Guia completo da Trança Twist: como fazer, tipos e cuidados essenciais

  •  Icone Calendario21 de novembro de 2023
  •  Icone Relogio 16:16
  •  
  • Carolina Glogovchan
 mulher com trança twist

Se as tranças acompanham as mulheres desde as épocas passadas, a trança twist já se destaca como queridinha entre tantos modelos: elas são um estilo de penteado que se tornou muito popular nos últimos anos. Versáteis e elegantes, podem ser usadas em diferentes ocasiões e por diferentes estilos. Vamos entender um pouco mais sobre as características desse penteado?

O que é trança twist?

mulher com trança twist

A trança twist é um estilo de penteado feito a partir da torção de duas mechas de cabelo. Também conhecida como marley twist essa trança pode ser feita em cabelos naturais ou com o uso de extensões. Aliás, o “marley” se refere ao nome do material artificial usado para ampliar o comprimento dos fios.

O marley twist sintético é um tipo de cabelo falso que pode ser encontrado com facilidade em inúmeros comércios do segmento. Esse material conta com diversas tonalidades, mas não com a mesma variedade dos materiais jumbo ou kanekalon. Vale destacar, ainda, que as tranças twist são caracterizadas por seu aspecto texturizado, que podem ser usadas em diferentes comprimentos e espessuras.

Tipos de Tranças Twist

Existem diferentes tipos de tranças twist, cada uma com sua própria aparência e técnica de execução. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

Trança Twist Individual

mulher com trança twist

Nesse estilo, cada mecha de cabelo é torcida individualmente, criando um visual mais natural e definido.

Trança Twist Jumbo

mulher com trança twist

As tranças twist jumbo são mais grossas e largas, o que proporciona um visual mais ousado e impactante.

Trança Twist de Crochê

mulher com trança twist

Esse estilo combina a técnica de tranças twist com o uso de extensões de cabelo. As extensões são adicionadas ao cabelo natural através de uma agulha de crochê, criando um visual volumoso e cheio de textura.

Trança Twist Senegalesa

mulher com trança twist

As tranças twist senegalesas são feitas com mechas de cabelo mais finas e próximas ao couro cabeludo. Esse estilo é conhecido por sua durabilidade e versatilidade.

Como fazer uma trança twist?

mulher com trança twist

Fazer tranças twist requer prática e paciência. Mesmo que você priorize o trabalho de um profissional trancista, é preciso ter calma para garantir que a execução do trançado seja perfeita. Vai tentar fazer sozinha? Então, confira o passo a passo para colocar sua trança twist pra jogo:

  • Passo 1: Lave e hidrate o cabelo; afinal, ele vai ficar vários dias sem lavagem;
  • Passo 2: Seque bem os fios antes de começar. Sempre procure evitar fazer twists no cabelo molhado ou úmido;
  • Passo 3: Divida o cabelo em mechas menores para facilitar o processo;
  • Passo 4: Passe um produto finalizador nos fios, como uma pomada ou gelatina capilar;
  • Passo 5: Pegue duas mechas de cabelo e torça-as uma sobre a outra, mantendo a tensão. Aqui, se você desejar, pode adicionar o marley ou outra fibra de cabelo sintética para dar volume à composição;
  • Passo 6: Continue torcendo as mechas até chegar às pontas, sempre fazendo uso do finalizador escolhido;
  • Passo 7: Para garantir que o cabelo fique preso, como desejado, use elásticos de silicone mais discretos.
  • Passo 8: Repita o processo em todas as mechas do cabelo. Prontinho!

Quanto tempo demora para colocar as tranças twist?

O tempo necessário para colocar as tranças twist pode variar dependendo do comprimento e espessura do seu cabelo, bem como da habilidade do profissional que está fazendo o penteado. Em média, pode levar de 4 a 8 horas para dar vida às tranças twist impecáveis.

Quanto tempo fica a trança twist?

Já a duração das tranças twist também pode variar. Em geral, elas podem durar de 4 a 8 semanas, dependendo dos cuidados e da manutenção realizada nos fios. É importante sempre acompanhar o crescimento do cabelo e ajustar a raiz para manter o visual em dia. Após desfazer a trança twist, hidrate e cuide dos cabelos.

Quais cuidados devem ser tomados por quem tem tranças twist?

Antes mesmo de fazer trança twist nos cabelos, é preciso hidratar os fios e certificar-se que eles estão saudáveis para ficar semanas submetidos ao peso das marley twists ou de outras fibras capilares. Por isso, faça um cronograma capilar completo antes de mudar o visual, afinal, a hidratação, nutrição e reconstrução é tudo que o seu cabelo precisa nesse momento.

Já para garantir que suas tranças twist fiquem bonitas e saudáveis por mais tempo, é indispensável seguir alguns cuidados:

Mantenha o couro cabeludo limpo e hidratado

Use um shampoo suave e massageie suavemente o couro cabeludo para evitar o acúmulo de óleo e sujeira.

Evite manusear as tranças prontas

Evite pentear ou manipular as tranças com muita frequência para evitar o frizz e a quebra do cabelo.

Use touca ou fronha de cetim

Durma com uma touca de cetim ou fronha para proteger as tranças durante a noite.

Evite ferramentas de calor

Evite o uso excessivo de calor, como secador, para proteger as tranças e o cabelo natural.

Priorize o serviço de um profissional

Procure um profissional para remover as tranças quando for necessário para evitar danos ao cabelo.

Qual a diferença entre tranças twist e box braids?

As tranças twist e as box braids são estilos de tranças diferentes. A principal diferença está na técnica de execução e no resultado final. Enquanto as tranças twist são feitas a partir da torção de duas mechas de cabelo apenas, as box braids são feitas a partir do entrelaçamento de três mechas de cabelo.

As tranças twist têm uma aparência mais texturizada e definida, enquanto as box braids têm uma aparência mais lisa e uniforme. Além disso, as tranças twist são mais leves e flexíveis, enquanto as box braids são mais pesadas e duram mais tempo.

Sem dúvidas, as tranças twist são uma opção versátil e elegante para quem deseja experimentar um novo visual. Com diferentes modelos disponíveis e essas dicas, é mais do que possível encontrar o estilo que mais combina com você, né? E aí, pronta pra adotar a trança twist nessa cabeleira?



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
13 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
20 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo