Unhas francesinhas repaginadas: como inovar usando o estilo clássico?
- 10 de junho de 2022
- 18:26
A manicure francesa (popularmente chamada de “francesinha”) é uma escolha bastante popular de arte nas unhas, frequentemente requisitada nos salões de beleza ao redor do mundo. Essa opção clássica é ideal para quem busca um estilo de unha básica, mas elegante – não é à toa que é uma tradição em eventos como casamentos, já que seus tons de branco e rosado combinam com tudo. Mas, e para quem busca algo diferente, colorido e mais moderno? Basta apostar nas francesinhas repaginadas!
Por mais que este tipo de unha decorada seja um clássico, não dá para negar que o visual clarinho e simples da francesinha pode parecer um pouco batido para algumas pessoas que preferem um visual mais ousado e diferente, principalmente agora que unhas coloridas estão em alta. Mas, a boa notícia para você que ainda gosta da estrutura das unhas francesinhas, é que dá para soltar a criatividade e deixá-la fluir em versões repaginadas e atualizadas desta icônica nail art sem abrir mão de tudo que amamos sobre esta unha clássica: a praticidade, simplicidade e elegância. Vem ver:
O que é unha francesinha? Como surgiu?
Não é difícil de entender o porquê a francesinha é tão popular. Criada em 1975, este tipo de nail art não é francesa e, sim, obra do presidente da marca de esmaltes Orly International, Jeff Pink, um empresário de Hollywood. Na época, diretores de cinema reclamavam da demora em trocar os esmaltes das estrelas dos filmes para que combinassem com o figurino e a cena, então, surgiu a francesinha, um modelo que transitava entre qualquer roupa, cor e ocasião.
O sucesso foi tanto que também popularizou o uso da cor branca de esmalte e também os tons opacos. Depois de uma excursão à Paris, onde a nail art fez um mega sucesso entre as fashionistas da capital francesa, a unha rosada com pontinhas brancas passou a ser chamada de “french manicure”, ou, em português, francesinha. Apesar de ser uma invenção americana, o estilo se tornou uma paixão feminina mundial justamente pela sua versatilidade e elegância, e teve um ressurgimento graças à sua facilidade em ser adaptada para os mais diversos estilos e veias criativas.
Como fazer uma francesinha repaginada e diferente?
As características básicas da francesinha são as pontas destacadas, pintadas com um tom diferente da unha. A partir disso, dá para brincar com infinitas possibilidades, inclusive com o formato, desenho e cores. Para isso, basta seguir a ordem natural da francesinha, e a partir daí, deixar a criatividade rolar.
- Prepare as cutículas; corte, lixe e retire as cutículas (opcional);
- Aplique o esmalte que preferir na base: aqui, vale apostar em qualquer cor, ou até mesmo em uma base incolor para deixar todo o destaque para as pontinhas das unhas;
- Aplique a segunda camada do esmalte escolhido para a base;
- Com a base totalmente seca, está na hora de desenhar as faixas das pontas – você pode utilizar um pincel para facilitar e apostar na largura que quiser. Para arrasar na precisão, a dica é inclinar o dedo e utilizar o pincel para desenhar a faixa acompanhando o formato da unha.
- Se quiser, aplique uma segunda camada nas pontas, tomando cuidado para não sair da faixa delineada.
- Após seco, finalize com um esmalte finalizador “top coat” para garantir durabilidade e extra brilho.
Aqui, vale praticar bastante até conseguir fazer de forma intuitiva e prática. Até lá, se liga nas inspirações de unhas francesinhas que fogem do óbvio para escolher o seu próximo estilo!
Francesinha colorida
Apesar de a francesinha tradicional contar com uma faixa branca, dá para apostar em outras cores para mudar o visual e trazer mais irreverência e personalidade para o clássico.
Francesinha com faixas de formatos diferentes
Também dá para tirar a francesinha do óbvio apostando em faixas com tamanho, larguras e formatos diversos, trazendo um shape diferente que ainda esbanja elegância e delicadeza.
Francesinha com degradê
Aqui, a ideia é usar a técnica das pontas coloridas para criar designs mais autênticos e originais. Na foto, o degradê vermelho formou um visual super ousado, enquanto o branco das pontinhas foi utilizado para criar uma estampa de vaquinha, que está super em alta.
Francesinhas para contornar a unhas
Já pensou em criar uma moldurinha nas unhas? A técnica da manicure francesa é perfeita para criar faixas fininhas que acompanham o formato da unha, resultando em um design gráfico super interessante que foge do óbvio — a dica aqui é apostar nas cores vibrantes e estampas criativas para inovar na arte.
Se inspirou para apostar em designs super diferentões para usar as unhas francesinhas? Então aproveita e aprenda também como cuidar das unhas e mantê-las sempre lindas:
Guia definitivo de extensão de unhas: saiba tudo sobre alongamento