Skin care: Tudo o que você precisa saber para montar uma rotina de cuidados com a pele

  •  Icone Calendario21 de setembro de 2021
  •  Icone Relogio 16:32
  •  
  • Talitha Benjamin
 Guia skin care

Nunca é tarde demais para começar a cuidar da pele! O maior órgão do corpo humano é a primeira barreira de proteção contra as agressões externas, como raios solares e a poluição, e também é diretamente afetada por fatores internos, como a alimentação e alterações hormonais. Cada vez mais pessoas estão entrando na onda do skincare, porém, mais do que uma tendência, os cuidados com o rosto são essenciais para uma pele bonita, saudável e protegida contra o envelhecimento precoce.

O que é skincare?

Apesar de crescer em popularidade cada vez mais, muita gente ainda possui dúvidas sobre o que significa “skincare”, quais são os seus benefícios ou a importância deste termo. A rotina de skincare nada mais é do que uma série de cuidados com a pele, feitos a partir da aplicação de produtos no rosto, seguindo uma ordem específica durante vários dias. O mercado de skin care é gigantesco, com uma infinidade de produtos para todos os gostos e necessidades.

Os benefícios dos cuidados com a pele pode  para todas as idades, mas para desfrutar de todos os benefícios do skincare, é necessário que ele seja realizado de forma ordenada e disciplinada, através de uma rotina que envolvam as etapas ideais para proporcionar o que a pele precisa. Para ajudar você a montar uma rotina exemplar, além de se consultar com um profissional dermatologista, reunimos aqui um guia prático sobre tudo o que você precisa saber sobre skincare. 

Conheça a sua pele: qual é o meu tipo?

Tipos de pele

Antes de tudo, é necessário conhecer a sua pele e quais são as suas características para garantir que os produtos utilizados e as etapas de cuidados escolhidas atenderão às suas necessidades. Divididas entre o excesso de oleosidade e o ressecamento, existem 4 tipos de pele:

Pele seca: é quando a pele é incapaz de reter a umidade ou o sebo necessário para se manter hidratada e nutrida. Por essa razão, a camada protetora natural da pele fica comprometida, causando sensibilidade, coceira, repuxamento e até mesmo feridas.

Pele normal: é a pele que não apresenta oleosidade ou ressecamento em excesso. “Normal” é utilizado para se referir ao equilíbrio do sebo e da água do organismo, que deixa a pele com aspecto uniforme e sem poros visíveis.

Pele mista: é a pele que apresenta tanto ressecamento quanto oleosidade, em diferentes cantos do rosto. Geralmente, as peles mistas têm excesso de sebo na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto é seca nas áreas restantes.

Pele oleosa: são aquelas que possuem uma maior produção de sebo, e com poros visíveis. Quando não controlada, a oleosidade pode causar o aparecimento de cravos e espinhas, além de processos inflamatórios causados pelo entupimento dos poros. 

Como fazer skin care: quais são os principais passos para montar a rotina de cuidados com a pele? 

Passo a passo skincare

Para criar a sua rotina ideal, é necessário que, além de uma consulta profissional com um dermatologista, você esteja atenta às suas necessidades. Uma pele oleosa com acne, por exemplo, terá uma rotina totalmente diferente da pele seca e sensível. É preciso considerar também outras características, como a hiperpigmentação, melasma, sensibilidade, etc. 

Após definir as necessidades da sua pele, crie uma rotina para o dia, e uma antes de dormir. Isto porque a pele acumula impurezas e oleosidades nos poros durante o dia. Antes de se deitar e ao acordar, é importante limpar a pele, desobstruindo os poros para permitir que ela respire.

Produtos de skincare: Quais etapas não podem faltar na sua rotina?

Apesar de existirem inúmeros procedimentos, produtos e etapas na rotina de skincare, algumas necessidades são universais para todos os tipos de pele: a limpeza, a hidratação e a proteção. Essas três etapas são essenciais para a saúde da pele do rosto, e precisam ser feitas diariamente.

Limpeza no skincare: para remover as impurezas e desobstruir os poros, a limpeza deve ser feita diariamente com um produto de limpeza específico para o seu tipo de pele. Mas atenção: limpar mais do que o necessário pode causar o efeito rebote, ou seja, o organismo passa a entender que precisa produzir mais óleo, causando ainda mais oleosidade. Assim, mantenha a limpeza apenas duas vezes ao dia, ok?  

Hidratação no skincare: tanto em peles oleosas quanto nas secas, a hidratação é indispensável. Além de controlar a umidade e a oleosidade natural da pele, o hidratante será responsável por manter as fibras de colágeno firmes, ou seja, vai prevenir o envelhecimento precoce. Escolha uma fórmula mais seca para as peles oleosas ou os hidratantes ricos em óleos para a pele ressecada. 

Proteção no skincare: o protetor solar também é indispensável para todas as peles, mesmo se você não passar muito tempo no sol. A proteção solar, além de bloquear os efeitos dos raios solares, também previne manchas, rugas e linhas de expressão, além de garantir que a pele se mantenha saudável e bonita por muito mais tempo.

Outras etapas e passo a passo skin care para incluir na sua rotina

Além de limpar, hidratar e proteger, que são etapas indispensáveis para a saúde da pele, outros produtos também são importantes na manutenção de uma derme bem-cuidada.

Esfoliação no skincare: a esfoliação ajuda a eliminar a sujeira acumulada nos poros e a controlar o acúmulo de sebo e suor, eliminando as células mortas e proporcionando mais vitalidade e brilho. A esfoliação é benéfica principalmente para as peles mais oleosas — pode ser feita de uma a duas vezes por semana — mas também pode ser feita em peles secas e normais em um intervalo de uma semana ou 15 dias. 

Tônico no skincare: o tônico facial ajuda a equilibrar o pH da pele e também a eliminar resíduos não removidos pela limpeza comum, como restos de maquiagem ou filtro solar. O tônico ainda garante limpeza profunda, mas sem agredir. Ele também prepara a região do rosto para receber os ativos de outros produtos aplicados logo em seguida, como hidratantes, sérums ou cremes.

Sérum no skincare: o sérum é um produto que contém ativos concentrados de hidratação e tonificação em apenas uma fórmula. Sua textura líquida e fluída permite uma fácil absorção, penetrando profundamente no organismo e proporcionando resultados mais rápidos. 

Dicas de skin care para iniciantes

Para montar a sua rotina de skin care básico para iniciantes, atente-se aos produtos específicos para o tipo de pele e comece pelas etapas indispensáveis: limpeza, hidratação e proteção solar. Se quiser, adicione a utilização de um tônico e um sérum que atenda as necessidades da sua pele (clareador de manchas, uniformizador de tom de pele, etc).

Rotina de skin care de dia ou de noite:

skincare

Uma rotina de cuidados com a pele efetiva precisa ser feita de dia e a noite. Além de se consultar com um especialista dermatologista, você pode se inspirar na seguinte sugestão para uma rotina de cuidados:

Skin care matinal

De dia, o skin care é importante para remover os resíduos de produtos noturnos e do acúmulo de oleosidade nos poros, além de preparar a pele para o dia. Comece com um bom produto de limpeza, para eliminar impurezas e a oleosidade. Depois disso, invista em um bom creme hidratante para manter forte a barreira protetora natural da pele. Finalize com uma proteção solar poderosa: quanto maior o fator de proteção solar, melhor.

Skin care noturno

É durante a noite que as células do rosto entram em modo de recuperação, ou seja, o horário é ideal para aproveitar integralmente os ativos dos cosméticos. Invista em uma limpeza completa, e além do seu sabonete facial, utilize uma água micelar ou demaquilante para remover a maquiagem e outros resíduos de poluição e impurezas acumuladas durante o dia. A noite é ideal para realizar uma esfoliação, e também utilizar tônicos, cremes antisinais ou máscaras de tratamento. Finalize com um hidratante.

Se preferir, monte um cronograma de skin care para organizar melhor os produtos utilizados, ou alternar entre sérums, tônicos ou cremes. Quando for testar um produto, lembre-se de usá-lo por, pelo menos, 21 dias, para atestar a sua real eficácia. 

Skincare caseiro: quais ingredientes introduzir na sua rotina?

Skin care caseiro

Além de produtos para manter a pele saudável, bonita e protegida, você sabia que pode apostar nos ingredientes naturais para cuidar da pele? O skincare caseiro é uma alternativa fácil e acessível para criar máscaras de skincare e garantir uma pele viçosa, luminosa e hidratada rapidamente.

Skincare caseira com mel: receita

Mel: possui propriedades antioxidantes e antissépticas, sendo capaz de equilibrar o pH da pele, diminuindo a chance do aparecimento de cravos e espinhas, e acelerando a cicatrização. Além disso, o mel é um poderoso hidratante. 

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de açúcar

Em um recipiente, misture o mel e o açúcar. Em seguida, com o rosto umedecido, aplique a mistura no rosto com movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos e remova com água morna. 

Skincare caseira com camomila: receita

Camomila: conta com propriedades calmantes, hidratantes e tonificantes. Ela pode ser usada para suavizar o inchaço e a vermelhidão em peles sensíveis. A camomila também atua na contração dos vasos sanguíneos, ideal para suavizar as olheiras.

Você vai precisar de:

  • 500ml de água
  • Duas colheres de sopa de camomila seca

Em uma panelinha, leve a água e a camomila seca ao fogo médio. Faça um chá e deixe descansar por 10 minutos. Molhe um algodão no chá e aplique no rosto, deixando o algodão molhado descansar embaixo dos olhos por 10 minutos. Lave o rosto com água fria.

Skincare caseira com aveia: receita

 Aveia: com ativos antioxidantes e anti-inflamatórios, a aveia é ideal para ser utilizada nas peles oleosas graças ao seu alto poder de absorção. Também pode ser usada para acalmar os sintomas da pele sensível, como vermelhidão, coceira e irritação.

Você vai precisar de:

  • ½ xícara de chá de aveia
  • 2 xícaras de chá de água
  • 2 colheres de sopa de mel

Em um recipiente, cozinhe a aveia junto com a água. Adicione o mel na aveia ainda quente. Deixe a mistura esfriar e aplique-a fria no rosto. Deixe descansar por 20 minutos e remova com água morna.

Skincare caseira com açúcar: receita 

Açúcar: um poderoso esfoliante natural, o açúcar contém ácido glicólico, poderoso ingrediente que ajuda na renovação celular. Além disso, o açúcar também é um poderoso hidratante natural. 

Você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 6 colheres de sopa de água

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até formar uma pastinha. Aplique sobre a pele limpa com movimentos circulares e leves. Depois de 10 minutos, remova a mistura com água corrente e remova os resíduos com a ajuda de uma toalha.

Skincare caseira com óleo de coco: receita

Óleo de coco: ideal para as peles secas, o óleo de coco contém alto nível de lipídeos ricos em nutrientes que ajudam a fortalecer a barreira de proteção natural da pele. O óleo de coco também possui ativos anti-inflamatórios, antibacterianos e hidratantes.

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Aplique o óleo de coco no rosto limpo e deixe agir por 20 minutos. Você pode aplicá-lo puro, ou diluído.

Skincare caseira com água de arroz: receita

Água de arroz: obtida após deixar o arroz de molho por 2 dias, a água absorve todos os benefícios dos grãos, ou seja, ativos hidratantes e antioxidantes. A água de arroz ajuda ainda a combater inflamações e irritações, além de ajudar a clarear manchas causadas pela hiperpigmentação.

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá de arroz

Deixe o arroz de molho por 2 dias, e depois, separe a água dos grãos. Aplique a água de arroz no rosto logo pela manhã, com a ajuda de um algodão. Deixe agir por 10 minutos e, em seguida, seque com um pano ou toalha.

Skincare caseira com pepino: receita

Pepino: rico em sílica, ácido cafeico e vitamina C, o pepino é um ótimo firmador, ajudando a prevenir a flacidez e o envelhecimento. O ingrediente também age na suavização das linhas de expressão, além de revitalizar a pele, devolvendo a luminosidade e o viço.

Você vai precisar de:

  • ½ pepino
  • 4 folhas de hortelã
  • 100ml de água

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Aplique delicadamente no rosto e deixe agir por 15 minutos. Depois, lave com água fria. 

Os ingredientes naturais podem ser utilizados sozinhos ou em conjunto, em máscaras naturais que podem ser aplicadas no rosto. O ideal é utilizar as máscaras faciais caseiras 1 vez por semana.

Acesse o blog da Salon para aprender tudo sobre cuidados com a pele!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • Aquela dica especial direto da rede vizinha. 👀👌 Descubra qual etapa do cronograma capilar o seu cabelo está pedindo hoje.

#dicas #cronogramacapilar #cabeloliso #redevizinha
  • Club das que amam finalizar com gelatina, cadê vocês?? 🙋🙋
Finalização e estilização do penteado com gelatina? É isso aí!
Além de definição e estilo, você tem penteado fixo por mais tempo! ✨✨

#gelatina #finalizaçãocapilar #penteados #dicas
  • A @jehrodriguesmakeup testou a finalização na bacia usando o Creme para Pentear #todecacho Babosa - ele vai hidratar, dar maciez e definição aos cachos. Bora acompanhar e conferir esse resultado?

#creme #babosa #hidratação #cachos
Aquela dica especial direto da rede vizinha. 👀👌 Descubra qual etapa do cronograma capilar o seu cabelo está pedindo hoje. #dicas #cronogramacapilar #cabeloliso #redevizinha
21 horas ago
View on Instagram |
1/3
Club das que amam finalizar com gelatina, cadê vocês?? 🙋🙋 Finalização e estilização do penteado com gelatina? É isso aí! Além de definição e estilo, você tem penteado fixo por mais tempo! ✨✨ #gelatina #finalizaçãocapilar #penteados #dicas
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
A @jehrodriguesmakeup testou a finalização na bacia usando o Creme para Pentear #todecacho Babosa - ele vai hidratar, dar maciez e definição aos cachos. Bora acompanhar e conferir esse resultado? #creme #babosa #hidratação #cachos
3 dias ago
View on Instagram |
3/3