loader image

Dicas de como dar bons feedbacks

  •  Icone Calendario7 de fevereiro de 2023
  •  Icone Relogio 11:37
  •  
  • Dianna Puertas
 grupo de pessoas dando feedback

Confira as melhores dicas de dicas de como dar bons feedbacks e melhore o desempenho da sua equipe. Acesse já!

Entre as atividades que um líder precisa realizar, o feedback é uma das mais importantes. Isso porque é assim que os colaboradores de uma equipe podem saber sobre sua evolução e desenvolvimento no trabalho.

Dar feedbacks parece ser uma tarefa simples, mas não é bem assim. É preciso saber como comunicar os pontos positivos e as melhorias para que seu funcionário entenda bem, sem gerar mal entendidos e nem desmotivação com o que precisa ser melhorado. 

Sendo assim, saiba algumas dicas de como dar bons feedbacks e melhore o desempenho da sua equipe!  

O que é feedback?

avaliação de feedback

Feedback é um termo em inglês que significa dar retorno sobre algo. Ou seja, no ambiente profissional é usado para dar retorno sobre a performance de um colaborador nas atividades do trabalho. A cultura do feedback é muito usada no mundo corporativo e serve como um indicador para o funcionário que está sendo avaliado saber se está no caminho certo ou não. 

Essa avaliação é super importante para qualquer empresa. Quando um colaborador é reconhecido pelos seus esforços, mas também direcionado para melhorar pontos fracos, sua motivação com o trabalho aumenta, pois assim ele entende que seu desenvolvimento profissional está sendo acompanhado pelo gestor. De acordo com uma pesquisa feita pelo International Stress Management Association, 89% dos profissionais sofrem com estresse causado pela falta de reconhecimento no trabalho, indicando como o feedback é necessário.

Além disso, a avaliação instiga o colaborador a querer melhorar e entregar resultados melhores para a empresa. Dar bons feedbacks é uma das atitudes de um bom líder e é preciso sempre estar atento a essa atividade, para que sua equipe sempre esteja motivada e engajada. 

Dicas de como dar feedbacks corretamente

homem e mulher no local de trabalhando dando feedback

Para dar bons e certeiros feedbacks é preciso prática – com o tempo essa tarefa será mais natural e você entenderá como avaliar sua equipe de acordo com a sua gestão. Mas, para ajudar você a ser um bom líder, abaixo estão 10 dicas de como dar feedbacks corretamente.

  1. Organize seus pontos e o que precisa dizer

O primeiro passo para um bom feedback é saber exatamente o que é preciso dizer. Para isso, faça uma lista com todos os pontos que você tem que lembrar. Você pode separar as listas entre positivo e negativo, e fazer uma breve anotação do que dizer em cada tópico. Assim você consegue dar uma avaliação completa, sem deixar de lado pontos importantes. 

  1. Seja claro 

No feedback uma comunicação clara é essencial. Seu colaborador tem que entender tudo o que você precisa passar para ele, para que assim seja possível melhorar ou aprimorar tal ponto. Por isso, evite palavras difíceis, seja breve nas suas explicações e sempre pergunte por dúvidas. 

  1. Exalte os pontos positivo e reforce os negativos

O objetivo do feedback é comunicar os pontos em que seu funcionário mandou bem e os que ele pode melhorar. Na hora de falar, comece pelos pontos positivos e não poupe os elogios, exalte o seu colaborador para que ele perceba que é um bom funcionário e que você gosta do seu trabalho. Já para os negativos, faça críticas construtivas, sempre reforçando que tudo é para o crescimento profissional da pessoa. 

  1. Tenha escuta ativa 

Além de falar, saiba escutar. Pergunte se seu colaborador tem algo a dizer, deixe claro que você tem um canal aberto com ele, assim você pode ficar sabendo de um problema ou situação que fez com que tenha tido um mau desempenho em algo. 

  1. Dê exemplos de como algo pode ser melhorado

Um bom líder não aponta defeitos sem dizer como pode melhorá-los. Indique atitudes e comportamentos que seu colaborador precisa ter para melhorar um ponto negativo. 

  1. Tenha empatia

Tente entender a causa do mau desempenho do seu colaborador, pergunte se algo o incomoda ou se ele tem alguma dificuldade. Seja gentil e tenha empatia, uma comunicação não violenta é bem efetiva no feedback. 

  1. Mantenha uma postura firme, mas com leveza 

Há quem acredite que um líder precisa ter um comportamento distante, duro e irredutível, mas, na verdade, atitudes assim só fazem com que sua equipe tenha medo de você, e não respeito. Por isso, mantenha sua postura de líder, mas sempre com leveza. Na hora do feedback, tente quebrar um pouco o gelo, mostre que seu colaborador está em um ambiente seguro e que você é uma figura de apoio. 

  1. Mostre confiança na sua avaliação

Transmita confiança na sua avaliação para que seu colaborador entenda que você sabe o que está dizendo. Além disso, sua equipe pode se sentir mais segura em confiar na sua gestão. 

  1. Faça feedbacks frequentes

Engana-se quem acha que feedbacks têm que ser pontuais. Na verdade, avaliar sua equipe com frequência é ótimo para mantê-los sempre motivados e engajados. Você não precisa fazer uma avaliação completa todos os dias, mas você pode destacar um trabalho bem feito ou uma melhoria diariamente. 

  1.  Acompanhe de perto a evolução

Por fim, para que seu feedback seja completo, nada mais justo do que acompanhar se sua equipe está desenvolvendo mais os pontos positivos e melhorando os negativos. Assim, no próximo feedback que você for dar, você poderá enxergar melhor a evolução dos seus colaboradores. 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
2 dias ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
3 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
4 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo