loader image

Melanina: o que é, para que serve e qual o papel dela em nossa pele

  •  Icone Calendario18 de maio de 2022
  •  Icone Relogio 23:57
  •  
 tipos de pele com melanina

Quer saber sobre os tipos de melanina e seu funcionamento em nossa pele? Preparamos um conteúdo exclusivo respondendo as principais dúvidas. Acesse!

Suplementos, uniformizadores, estimuladores… esses são conceitos muito comuns na indústria cosmética quando o assunto é a melanina. Substância presente naturalmente no corpo de todo mundo, embora em doses diferentes, a melanina é a grande responsável por determinar algumas características marcantes de cada pessoa.

Não sabe como a melanina impacta as suas características corporais, para que ele serve e como ela é importante para a nossa pele? Então vem saber tudo sobre melanina agora!

O que é melanina e quais os tipos?

A melanina é uma proteína naturalmente produzida pelo corpo humano, através dos melanócitos – e é justamente essa proteína a responsável por dar cor à pele, aos olhos e aos pelos, como o cabelo. Com tanta importância para o nosso corpo, é claro que a melanina é dividida em alguns tipos.

Basicamente, há três tipos de melanina: eumelanina, feomelanina e neuromelanina. A eumelanina diz respeito à proteína que apresenta coloração que vai do preto ao marrom, já que tem alto peso molecular e capacidade de dispersar a luz UV (é ela a responsável por produzir a cor escura de cabelos, olhos e pele), enquanto que a feomelanina tem coloração que varia do vermelho ao amarelo (responsável por colorir partes rosadas do corpo, como os lábios e os mamilos). Já a neuromelanina é o pigmento escuro presente no cérebro. 

Mas, ainda, é possível classificar a melanina em construtiva e facultativa. A melanina construtiva é aquela determinada pelos genes e não está ligada com a exposição solar, enquanto que a melanina facultativa é sintetizada após a exposição aos raios ultravioletas. Essas duas classificações podem ser resumidas a: melanina construtiva é herdada, enquanto que a melanina facultativa é reversível.

o que e melanina

Qual a função da melanina?

Não pense que a melanina tem apenas a “função estética” de dar cor à pele, olhos e ao cabelo. A melanina tem a responsabilidade de proteger o corpo da radiação solar, ou seja, protege o DNA das células do organismo contra os malefícios da exposição ao sol.

O escurecimento da pele que observamos após a exposição solar nada mais é que a defesa do corpo para proteger o nosso DNA. Esse processo acontece quando há uma alta exposição aos raios UV e o organismo aumenta a produção de melanina para defender o corpo da radiação solar que pode causar lesões.

Entretanto, mesmo que o organismo tenha uma defesa natural contra os raios ultravioletas, a alta exposição solar sem proteção física ou química ainda é muito prejudicial para a saúde, causando queimaduras, envelhecimento precoce e, ao longo prazo, câncer de pele.

O que é falta de melanina no corpo?

A falta de melanina no corpo resulta em áreas da pele em que ocorre uma despigmentação, ou seja, manchas sem “cor”. Essa é uma característica do vitiligo, doença não contagiosa que deixa manchas claras pelo corpo por causa da diminuição ou ausência de melanócitos – os responsáveis pela formação da melanina. 

Outra condição caracterizada pela falta de melanina no corpo é o albinismo, distúrbio genético causado pela ausência total ou parcial da enzima responsável pela síntese da melanina.

vitiligo falta de melanina

O que é concentração de melanina?

A concentração de melanina está ligada ao quanto mais escura vai ser a pele, pelos cabelos e olhos de uma pessoa. Assim, a pele negra e o cabelo preto têm maior concentração de melanina, enquanto que a pele branca e o cabelo loiro têm menor concentração.

Mas essas são características naturais da concentração de melanina. As manchas, por exemplo, são um caso de concentração de melanina que ocorre por causa de fatores externos ou distúrbios.

O que causa concentração de melanina?

A concentração de melanina – que também pode ser identificada como hiperpigmentação – pode ser desencadeada por alguns fatores, como a exposição solar, lesões na pele ou algum tipo de inflamação cutânea. Mas não podem ser descartados fatores internos, como o envelhecimento e as influências hormonais. 

Excesso de melanina pode gerar manchas de melasma?

Como você já viu, o excesso de melanina (seja pela exposição solar ou por alterações hormonais) pode gerar manchas na pele na negra e branca em diversas partes do corpo, inclusive no rosto – e das que podem surgir, o melasma é uma das mais conhecidas.

Essas manchas amarronzadas ocorrem pelo aumento da atividade dos melanócitos que acabam depositando mais pigmento na derme, ocasionando a mancha. Para evitar que o excesso de melanina traga malefícios para sua pele, a proteção solar é fundamental! Além da aplicação diária do protetor solar, evite a exposição ao sol por longos períodos e, sempre que possível, também utilize barreiras físicas, como chapéus e roupas com proteção UV.

cuidados com a melanina da pele

Melanina e disfunções hormonais

Embora pareçam assuntos distintos, melanina e hormônios podem estar interligados, resultando em impactos na pele. Os hormônios são substâncias responsáveis por algumas funções no organismo e exercem muita influência no corpo, inclusive na pele.

Por exemplo, a síndrome do ovário policístico, distúrbio hormonal que causa cistos no ovário, promove alguns problemas na pele, como o aparecimento de manchas em partes do corpo, como axilas e pescoço.  

Outra disfunção hormonal que pode gerar uma maior concentração de melanina, ou seja, a hiperpigmentação em áreas do corpo, é a que ocorre em decorrência da diabetes. Pela resistência à insulina, a diabetes pode desencadear manchas escurecidas nas dobras do pescoço, no antebraço, axilas e cotovelos.

Além das disfunções hormonais, ainda existem algumas condições ligadas à melanina, seja pelo excesso ou falta dessa proteína no corpo. Conheça algumas delas:

. Albinismo

Transtorno raro onde o corpo produz pouquíssima melanina, fazendo com que as pessoas albinas tenham cabelos brancos, olhos claros e pele muito clara e pálida.

. Vitiligo

Condição em que uma pessoa perde melanócitos e, por isso, algumas áreas do corpo ficam sem coloração, apresentando manchas brancas na pele.

. Doença de Parkinson

A doença de Parkinson ocorre pela diminuição da quantidade da neuromelanina, tipo de melanina que está presente no cérebro. 

. Perda de coloração por dano

Após alguma lesão, como queimaduras, cicatrizes e infecções, a pele pode não conseguir pigmentar a área afetada, deixando-a com tonalidade diferente.

Como ativar a melanina para bronzear?

Quem procura um bronzeado bonito e saudável nas estações mais quentes do ano, costuma buscar soluções de como ativar a melanina para bronzear. Se você está nesse grupo, saiba que a alimentação é uma grande aliada e pode te ajudar com o bronzeado perfeito!

Coloque na sua lista de compras esses alimentos que podem melhorar a produção de melanina no corpo e deixar sua pele ainda mais saudável:

Alimentos ricos em betacaroteno

  • Abóbora
  • Agrião
  • Batata-doce
  • Beterraba
  • Brócolis
  • Cenoura

Alimentos ricos em licopeno

  • Melancia
  • Pimentão vermelho
  • Repolho-roxo
  • Salsinha
  • Tomate e seus derivados

Alimentos ricos em vitamina C

  • Abacaxi
  • Acerola
  • Caju
  • Laranja
  • Limão

Alimentos ricos em vitamina A

  • Batata-doce
  • Caqui
  • Leite de vaca
  • Ovos
  • Queijo minas

E nunca se esqueça da regra principal para um bronzeado com saúde e em qualquer cuidado com a pele: o uso do protetor solar diariamente! A exposição à radiação ultravioleta de forma exagerada e sem proteção causa envelhecimento precoce, a possibilidade de hiperpigmentação de áreas do rosto e do corpo, gerando manchas, além de desenvolvimento de problemas mais sérios, como o câncer de pele.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo