loader image

Velaterapia: tratamento para acabar com as pontas duplas

  •  Icone Calendario31 de agosto de 2022
  •  Icone Relogio 18:00
  •  
  • Carolina Glogovchan
 A imagem mostra as mãos de uma cabeleireira fazendo o processo de velaterapia capilar. O cabelo da cliente está dividido em mechas torcidinhas e a profissional está passando a chama da vela próximo aos fios de uma das mechas

A velaterapia é um tratamento com fogo que promete acabar com as pontas duplas e o frizz dos cabelos. Saiba tudo sobre o procedimento!

O cuidado com os cabelos é milenar, como comprovam descobertas e escavações arqueológicas que revelaram ao mundo pentes e bobs para enrolar os cabelos que datam de mais de 3 mil anos. Mas, ao pensar na história recente, nos anos 80, era sucesso no Brasil a velaterapia capilar.

Naquela época a técnica queridinha dos salões era chamada de banho de vela, que foi rebatizada por velaterapia e promete, assim como fazia no passado, dar fim às pontas duplas e ainda colaborar para a manutenção de cabelos mais bonitos, fortes e alinhados. Veja como!

O que é velaterapia e para que serve?

A imagem mostra uma mulher jovem, de cabelos longos, lisos e ruivos, esvoaçantes. Ela usa óculos de sol, jaqueta jeans e uma blusa preta por baixo, enquanto caminha sorridente pela rua

O tratamento de velaterapia para cabelos consiste no uso da chama de uma vela para eliminar as pontas duplas e fios espigados e desalinhados. No salão de cabeleireiro, o profissional divide os cabelos em mechas pequenas e torce cada uma delas para unir todos os fios.

Ao esticar as mechas enroladas é possível ver claramente quais fios estão desalinhados e fora de lugar. É aí que a vela entra em ação, pois o cabeleireiro passa a chama ao longo, e próxima aos cabelos, para que esses fios desalinhados sejam queimados.

O mesmo é feito na região da base, o que permite eliminar as pontas duplas sem a necessidade de cortar as madeixas ou alterar o comprimento. Mas, não basta saber o que é velaterapia, é preciso saber também para que ela serve.

A velaterapia no cabelo em si cumpre a função de eliminar as pontas duplas e os fios espigados, que são literalmente queimados pela chama. Porém, aliada a outros tratamentos, ela traz ainda mais benefícios para quem opta por essa técnica.

Quais os benefícios da velaterapia capilar?

A imagem mostra uma mulher negra de cabelo crespo, preto, na altura dos ombros. Ela está na cama, encostada no travesseiro, enquanto digita no celular

É sempre interessante conhecer novas técnicas de cuidado com os cabelos, pois mesmo os procedimentos mais antigos são revigorados por conta da tecnologia dos dias atuais e da presença de produtos cada vez mais modernos e específicos que estão no mercado. Quando se fala em velaterapia, os benefícios que podem ser citados de primeira são:

  • É um tratamento rápido e que traz resultados imediatos. A duração do procedimento é de uma hora e meia a duas horas e você sairá com madeixas renovadas do salão;
  • Não é preciso alterar o comprimento dos fios para se ver livre das pontas duplas – uma ótima notícia para quem tem apego ao cabelão ou tem fios que demoram a crescer;
  • Os cabelos ficam muito mais alinhados, com volume controlado e fáceis de pentear, pois, ao eliminar os fios espigados, há redução da formação de nós e de arrepiados;
  • Os resultados duram cerca de 40 dias, porém ao fazer a manutenção correta é possível mantê-los por até 2 meses consecutivos sem precisar refazer o procedimento.

Vale pontuar que, apesar dos benefícios da velaterapia, ela não é indicada para todas as pessoas. O ideal é que ela seja realizada por quem sofre com cabelos quebradiços, fracos e opacos, sintomas que indicam a presença de cutículas abertas e terminam por formar pontas duplas.

Se seus cabelos apresentam problemas como oleosidade, caspa, falta de hidratação e queda, por exemplo, é recomendado buscar por tratamentos que atuem na solução deles, como um cronograma capilar, hidratação profunda, uso de argila, dentre outros; mas não a velaterapia.

Velaterapia em casa ou no salão?

Fazer a velaterapia em casa é um erro que deve ser evitado. O procedimento em si não é complexo, mas requer técnica e precisão por parte de quem está fazendo, pois, aproximar a vela demais ou deixá-la por muito tempo perto dos fios pode fazê-los pegar fogo!

Além disso, mesmo que você seja da área da beleza, é impossível passar a chama da vela com uniformidade por todas as mechas, especialmente aquelas localizadas na parte de trás da cabeça, que ficam praticamente inacessíveis, por isso o melhor a fazer é ir ao salão.

Outro bom motivo para não fazer a velaterapia na versão caseira é que apenas queimar as pontas duplas não adianta, pois isso apenas eliminará temporariamente o problema, que irá aparecer novamente num futuro não muito distante.

O ideal é que a velaterapia no cabelo seja finalizada com um corte, que irá uniformizar a base dos fios e ainda selar as pontas, e com uma boa hidratação, para que a fibra capilar seja restaurada e as cutículas sejam fechadas para que o problema não reapareça.

Por isso, o melhor a fazer é colocar as madeixas nas mãos de um profissional competente para evitar riscos e, em casa, manter uma rotina de hidratação, nutrição e cuidado com produtos certos para o seu tipo de cabelo e necessidades a fim de desfilar madeixas bonitas e cuidadas.

Como é feita a velaterapia no cabelo?

Sabendo o que é e quais benefícios esse tratamento pode proporcionar aos seus cabelos, é hora de entender como fazer velaterapia e como o profissional responsável irá manejar seus fios:

1. Com os cabelos completamente secos, o cabeleireiro irá separá-lo em mechas não muito grossas. É ideal que as mechas tenham a espessura de um lápis comum;

2. As mechas devem ser torcidas uma a uma. Ao esticar a mecha enrolada, os fios arrepiados irão “saltar” e ficar meio espetados, são eles que serão queimados;

3. O profissional pega uma vela com uma das mãos e, esticando a mecha com a outra, passa a chama por todo seu comprimento sem demorar muito em cada passada;

4. Por fim, a chama é passada rapidamente na base para eliminar pontas duplas que podem ter escapado. O procedimento da velaterapia está feito.

Porém, o tratamento não para por aí e é preciso finalizá-lo:

5. Com ajuda de uma tesoura, o cabeleireiro corta uma a uma as pontas duplas que restaram e sela as pontas dos cabelos para que elas não abram mais;

6. Agora é hora de hidratar os fios, que ficam muito mais receptivos aos cosméticos após o uso da chama. É ideal sempre usar o produto certo para seu cabelo, sempre considerando características como curvatura e nível de oleosidade.

É comum que todo procedimento seja feito em menos de duas horas e os resultados são visíveis: cabelos mais bonitos, fáceis de pentear, macios, brilhantes e sem pontas duplas e aqueles fios espetados que acabam com o visual de coques e rabos-de-cavalo.

Velaterapia x Corte Bordado

A imagem mostra uma cabeleireira fazendo um corte bordado em um cabelo loiro, liso e com pontas duplas

O procedimento de como fazer velaterapia para cabelos não é nenhum segredo, porém o corte bordado ainda gera dúvidas, pois poucas pessoas sabem do que se trata. Basicamente, esse corte é ideal para quem quer eliminar as pontas duplas.

Isso porque ele não altera o comprimento dos fios, uma vez que o profissional vai caçando uma a uma as pontas duplas e cortando-as com a tesoura ou máquina. Porém, ao invés de optar por velaterapia ou pelo corte bordado, o mais indicado é usar esses procedimentos em conjunto.

Em poucas palavras, enquanto a velaterapia elimina o grosso, as pontas duplas e fios espigados mais aparentes, o corte bordado vai mais no detalhe e dá o acabamento que a chama não conseguiu dar. Ou seja, vale a pena apostar na duplinha corte bordado e velaterapia.

Outra opção para quem quer ousar mais é fazer um corte de cabelo com velaterapia para mudar completamente o visual. Mas lembre-se: a velaterapia deve ser o primeiro procedimento a ser realizado, enquanto os cabelos estão totalmente secos, e vai garantir ótimo caimento ao corte.

Agora, vá fundo e experimente o tratamento, pois quando feito por um bom profissional não é preciso se perguntar se a velaterapia estraga o cabelo, pois ela só fará bem para suas madeixas, que irão ficar lindas e bem cuidadas como nunca!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
23 horas ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo