Como prevenir e cuidar das manchas escuras na unha

  •  Icone Calendario10 de fevereiro de 2020
  •  Icone Relogio 10:30
  •  
  • Salon Line
 Como prevenir e cuidar das manchas escuras na unha

A mancha escura na unha costuma ser um incômodo estético, mas, dependendo das condições em que surge a mancha escura na unha, é preciso ficar atento, já que o problema pode ser mais sério.

Essa parte do corpo pode indicar que algo no corpo vai mal e por isso, é importante conhecer as possíveis causas de escurecimento da unha, além de saber o que fazer em cada caso.

Hematoma por impacto é a principal causa para a unha preta

Um dos motivos mais conhecidos que causam a unha preta é o impacto agudo (e geralmente bastante doloroso) de bater ou prender o dedo. O aspecto preto/roxo ocorre devido a um sangramento no leito da unha, que gera uma mancha escurecida no local da lesão.
Outro caso de hematoma por impacto é por pressão repetitiva, como pelo uso de sapato apertado, que pode deixar a unha do pé preta. Em ambas as situações, o esperado é que a mancha na unha vá subindo e mudando de cor (como um hematoma) conforme a unha cresce e desapareça depois de algumas semanas.

Mancha escura na unha também pode ser causada por doenças e infecções

A mancha escurecida na unha pode significar também a existência de micose, fungo ou infecção no local. Neste caso, é crucial tratar do problema, para que não se espalhe para outras áreas.

A falta de alguns nutrientes como vitamina do complexo B, ou o excesso de outros, como o ferro, pode também ocasionar o escurecimento das unhas. Além disso, algumas doenças do intestino, a Síndrome de Cushing e Addison, por questões hormonais, podem causar este sinal nas unhas.

Cuidado também com a listra preta na unha!

O surgimento de uma linha fina preta na unha pode ser algo comum em pessoas negras e orientais. Essa mancha pode significar um sinal com uma pinta. Mas fique atento se ela crescer ou se espalhar, de forma dolorida ou não, sem ter sofrido nenhum impacto.
Se isso acontecer, procure um médico para investigar, pois neste caso a unha preta pode ser um sinal de melanoma da unha, que é um câncer de pele. O que aqui estamos chamando de unha preta pode ser também uma mancha marrom escura.

Mancha escura na unha de outras cores

Apesar de raro, é possível ainda que surjam manchas azuladas ou avermelhadas sob as unhas sem que tenha havido impacto. Neste caso, pode se tratar de um tumor benigno.

A lesão pode ser dolorida ou não, e ainda causar uma deformidade no formato da unha. Apesar de se tratar de tumor benigno, recomenda-se a procura de um médico para analisar a região.

Como tirar e prevenir a mancha preta na unha

Se sua unha ficou preta por um hematoma, o ideal é aguardar o crescimento para que a mancha desapareça. Não existe uma forma de acelerar esse processo e efetivamente tirar a mancha na unha.

De qualquer forma, é importante ficar atento(a) à mancha e, caso ela não desapareça com o tempo, não deixe de procurar um dermatologista para verificar o que está acontecendo.
para prevenir a mancha escura na unha, no caso dos pés, use sapatos adequados, seja para o dia a dia ou para a prática de esportes. Evite deixar os pés desprotegidos em locais que possam estar expostos a fungos.

Adotando essas medidas, você estará cuidando da saúde e evitando o incômodo da mancha escura na unha.

Leia também: Como tirar unha de gel

Leia também: Unhas decoradas simples

Dúvidas Frequentes

O que causa manchas escuras nas unhas?

Manchas escuras nas unhas podem ser causadas por várias condições, como traumas, fungos, hematomas, melanoma ou outros tipos de câncer de pele, entre outras causas menos comuns.

Manchas escuras nas unhas são sempre um sinal de problema de saúde?

Nem sempre. Algumas manchas escuras nas unhas podem ser simplesmente resultado de traumas ou descoloração temporária. No entanto, é importante estar atento(a) a mudanças nas unhas e procurar um médico se as manchas persistirem ou se houver outros sintomas associados.

Como diferenciar manchas escuras benignas de condições mais graves?

A diferenciação só pode ser feita por um médico. É importante consultar um dermatologista ou médico especializado para um diagnóstico preciso, especialmente se as manchas escuras nas unhas forem novas, estiverem mudando de tamanho, forma ou cor, ou se houver outros sintomas associados.

Posso tratar as manchas escuras nas unhas em casa?

O tratamento em casa pode não ser eficaz para todas as causas de manchas escuras nas unhas. É recomendado buscar orientação médica para um tratamento adequado.

É possível prevenir o aparecimento de manchas escuras nas unhas?

Algumas medidas podem ajudar a prevenir danos e traumas nas unhas, como evitar morder as unhas, usar luvas ao realizar atividades que possam danificá-las e manter uma boa higiene das unhas. No entanto, nem todas as causas de manchas escuras nas unhas podem ser prevenidas.



Comentários

  1. Adorei seu post!

    Recentemente fiz um artigo sobre como o curso da Faby Cardoso está mudando a vida das manicures do Brasil, a galera está gostando muito.

  2. María benilde de goes disse:

    Gostei da dicas estou preocupada pois minha unha do dedão do pé está preta bem no canto não bati e quando percebi já estava bem grande vou marcar com um dermatologista prá ver oque é estou preocupada

    1. Caio Costa disse:

      Maria, indicamos que realmente procure um médico dermatologista para avaliar sua unha! Saúde em primeiro lugar, amiga!

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
  • Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉
Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover.
Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
  • Quem aí ama uma finalização?
Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖
Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉 Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover. Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Quem aí ama uma finalização? Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖 Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo