Conheça os tipos diferentes de tranças afros e inspirações de penteados

  •  Icone Calendario10 de junho de 2024
  •  Icone Relogio 14:41
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher jovem com estilo de trança afro

Definitivamente ter um cabelo estiloso e cheio de atitude não é para qualquer uma: precisa ter muita personalidade e, acima de tudo, identidade e raiz. E é sobre isso que vamos falar hoje: sobre tranças afros, afinal, elas representam a beleza da mulher negra e empoderada.

Conheça todo o poder dos diferentes tipos de tranças afro, suas inúmeras variações de cor, tamanho e espessura.

Tipos de tranças afros

Definitivamente ter um cabelo estiloso e cheio de atitude não é para qualquer uma: precisa ter muita personalidade e, acima de tudo, identidade e raiz. E é sobre isso que vamos falar hoje: sobre tranças afros, afinal, elas representam a beleza da mulher negra e empoderada.

Conheça todo o poder dos diferentes tipos de tranças afro, suas inúmeras variações de cor, tamanho e espessura. Vamos lá?

Tipos de tranças afros

O universo dos cabelos trançados é muito amplo e existem diversos tipos de tranças para você conhecer e experimentar. É possível variar no comprimento, no material, acabamento das pontas e até na espessura das trancinhas box. Você pode, inclusive, apostar em tranças afros coloridas para trazer estilo e cor para os seus cabelos ou em incríveis desenhos com tranças embutidas!

Leia também: Tranças Box Braids: aprenda como cuidar das suas tranças

Para ajudar quem está querendo adotar os fios trançados, separamos os principais tipos de tranças:

Box braids

As conhecidas tranças box braids são tranças individuais feitas em toda a extensão do cabelo e tem como principal papel unir os cabelos naturais aos fios sintéticos. Você pode escolher fazer em qualquer espessura e comprimento, porém a maioria das mulheres opta pela técnica que deixa as madeixas maiores e mais volumosas.

Esse modelo possui também um forte apelo cultural e está diretamente ligado à cultura negra. As box braids protegem os fios naturais das agressões externas e evita que eles se quebrem ou fiquem danificados, o que facilita um crescimento forte e saudável. Além disso, esse modelo permite criar vários looks diferentes.

Trança nagô (trança raiz)

A trança nagô, também conhecida como trança raiz, começa na raiz da cabeça e é feita por todo o comprimento, em cabelos naturais ou adicionando fios sintéticos para aumentar a extensão das madeixas. Entre os tipos de tranças, a trança nagô é uma das mais versáteis, pois pode ser feita em linha reta, de maneira paralela, ou até formar desenhos na cabeça.

Esse modelo de trança afro é ideal para quem tem cabelo crespo, porém pode ser feito em outros tipos de curvaturas e em diferentes comprimentos.

Trança twist

A trança twist é um tipo diferente de trança afro, pois os fios são trançados apenas com duas mechas – e a espessura da trança, você que decide. Nos twists, as mechas são torcidas, dando uma aparência semelhante a uma corda trançada, com um efeito diferente das box braids, por exemplo. Nesse modelo também é possível usar fio sintético ou lã, para dar mais comprimento e volume.

Tranças embutidas

Entre os tipos de tranças afro, as tranças embutidas são as mais simples e rápidas de fazer – e você até consegue fazer sozinha em casa! O truque para produzir a sua própria trança embutida na frente, laterais ou na cabeça toda, é ir adicionando, aos poucos, mais fios ao penteado.

Com certeza, com a prática, você vai conseguir um resultado incrível.

Fulani braids

Neste estilo de trança afro super incrível e rico em história, o visual é adquirido trançando o topo e laterais da cabeça bem próximos aos fios em direção à nuca. O modelo mais tradicional de fulani braids apresenta uma trança reta rente à raiz bem no meio da cabeça, e pode ter algumas tranças marcadas nas laterais.

Após trançar todo o topo da cabeça e parte lateral, a trancista finaliza as tranças soltas, como se fossem box braids, podendo ou não incluir fibras sintéticas para dar mais volume ou comprimento. Também podem ser usados acessórios para tranças como anéis e moedas.

Goddess braids

As goddess braids é um estilo de trança afro que mistura tranças com partes de extensões de cabelo que não estão traçadas, criando um visual surpreendente e cheio de estilo.

Esse modelo tem se popularizado muito no Brasil e fora dele nos últimos anos, sendo um dos tipos de tranças afros que mais traz movimento aos fios, além do efeito visual de um cabelo cheio, mesmo trançado.

Gypsy braids

Goddess braids

As goddess braids é um estilo de trança afro que mistura tranças com partes de extensões de cabelo que não estão traçadas, criando um visual surpreendente e cheio de estilo.

Esse modelo tem se popularizado muito no Brasil e fora dele nos últimos anos, sendo um dos tipos de tranças afros que mais traz movimento aos fios, além do efeito visual de um cabelo cheio, mesmo trançado.

Saiba mais: Goddess braids: a trança queridinha das fashionistas

Gypsy braids

As gypsy braids são outro tipo de trança afro em que o cabelo revela um pouco mais de textura, seja dos fios naturais ou das extensões, que aqui também podem ser usadas. Embora possam ser parecidas com as goddess braids, a grande diferença é que no caso das gypsy braids as mechas não são completamente trançadas – cada mecha segue até uma certa altura sendo trança e depois seguem soltas até o final do comprimento.

As gypsy braids costumam ser feitas com tranças mais finas que de algumas box braids para criar um efeito mais despojado.

Tranças naturais X fibra sintética

Se você está passando pela transição capilar, adotar um visual com tranças afro é uma boa pedida, já que elas são excelentes aliadas de quem deseja “disfarçar” as duas texturas presentes nos cabelos. E quem optou pelo BC (big chop) e está com o cabelo bem curto, também pode apostar, mas nas tranças sintéticas.

Vale destacar aqui que se você escolheu pelas tranças sintéticas, pode usar dois tipos principais de fibras: kanekalon e jumbo.

  • O jumbo acaba sendo a opção mais buscada pelas brasileiras e pode ser facilmente encontrado, além do que apresenta os melhores preços, cores e é mais leve.
  • Já as tranças feitas com kanekalon têm um resultado com mais brilho, e a fibra é um pouco mais pesada, aumentando o peso das tranças. Além disso, o material é um pouco mais maleável, mas também costuma ser um pouco mais caro que a fibra jumbo e apresentar menos opções de cores.

Cuidados com as tranças afro

Se você estiver usando tranças afro, é preciso muita atenção com a lavagem. Nesta etapa, use o shampoo apenas no couro cabeludo e esfregue a raiz delicadamente com as pontas dos dedos, no sentido trançado.

Se você quiser turbinar o crescimento dos fios durante o uso das tranças, use o Shampoo S.O.S Bomba Crescimento, que além de limpar os fios de maneira adequada, ainda irá acelerar o processo de crescimento das suas madeixas.

O uso do condicionador não é indicado em cabelos com tranças afro, já que pode deixar o couro cabeludo oleoso, além de facilitar que as tranças se desfaçam. Procure lavar os fios apenas uma vez na semana e certifique-se de que na hora de dormir os fios estejam bem secos. E mais: a manutenção deve ser feita a cada dois meses junto a uma profissional de sua confiança que irá arrumar as partes soltas.

Inspirações de penteados com tranças afro

Agora que você já conhece alguns tipos de tranças afro, já sabe como cuidar delas e quais fibras escolher, que tal dar uma olhadinha nos penteados afros com tranças que separamos para você se inspirar?

Trança Nagô com afro puff

Além de penteados com tranças afro no cabelo todo, você pode investir numa trança nagô na raiz dos fios e complementar o penteado com um belíssimo afro puff. Aqui, as tranças nagô adicionam uma pitada de estilo e personalidade a um penteado super queridinho das crespas.

Rabo de cavalo alto com trança afro

E que tal fazer uma amarração belíssima com sua trança afro? Dependendo do comprimento, você pode fazer um rabo de cavalo alto e deixar o resto das tranças caírem na direção que desejar. O que vale é esbanjar estilo e ainda deixar a nuca livre nos dias mais quentes.

Semipreso com trança afro

Se você quer um penteado fácil e prático para os primeiros dias após a feitura de sua trança afro, esse é o penteado! O semi preso com trança afro deixa as tranças fora do rosto, além de não repuxar a raiz dos cabelos recém trançados. Um outro ponto importante desse penteado é que ele é mega estiloso e serve para várias ocasiões.

Penteado ‘Shih Tzu’ com trança afro

A moda que faz referência aos anos 90 está super em alta: um dos penteados clássicos dessa década era o topo dos fios presos bem alto, deixando o resto do cabelo solto. Para quem usa tranças afro, esse penteado pode ser bem fácil de fazer e certamente adiciona um toque de estilo à sua produção.

Trança afro com bandana

A banda é um dos acessórios que mais tem aparecido por aí atualmente. Então, que tal incorporar seu uso junto às tranças afro? Para proteger o couro cabeludo do sol ou para fazer aquele coque incrível, a variedade de formas que você pode usar a bandana junto de suas tranças é enorme. O que vale é pôr a criatividade em jogo e arrasar na produção.

Trança nagô tiara com rabo de cavalo

A trança nagô tiara consiste num penteado em que as tranças de raiz estão inseridas em toda parte da frente do penteado, fazendo um espécie de tiara na parte de cima e laterais frontais dos fios. Se você quer inovar ou criar um penteado incrível para uma ocasião especial, basta unir a trança nagô tiara com um rabo de cavalo bem alto! E para finalizar com chave de ouro, pode ainda deixar o visual mais especial fazendo um baby hair.

As tranças afro são uma demonstração de força, estilo e beleza. Além de serem incrivelmente belas, elas podem servir como facilitadoras da transição capilar para muitas pessoas. Se você resolver se aventurar no universo das tranças, lembre-se sempre de cuidar muito bem delas para arrasar por aí esbanjando personalidade através das suas madeixas.

Ah, e se quiser dicas de cuidados para cabelos em geral, ou mais inspirações de penteados para todos os tipos de curvatura, dê uma olhadinha nos outros conteúdos aqui no blog Universo Salon Line, ok?



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
  • Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
  • E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
23 horas ago
View on Instagram |
1/3
Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Qual o melhor tônico de crescimento capilar? Como fazer hidratação para cabelo cacheado ressecado e com frizz? Curtain bangs em cabelo ondulado: o poder da franja cortina Cortes de cabelo feminino médio para você aproveitar em grande estilo Penteados para festa junina que vão inspirar seu arraiá
Pular para o conteúdo