loader image

O que o tempo ocioso pode fazer pela sua produtividade no trabalho?

  •  Icone Calendario14 de abril de 2023
  •  Icone Relogio 15:59
  •  
 Pessoa escrevendo em sua agenda com notebook em frente

Que saber mais sobre produtividade no trabalho? Acesse, separamos um conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto

Quanto tempo é necessário para a execução de uma tarefa simples no seu trabalho? Você já refletiu se utiliza de maneira efetiva o tempo disponível na sua jornada? A produtividade é algo que importa muito às empresas e aos funcionários.

Ter um tempo ocioso pode prejudicar o seu trabalho e da sua equipe, e afetar de maneira negativa o ambiente de trabalho. Confira dicas de como melhorar a produtividade e entender o efeito do tempo ocioso do cotidiano.

Qual a importância da produtividade no trabalho?

Manter a produtividade no trabalho é importante por diversos fatores. Os principais deles são a otimização de custos, de tempo e a garantia da qualidade.

Um trabalho ou local de trabalho onde o potencial produtivo não é explorado em sua totalidade, tem perda de dinheiro, já que o esforço e os custos para realizar uma tarefa são mal utilizados.

E isso também vale para o tempo. O desperdício de tempo pode levar a diminuição da motivação dos funcionários, a perda do potencial deles, e também uma sobrecarga posterior. 

Como o tempo ocioso pode interferir na produtividade no trabalho?

Em primeiro lugar, o tempo ocioso é aquele em que não se está produzindo o necessário. Isto é diferente de tempo de lazer, de pausas ou até mesmo do ócio criativo, em que é necessário um tempo para reflexão e criação.

Há vários motivos para a existência de tempo ocioso no trabalho. Má gestão do funcionário ou gestor,  mau funcionamento de equipamentos e softwares ou até planejamento do tempo equivocado para realização de tarefas.

Com ele, há prejuízos para o trabalho individual e em equipe. Dispersão do foco, maior demora para entrega de tarefas e atrasos são algumas das consequências. 

Leia também: Inteligência emocional

Dicas de produtividade no trabalho 

  1. Entenda como funciona a sua produtividade: como é o rendimento do seu trabalho ao longo do dia? Você é uma pessoa mais produtiva em quais situações? Prefere trabalhar em equipe? Presencialmente ou em home office? É alguém matutino ou noturno? Entenda melhor como você funciona para organizar suas demandas de acordo com os horários e espaços em que é a mais produtivo.
  2. Organize as suas demandas: liste as tarefas do dia e da semana. Cheque prazos e defina prioridades. Fazer um planejamento contribui para entender o volume de tarefas e o tempo em que elas precisam ser organizadas.
  3. Faça uma boa gestão do seu tempo: cronometrar ou controlar o seu tempo traz um diagnóstico do quanto você precisa para realizar uma tarefa.  Existem diversas alternativas que permitem este controle, e é possível utilizar ferramentas de produtividade e de gestão. Com isso, trace metas e veja como você se sai.
  4. Foque em uma tarefa por vez: muitas vezes nos desorganizamos com um volume muito grande de tarefas que precisam ser concluídas. Focar na realização de uma tarefa por vez nos ajuda a sermos mais produtivos. Sem isso, as tarefas se misturam, prejudicam umas às outras e podem até não serem concluídas com eficiência.
  5. Evite distrações: estar focado é muito importante para aumentar sua produtividade. Evite vilões como o celular, reduzindo o acesso e as notificações. Se você precisa de silêncio para trabalhar melhor, evite ambientes barulhentos ou utilize músicas que contribuem para a concentração. 
  6. Cultive um bom ambiente de trabalho: construa um espaço de trabalho que ajude na sua produtividade. Sem distrações, organizado e limpo, que ajudem no foco e onde se tenha acesso a todas as ferramentas necessárias.
  7. Faça pausas e tenha momentos de lazer: ser produtivo no trabalho não pode ser confundido com trabalhar excessivamente. Momentos de pausa e de lazer são essenciais para manter a saúde em dia, ativar a criatividade e organizar bem as ideias.

Estas dicas podem ser aplicadas de maneira imediata na rotina de trabalho. E tem mais! Está ocioso? Foque em tarefas organizativas, como organização de arquivos físicos, no computador ou até mesmo do ambiente de trabalho. Reorganizar ideias e agir contribui para retomada da produtividade.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo