Conheça os tipos de cabelos e como cuidar de cada curvatura corretamente

  •  Icone Calendario9 de junho de 2021
  •  Icone Relogio 11:45
  •  
  • Thauany Lima
 três mulheres com diferentes tipos de cabelos

Você sabia que não é loucura achar que tem várias curvaturas de cabelo na sua cabeça? Aliás, isso é mais comum do que você pode imaginar! É quase impossível encontrar alguém que tenha apenas um dos tipos de cabelo, principalmente quando falamos de cacheados e crespos, que podem apresentar fios com diferentes texturas.

Nesses casos, é indispensável cuidar dessas curvaturas – principalmente se elas forem mais crespas e ressecadas -, mas também é preciso se atentar ao tipo de cabelo predominante. Se você ainda não sabe qual é o seu principal tipo de cabelo, confira as orientações abaixo e descubra sua curvatura e tratamentos necessários!

Tipo de cabelo 1ABC e 2ABC

Os cabelos de tipo 1 são os mais lisos da tabela capilar. Eles são alinhados e sem volume, e podem ter bastante movimento e brilho quando tratados adequadamente. Os cabelos lisos se dividem em três grupos, A, B e C, sendo o mais liso e chapado considerado o cabelo 1A, o liso mediano é o cabelo 1B e o liso menos alinhado corresponde ao cabelo 1C.

Cabelo liso 1ABC

A segunda curvatura se refere aos cabelos ondulados e, segue uma determinada ordem, sendo o cabelo 2A um ondulado com a raiz mais lisa, enquanto o cabelo 2B tem ondulações com pouco volume e o cabelo 2C com cachos mais abertos e um volume maior na raiz.

Cabelo ondulada 2ABC

Curvatura de cabelo 3ABC e 4ABC

Esses dois tipos de cabelo são os mais saudáveis organicamente, porém, é necessário que a reposição de vitaminas seja feita com frequência para permanecerem com o aspecto sadio.

Na hora de escolher a hidratação capilar é indispensável respeitar o tipo de cabelo para qual será o tratamento, dado que, cada fórmula respeita a particularidade e escassez do modelo de cabelo, como por exemplo, os cabelos lisos.

Normalmente eles não precisam de reposição de óleo. Exceto, os lisos descoloridos ou coloridos. Eles são mais prejudicados devido o processo de mudança de cor e necessitam de máscaras de hidratação com óleo na fórmula.

Diferentemente dos cabelos mais lisos da tabela capilar, os cacheados e crespos são os mais ressecados e carentes de nutrientes e vitaminas. Os cabelos tipo 3ABC são considerados cacheados, trazendo cachos mais definidos, um volume maior e frizz excessivo nos fios.

O cabelo 3A é mais liso na raiz e com cachos mais abertos. Já o cabelo 3B tem cachos mais definidos e um volume maior na raiz do cabelo, por último, o cabelo 3C é mais volumoso, superdefinido e com muito frizz – semelhante ao cabelo crespo tipo 4A.

Para mantê-lo longe do ressecamento é imprescindível submeter os cachos a nutrição semanalmente. Além disso, a hidratação é fundamental nesse tipo de cabelo. Já que é a responsável pelo combate da opacidade, excesso de frizz e falta de movimento.

Cabelo cacheado 3ABC

Os cabelos crespos (4ABC) são os mais ressecados das curvaturas, isso devido aos cachos superfechados e pequenos, o que impede o fluxo do nutriente do couro cabeludo até as pontas.

O cabelo 4A é ressecada e tem cachos pequenos e espirais. Já o cabelo 4B é mais ressecado do que o anterior e com cachos ainda menores e com bastante frizz. Por último, o cabelo crespo tipo 4C é o mais ressecado, frizado e com cachos minúsculos, sendo o mais opaco e carente de nutrientes das categorias.

Cabelo crespo

A aplicação de óleo vegetal, seja na umectação capilar ou máscaras nutritivas, deve ser explorada semanalmente, especialmente no cabelo 4C. Além disso, é ideal que o os produtos de higienização sejam indicados para o tipo de cabelo.

Várias curvaturas de cabelo na transição capilar

A transição capilar é o momento que se interrompe o uso de química de transformação nos fios para deixar o cabelo “florescer” naturalmente. Durante a transição capilar, é muito comum que o cabelo fique com diferentes curvatura de cachos devido aos resíduos de química que ainda estão nos fios.

A raiz do cabelo se encontra natural, no entanto, o comprimento e as pontas ainda estão com sem formato devido à química. O scab hair – fios naturais, mas ainda danificados e com resíduos químicos – também costuma aparecer nesse período, o que acaba dificultando a transição.

Durante todo esse processo de aceitação do cabelo crespo, é indispensável o tratamento do cronograma capilar, ou seja, abusar de hidratação, nutrição e reconstrução com frequência. Esses tratamentos são essenciais para fortalecer e restaurar danos na fibra capilar.

Cabelo em transição

Cabelo com várias curvaturas

Após a transição capilar, o cabelo fica completamente natural, porém a divergência de curvatura do cabelo ainda continua presente nos fios. O ideal é se atentar a sua curvatura preeminente, sem descuidar dos cabelos aleatórios, afinal de contas, eles também são importantes para a saúde do cabelo.

Geralmente quando o cabelo é cacheado alguns fios crespos aparecem no meio das madeixas ou próximas ao contorno do rosto, como na ilustração abaixo.

Cabelo varias curvaturas


Os cuidados com o cabelo devem ser partilhados. Isso significa que é preciso usar produtos tanto para os cabelos com a curvatura predominante, quanto para as outras, já que ambos precisam de atenção.

Gostou das dicas sobre cabelos com várias curvaturas? Que tal observar se você também faz parte desse clube dos cabelos variados? Caso a resposta seja SIM, cuide das curvaturas com muito amor e dedicação para continuarem incríveis!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

Você sabe quais são os tipos de curvaturas de cabelo? Vem que a gente ensina
Pular para o conteúdo