Conheça quais são os tipos de pele e saiba como identificar o seu!!
- 1 de novembro de 2021
- 10:54
- Luana Queiroz
Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? De natureza elástica e resistente, a pele protege todo o corpo e tem como principais funções a regulação da temperatura e umidade e proteção contra agentes externos.
Embora isso seja comum a todas as pessoas, seja a sua pele negra ou branca, existem algumas variações de pele e cada uma delas possui características e cuidados próprios – são os conhecidos tipos de pele. Chegou o momento de saber tudo sobre eles, como cuidar de cada um e como descobrir seu!
Como saber meu tipo de pele?
Para conseguir cuidar da pele corretamente é necessário, primeiro, descobrir qual é o seu tipo de pele. O melhor caminho é buscar um dermatologista para que o profissional faça uma avaliação aprofundada da sua derme e indique os melhores tratamentos.
Mas, também, é possível fazer um teste simples em casa com um lenço de papel! Veja como identificar seu tipo de pele:
- Assim que acordar, pegue um lenço de papel limpo.
- Passe-o no rosto.
- Observe o lenço em um local com bastante claridade.
- Se o lenço ficar limpo, você tem pele normal.
- Se o lenço ficar muito sujo, você tem pele oleosa.
- Se o lenço ficar pouco sujo, você tem pele mista.
- Se o lenço ficar limpo, mas a derme ressecada, você tem pele seca.
- Se o lenço ficar limpo, mas a derme avermelhada, você tem pele sensível.
Tipos de pele: Normal, Seca, Oleosa e Mista
Basicamente, existem quatro tipos de pele e cada um deles tem características que exigem tratamentos próprios. Descubra quais são os tipos de pele:
Pele Normal
A pele normal é um tipo de pele balanceada, em que a produção de sebo e retenção da umidade é equilibrada, tornando-a nem muito oleosa nem muito seca.
Pele Normal: Características
- Boa circulação sanguínea
- Textura aveludada e com viço
- Poros finos
- Sem manchas
- Sem propensão à sensibilidade
Cuidados com a pele normal
- Higienizar com cuidado
- Hidratar regularmente
- Proteger diariamente
- Cuidar da região dos olhos
- Usar produtos em creme ou sérum
Pele Seca
A pele seca é um tipo de pele que não consegue reter água na quantidade necessária e, também, tem uma menor produção de sebo, por isso, é mais ressecada.
Pele Seca: Características
- Aspereza
- Descamação
- Aspecto opaco
- Sensação de rigidez
- Coceira frequente
- Rachaduras
Cuidados com a pele seca
- Higienizar com cuidado
- Hidratar intensivamente
- Proteger diariamente
- Usar produtos em creme ou óleo
Pele Oleosa
A pele oleosa é um tipo de pele que tem alta produção de sebo, ou seja, gordura, que pode ser causada por mudanças hormonais, estresse, uso de medicamentos ou genética.
Pele Oleosa: Características
- Brilho excessivo
- Poros visíveis
- Aspecto pálido
- Propensão a cravos e espinhas
Cuidados com a pele oleosa
- Higienizar sem excessos (para evitar efeito rebote)
- Hidratar regularmente
- Proteger diariamente
- Usar produtos em sérum, gel ou oil-free
Pele Mista
A pele mista é um tipo de pele que é mais oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e mais seca nas bochechas.
Pele mista: Características
- Zona T oleosa
- Poros visíveis na zona T
- Propensão a cravos
- Bochechas mais secas
Cuidados com a pele mista
- Higienizar com cuidado
- Hidratar regularmente
- Proteger diariamente
- Usar produtos em sérum, gel ou oil-free
Estados da Pele
Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, chegou o momento de descobrir outra característica da pele: os estados. Diferente dos tipos de pele que são uma categoria que acompanha as pessoas por toda a vida, os estados de pele são temporários. Assim, alguém que tem pele oleosa pode passar uma fase com a derme mais ressecada.
Alguns são os fatores que influenciam nos estados da pele, como: clima, poluição, medicamentos, estresse ou fatores hereditários. Além disso, o uso de produtos que não são adequados para o seu tipo de pele também pode mudar o estado dela. Conheça cada um:
Pele ressecada
A pele ressecada é um estado em que a derme sofre uma alteração na barreira cutânea, causando uma diminuição na produção de sebo. Isso deixa a pele incapaz de reter água, dando a sensação e aparência de ressecamento. Além disso, a pele ressecada também fica áspera, opaca, frágil e com propensão a rachaduras e descamações.
Pele acneica
A pele acneica é um estado em que a derme fica com poros dilatados, brilho e oleosidade excessiva e textura irregular. A acne é um processo inflamatório que causa a formação de cravos, espinhas e cistos, em consequência da produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas.
Pele sensível
A pele sensível é um estado em que a derme tem maior propensão a reações adversas em contato com algumas substâncias, gerando coceira, vermelhidão, descamação e manchas. Esses episódios comprometem a barreira protetora da derme, deixando-a mais predisposta a irritações e alergias.
Pele madura
A pele madura é um estado em que a derme teve uma redução da produção de colágeno, elastina e hidratação. Efeito que acontece entre os 40 e 50 anos, com a chegada da menopausa, a pele madura sofre com flacidez, rugas, ressecamento e marcas de expressão.
Tipo de Pele: A importância de utilizar produtos adequados
Para quem busca uma pele perfeita, um dos passos mais importantes depois de descobrir o tipo de pele é utilizar produtos adequados. Após a identificação do tipo e o estado que a sua derme possa estar, busque produtos e tratamentos que equilibrem aspectos importantes para a saúde da cútis, como água e sebo, para que ela se mantenha bonita e saudável.
Lembre-se que usar produtos impróprios para o seu tipo de pele pode impactá-la significamente, gerando irritação ou até quadros inflamatórios. Então, para não cair em nenhuma cilada, continue acompanhando os conteúdos aqui do blog sobre o seu tipo de pele!