraído da uva, é um poderoso antioxidante que combate a ação dos radicais livres e a inflamação que causa o envelhecimento precoce. Possui ação calmante e é uma ótima opção para peles sensíveis.

Produtos para pele sensível

Produtos para pele sensível

Conheça os principais produtos cosméticos para peles sensíveis e saiba como eles ajudam a melhorar o aspecto irritado da pele. 

Água micelar para pele sensível

Aposte em uma boa água micelar para usar diariamente. O produto tem ação refrescante que favorece as peles sensíveis e alivia a coceira e diminui a vermelhidão instantaneamente.

Sabonete para pele sensível 

Utilize sabonetes faciais hipoalergênicos, que limpam e previnem coceiras e irritações.

Esfoliante para pele sensível

Peles sensíveis devem evitar esfoliantes com esferas e optar por uma loção ou sabonete para higienizar a pele.

Tônico para pele sensível

Use tônicos desenvolvidos para suavizar a pele e reequilibrar o seu pH natural. Eles possuem ação refrescante e hidratante, que confortam e aliviam a sensibilidade da pele.

Hidratante para pele sensível 

Para esse tipo de pele é indicado hidratantes à base de água. É fundamental utilizar logo pela manhã para proteger a pele contra os agentes externos.

Sérum para pele sensível

Os séruns para peles sensíveis possuem propriedades anti-inflamatórias e anti-irritantes. Além disso, reduz a vermelhidão facial, acalma a pele e hidrata, evitando coceiras e sensação de repuxamento.

Protetor solar para pele sensível      

Para peles sensíveis são indicados fotoprotetores com FPS 30 ou superior. Eles possuem ampla proteção contra os efeitos nocivos do sol.

Anotou todas as dicas e orientações de produtos para pele sensível? Não deixe de consultar seu dermatologista antes de iniciar uma rotina skincare para seu tipo de pele, afinal, se utilizar produtos inapropriados pode sensibilizar ainda mais a região ou até ferir a pele.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo