Descubra os benefícios da água de arroz no cabelo e saiba como usar

  •  Icone Calendario24 de abril de 2024
  •  Icone Relogio 14:11
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Descubra os benefícios da água de arroz no cabelo e saiba como usar

Toda hora aparece uma novidade quando o assunto é tratamento capilar, né? Especialmente se estamos falando de hidratações caseiras: têm chocolate, óleo de coco, mel, banana e por aí vai! Hoje trouxemos a hidratação com água de arroz no cabelo que promete nutrir os fios e ainda combater a queda. Quer saber mais? Fique por aqui!

Por que água de arroz no cabelo?

Por que usar água de arroz no cabelo?

A água de arroz é usada há séculos na Ásia, principalmente em países como a China e o Japão, como ingrediente para deixar os fios mais hidratados e, também, para estimular o crescimento das madeixas. Por lá, é muito comum, inclusive, usar o líquido para o tratamento da pele. 

Por ser rica em aminoácidos, vitamina E e antioxidantes como ácido ferúlico e orizanol, além dos benefícios citados, a água de arroz no cabelo ainda fortalece os fios, diminui a incidência do frizz e, claro, é eficaz contra a queda de cabelo.

Leia também: Frizz no cabelo: como resolver esse problema?

Para que serve a água de arroz no cabelo?

A água de arroz no cabelo oferece uma série de benefícios e pode ser usada por pessoas com qualquer tipo de curvatura. Isso torna esse tratamento mais acessível e democrático, pois apresenta excelentes resultados e pode ser colocado em prática a qualquer momento. Legal, né?

Benefícios da água de arroz no cabelo

O primeiro benefício da água de arroz no cabelo é a reposição de nutrientes e vitaminas que são naturalmente perdidos no dia-a-dia – ideal para pessoas que fizeram tratamentos como descoloração e alisamento. 

Por fortalecer os fios, a água de arroz tem grande eficácia contra a queda e ainda estimula o crescimento do cabelo. Outro benefício ao ter fios fortalecidos e nutridos é que eles quebram menos e ficam sem frizz e fáceis de desembaraçar. 

Esteticamente, a água de arroz deixa os cabelos macios e com brilho natural desde a primeira aplicação. Tudo isso, porque ela é rica em inositol, um composto orgânico do grupo de vitaminas do complexo B que nutre até mesmo o couro cabeludo e evita o envelhecimento dos fios. 

Para quem tem cabelos tingidos, a água de arroz ajuda a evitar o desbotamento, além disso, ela auxilia a recuperar os danos causados à fibra capilar por procedimentos químicos. Por hidratar as madeixas, o ingrediente também é ótimo para quem está na fase de transição capilar

Como usar água de arroz no cabelo?

Como usar água de arroz no cabelo?

Na prática, a água de arroz é bem versátil e pode ser aplicada diretamente nos fios com a ajuda de um borrifador ou despejada nos cabelos após o shampoo e o condicionador. 

Ela ainda pode ser misturada à máscara ou creme de pentear para potencializar seus efeitos e turbinar a hidratação, ou ainda pode ser misturada a outros ingredientes que comprovadamente colaboram para a saúde dos fios, como amido de milho e óleos orgânicos. 

Aprenda três maneiras de fazer hidratação com água de arroz no cabelo

Aprenda as maneiras de fazer hidratação com água de arroz

Vamos aprender um passo a passo de como fazer a hidratação caseira com água de arroz no cabelo? Confira abaixo e escolha a sua preferida!

Hidratação com água de arroz fermentada

Passo 1: lave bem uma xícara de chá de arroz cru em água corrente.

Passo 2: coloque o arroz lavado em um recipiente com tampa e adicione dois copos de água em temperatura ambiente.

Passo 3: feche a tampa do recipiente e aguarde por volta de 24 horas para que a água do arroz possa fermentar.

Passo 4: coe essa água e descarte o arroz da forma que achar melhor.

Passo 5: caso o cheiro da fermentação te incomode você pode adicionar algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda. Reserve.

Passo 6: lave o cabelo com o seu shampoo de preferência e, depois de enxaguar com água comum, jogue a água de arroz sobre o couro cabeludo.

Passo 7: massageie a região em movimentos circulares suaves com as pontas dos dedos, porém, sem usar as unhas.

Passo 8: aguarde 20 minutos para que a água de arroz faça efeito no cabelo e enxágue com água morna.

Passo 9: aplique a sua máscara de hidratação de preferência, aguarde o tempo indicado na embalagem e enxágue novamente.

Passo 10: na sequência, finalize com condicionador e faça um último enxágue.

Hidratação com água de arroz cozido

Passo 1: em um recipiente de vidro adicione uma xícara de chá de arroz cru e cubra-o com o dobro do volume de água filtrada previamente fervida.

Passo 2: misture com uma colher e aguarde por volta de 8 horas.

Passo 3: depois desse tempo, coloque o arroz com a água em uma panela e ferva por 15 minutos.

Passo 4: coe a água e reserve para que ela possa esfriar, já o arroz você pode usar para o que quiser depois.

Passo 5: transfira a água já fria para um borrifador e leve para o banheiro.

Passo 6: lave as madeixas com o seu shampoo de costume e enxágue.

Passo 7: depois é só borrifar a água de arroz em todo o cabelo e massagear o couro cabeludo por alguns minutos, como ensinamos antes.

Passo 8: por fim enxágue com água fria.

Hidratação com água de arroz e amido de milho

Passo 1: coloque quatro colheres de sopa de arroz cru em um recipiente, cubra com água e aguarde 30 minutos.

Passo 2: coe a água e coloque-a em uma panela com algumas colheres de amido de milho. O arroz você pode usar para outra coisa.

Passo 3: ligue o fogo e mexa até formar um mingau.

Passo 4: quando estiver pronto, coloque em outro recipiente e deixe esfriar.

Passo 5: depois disso, adicione duas colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida e mexa bem.

Passo 6: aplique no comprimento e pontas do cabelo, mecha a mecha, depois de lavá-lo com shampoo.

Passo 7: aguarde 30 minutos, enxágue e finalize com condicionador e água.

Quanto tempo posso guardar a água de arroz?

Depois de reservar a água que o arroz ficou de molho, ela pode ser guardada por até 4 dias na geladeira, porém, é importante usar um pote com tampa de boa vedação, para que o líquido não fique descoberto.

Outro ponto importante é o recipiente escolhido. Evite potes porosos e que podem acumular resíduos. Sabe aquele potinho cheio de marcas dos molhos anteriores que ele já guardou? Ele não é uma boa opção para armazenar a água, já que pode ficar com um cheiro esquisito. Prefira recipientes novos ou use apenas os de vidro. 

Água de arroz no cabelo: mito ou verdade?

O que é mito ou verdade sobre agua de arroz no cabelo?

Com tantos tratamentos e receitas, é comum ficarmos na dúvida sobre qual realmente funciona. Por isso, se você não sabe se os benefícios da água de arroz no cabelo são mito ou verdade, já adiantamos que é VERDADE, ela funciona e funciona muito bem! 

Tire suas dúvidas sobre usar água de arroz no cabelo: 

Posso dormir com água de arroz no cabelo?

Existem muitos tratamentos que podem ser feitos durante a noite, especialmente aqueles voltados para hidratação e umectação, por isso faz sentido perguntar se pode-se dormir com água de arroz no cabelo, porém, neste caso, a resposta é não. 

Isso porque o ingrediente em si não causa nenhum mal aos fios se usado durante a noite, porém dormir com os cabelos molhados pode causar irritação no couro cabeludo e prejudicar os cabelos.

Pode passar água de arroz no cabelo todos os dias?

A água de arroz é boa para o cabelo e pode ser usada em todas as lavagens após o shampoo e condicionador, especialmente para pessoas que têm cabelos oleosos. Porém, não é recomendável lavar as madeixas diariamente, mas com intervalo de ao menos um dia. 

Por controlar bem a oleosidade do couro cabeludo, o ingrediente irá ajudar a manter o brilho saudável e não deixará os fios pesados e gordurosos. Porém, para quem já tem os cabelos secos, como é o caso das crespas e cacheadas, o mais indicado é aplicá-la apenas uma vez na semana. 

Água de arroz cresce o cabelo?

Sim, a água de arroz cresce o cabelo! Não por acaso, ela é tão queridinha de quem quer ver as madeixas mais longas e volumosas ou, ainda, por quem está passando pelo período de transição capilar e querem fazer o corte dos fios com química mais rapidamente para ficar 100% natural.

A água de arroz no cabelo faz crescer, pois atua normalizando o couro cabeludo e, ainda, nutrindo os fios e suas raízes. Além disso, como a fibra capilar fica mais nutrida, ela quebra menos e não se desprende com facilidade do couro cabeludo, diminuindo a queda. 

Já o inositol presente no grão evita o envelhecimento dos fios, que ao ter um ciclo de vida mais longo cai menos, dando tempo para que os pontos mais ralos da cabeleira sejam repostos com novos fios.

Água de arroz combate a queda de cabelo?

Sim, pois como a água de arroz hidrata o cabelo, ele fica mais flexível. Dessa forma, mesmo esticado, como quando prendemos e soltamos os cabelos ou ainda ao utilizar acessórios como toucas e bonés, a fibra capilar não rompe ou desprende do couro cabeludo. 

Vale lembrar que a queda de cabelo pode ser resultado de uma série de fatores isolados ou combinados, que precisam ser mapeados para que o tratamento mais eficiente seja encontrado. Porém, a água de arroz não tem contraindicações e é uma grande aliada para evitar a queda. 

Água de arroz alisa o cabelo?

Não, a água de arroz para o cabelo não provoca o alisamento dos fios, por isso as cacheadas e crespas podem ficar tranquilas já que suas belas curvaturas estarão a salvo (ufa!). Mas é preciso pontuar que é comum que depois de hidratar a madeixa, ela mude de textura. 

Depois de aplicar a água de arroz no cabelo cacheado, por exemplo, os fios hidratados podem ficar mais leves e esvoaçantes, o que pode minar um pouco a definição dos cachos, mas isso pode ser resolvido ao usar um creme de pentear e amassar os fios para recuperar as espirais. Agora você já sabe os benefícios da água de arroz no cabelo, bora cuidar dessas madeixas? Ah, e fique por dentro de mais dicas no nosso blog



Comentários

  1. eu não consigo faer o meu cabelo crescer por mais que tente ele partiu muito

    1. Salon Line disse:

      Fabi, temos uma linha poderosa para crescimento, vem conhecer a linha “S.O.S Bomba Original”, ela auxilia e estimula o crescimento saudável e fortalecido dos fios, combate as pontas duplas, hidrata e restaura a fibra danificada! Vem conferir. https://bit.ly/2tDYlp3

    1. Salon Line disse:

      Já anota tudo para colocar em prática e arrasar.

  2. a hidratação de água de arroz pode diminuir calvice?

    1. Salon Line disse:

      Telma, essa dica é para deixar os fios mais hidratados e também para estimular o crescimento. A água de arroz repara os fios danificados e fortalece, evitando assim que eles caiam em maior quantidade e deixando-os saudáveis e estimulando o crescimento! Beijos. ❤️

  3. Bruna Lazzarotto disse:

    Eu tenho que exaguar ou posso deixar o tonico no cabelo? nao entendi =/

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
  • Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
  • E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo