Autocuidado: pequenas coisas que você pode fazer por si mesma
- 26 de agosto de 2019
- 10:44
- Talitha Benjamin
O autocuidado – ou self care – não é apenas uma tendência de beleza. Reservar um tempo energia para cuidar de si mesma é essencial para a saúde física, emocional e mental. É tão comum dedicar o tempo para outras pessoas e compromissos que acaba ficando difícil parar para analisar suas próprias necessidades e desejos e quanto tempo você gasta para suprí-las. Mas, por mais duro que seja, isso é necessário.
Para te inspirar a praticar o autocuidado e trazer todos os benefícios dessa prática para a sua vida, trouxemos 4 dicas e hábitos que você pode começar a botar em prática com facilidade. Confira:
Volte ao básico
As rotinas de autocuidado não precisam, necessariamente, serem sofisticadas e envolverem atividades mais específicas como fazer yoga, artesanato, ou coisas do tipo. Pare, respire, e pense nas sua necessidades: do que você está precisando? De uma noite de folga para ver um filme que está adiando há tempos, ver o último episódio do seu programa favorito, fazer uma hidratação no cabelo, ou apenas dormir? Você vai saber dizer melhor do que qualquer lista na internet!
Aproveite ao máximo o seu tempo livre
Assim que seu cronograma permitir um tempo de descanso, aproveite-o ao máximo! Planeje atividades para seu tempo livre com a mesma importância com a qual você planeja a sua rotina diária e dedique seu tempo para fazer atividades que te tragam prazer e satisfação individual. E nada de usar o tempo livre de descanso para adiantar tarefas ou se dedicar a outros compromissos! Ele é sagrado e tão importante quanto as suas obrigações.
Foque nas coisas boas do seu dia
No final do dia, por causa do cansaço, é bem mais fácil focar no que deu errado do que comemorar o que deu certo. Pratique o contrário! Se precisar, anote as coisas boas que aconteceram durante o dia, como um almoço divertido com os colegas de trabalho, um projeto desafiador que chegou a uma conclusão satisfatória ou até mesmo um elogio que recebeu. No final do dia, lembrar das coisas boas é um ótimo exercício para aliviar o peso mental e emocional, podendo até te ajudar a descansar melhor para o próximo desafio.
Melhore a qualidade de vida – de dentro para fora
O conselho pode até ser clichê, mas é porque ele funciona: se alimente melhor, beba muita água e faça exercícios. Esses são hábitos simples que trazem benefícios gigantescos para a sua saúde física e mental – e é justamente sobre isso que se trata o autocuidado. Experimente cortar a junk food e aumentar as frutas e verduras, carregue sempre uma garrafa de água ou outro refresco natural e reserve pelo menos um dia da semana para se exercitar. Seu corpo e sua mente agradecem!
Agora que você já tem as melhores dicas de autocuidado, aproveite também para melhorar ainda mais a sua relação consigo mesma aprendendo sobre a autoestima e como melhorá-la!
Nossa como amei!! Realmente é extremamente necessário! E amei como vocês mostraram que não precisa de luxo para ter um dia de autocuidado !
Isso mesmo, Keith. Você pode ter um dia de autocuidado sempre que quiser, já deixa isso como um lembre-te diário!!