loader image

Guia do corretivo facial: como usar corretamente?

  •  Icone Calendario26 de abril de 2023
  •  Icone Relogio 11:39
  •  
 mulher sorrindo enquanto passa corretivo facial

Corretivo facial é um produto de maquiagem usado para cobrir manchas, olheiras e outros sinais naturais da pele - Mas você sabe como usá-lo? Aprenda aqui!

Se você já quis disfarçar olheiras, manchas ou apenas iluminar regiões escuras do rosto, então você já sabe que o melhor produto para fazer isso é o corretivo facial. O corretivo serve para cobrir qualquer detalhe da pele que você queira, e também uniformiza o tom para receber a base. É um item essencial em qualquer tipo de maquiagem, e faz toda a diferença no seu visual do dia a dia. 

Mas, apesar de ser um item bem comum da rotina de maquiagem, muita gente ainda pode se sentir perdida quando se trata do corretivo facial. A falta de prática, o desconhecimento sobre técnicas corretas ou como escolher entre as várias opções do mercado são apenas algumas das dúvidas que podem surgir em relação ao produto. 

Aqui, reunimos tudo o que você precisa saber para entender melhor sobre para que serve o corretivo, saber qual é o tipo mais indicado para o seu tipo de pele, e como aplicá-lo no dia a dia. Vem ver!

O que é, e para que serve o corretivo facial?

O corretivo facial é um produto de maquiagem usado para cobrir manchas, olheiras, cicatrizes e outros sinais naturais da pele. Ele possui textura mais grossa e opaca do que a base, e costuma apresentar uma variedade de texturas, como líquida, cremosa ou em bastão. Aplica-se o corretivo, geralmente, depois do hidratante ou protetor solar, e antes da base, ou também pode ser usado sozinho, para uma maquiagem mais natural. 

O objetivo principal do corretivo é uniformizar o tom de pele ao camuflar sinais de cores desiguais ou diferenças na textura. Isso inclui olheiras, vermelhidão, acne, cicatrizes e manchas de tons diferentes. Ele também pode ser utilizado como iluminador e contorno, para definir melhor as feições do rosto. É um produto bem versátil e pode ser usado tanto nas produções mais discretas, quanto nas makes impactantes. 

Tipos de corretivo facial: qual escolher?

Para entender qual é a melhor versão para você, antes, é preciso conhecer quais são os tipos de corretivo facial disponíveis no mercado. Veja abaixo:

Corretivo líquido

É o tipo de corretivo mais popular e utilizado por aí. Ele é perfeito para cobrir olheiras e vermelhidão. Tem uma textura leve, e “desaparece” na pele com facilidade. 

Corretivo cremoso

Possui textura mais consistente do que o líquido, e proporciona uma cobertura maior. É ideal para cobrir manchas mais escuras e cicatrizes, e também sinais mais evidentes de acne. O corretivo em creme também é uma boa escolha para peles secas, já que proporciona mais hidratação. 

Corretivo em bastão

A textura é parecida com o cremoso, porém, um pouco mais sólido e em aplicador em formato de bastão. É o corretivo perfeito para peles oleosas, já que proporciona um acabamento “matte”.

Corretivo colorido

São corretivos de diferentes tons, com o objetivo de neutralizar colorações específicas da pele. Por exemplo: o corretivo verde serve para neutralizar manchas e sinais avermelhados, enquanto o laranja ou coral são perfeitos para esconder manchas escuras. Ele é aplicado antes do corretivo normal e da base, para uniformizar o tom de pele. 

Como escolher o tipo de corretivo?

Na hora de escolher, é importante considerar o seu tipo de pele, quais sinais você deseja neutralizar com o corretivo, e qual é a sua preferência de cobertura. Os corretivos líquidos e cremosos são bons para peles secas e normais, enquanto as consistências mais grossas favorecem as peles secas. Manchas escuras e com vermelhidão podem se beneficiar do corretivo colorido, enquanto as consistências mais pesadas também são as mais apropriadas para camuflar cicatrizes. 

Em geral, uma dica que pode facilitar bastante a decisão é: escolha sempre um corretivo da mesma cor do seu tom de pele, ou de um tom mais claro, caso você tenha olheiras muito escuras. 

Como usar o corretivo facial?

A forma mais apropriada para aplicar o corretivo facial será única para cada pessoa, afinal, depende do seu gosto pessoal, e do seu nível de familiaridade com as técnicas de maquiagem. Mas, em geral, você pode seguir essas dicas:

Escolha o tom e o tipo de corretivo mais indicado para você

Além de escolher o tipo de corretivo ideal, você precisa também garantir que o tom seja o correto. Lembre-se: o produto precisa sempre ser do mesmo tom da sua pele, ou um pouquinho mais claro, caso você deseje esconder manchas escuras. 

Prepare a pele

Antes de aplicar o corretivo, você precisa preparar a pele para receber a maquiagem. Siga a sua rotina de skincare habitual, sem esquecer do hidratante facial (ou protetor solar, se estiver se maquiando de dia). Se quiser, pode aplicar um primer, que é um produto que ajuda a uniformizar a textura da pele e evita que o corretivo fique formando vincos. 

Aplique o corretivo

Agora, chegou a hora da aplicação! Aqui, vale pesquisar tutoriais de diferentes técnicas para aprender métodos mais elaborados. Mas, de forma prática, é assim: aplique uma quantidade pequena de corretivo nas áreas em que gostaria de cobrir, e espalhe com um pincel ou com a ponta dos dedos com movimentos suaves, até que o produto se “misture” ao seu tom de pele e os sinais desapareçam. 

Atenção: falando de corretivo, siga a regra do “menos é mais”. Uma quantidade excessiva de corretivo em uma região só pode deixar a maquiagem muito carregada e, eventualmente, criar “vincos” conforme os músculos faciais vão se mexendo ao longo do dia. E fica a dica: para manter tudo no lugar, utilize pó, ou uma bruma finalizadora para “fixar” a maquiagem. 

Depois, é só seguir com a sua rotina de maquiagem!



Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo