Tipos de cabelos cacheados: guia definitivo da curvatura 3

  •  Icone Calendario4 de maio de 2022
  •  Icone Relogio 11:15
  •  
  • Talitha Benjamin
 Cabelo 3B

Os tipos de cabelos cacheados é predominante entre as brasileiras. Apesar disso, não dá para dizer que todo fio é igual: cada um é único, mas existe uma regra que se aplica para todos eles: madeixas bonitas e saudáveis só são possíveis graças aos cuidados capilares. É normal ouvir por aí que ser cacheada é mais “difícil”, quando, na verdade, as necessidades deste tipo de fio são apenas diferentes. Por conta de seu formato, que favorece o ressecamento, esta curvatura requer uma maior reposição de nutrientes e de água, e também são mais frágeis aos diversos danos externos que podem atingir os fios, como poluição, ferramentas de calor e água quente.

Usar produtos de qualidade e especialmente feitos para os cachos é indispensável para mantê-los sempre saudáveis e bonitos. Além disso, conhecer o seu tipo de curvatura também é essencial, principalmente na hora de definir os cachos. Isto porque cada tipo se comporta de uma forma diferente, com capacidades diferentes de absorção de nutrientes e jeitos diferentes de estilizar.

Para saber tudo sobre o seu tipo de cabelo cacheado, e aprender como cuidar do seu cabelo corretamente, preparamos um guia definitivo sobre a curvatura cacheada para você ter fios impecáveis!

Quais são os tipos de cabelos cacheados?

Para quem está aprendendo sobre os cuidados com o cabelo cacheado agora, a primeira coisa para se saber é que as curvaturas capilares são separadas em quatro categorias: a primeira, curvatura 1, serve para os fios lisos, a 2 para os ondulados, a 3 para os cachos, e a 4 para os crespos. Dentro de cada número, as letras A, B e C representam as acentuações de cada curvatura. Veja abaixo como identificar o seu tipo de fio cacheado.

Cabelo 3A

Tipos de cabelos cacheados cabelo 3A

São os cabelos cacheados mais soltos, marcados por curvas largas com mais dificuldade em manter a sua definição. Podem possuir raiz lisa ou ondulada, com cachos no comprimento. É o cabelo cacheado com menos volume, e também o que sofre menos com o fator encolhimento, que é quando os fios diminuem de tamanho ao secar.

Cabelo 3B

Cabelo 3B

Possui cachos mais fechados, definidos e volumosos do que o cabelo 3A. Sua principal característica são as pontas ressecadas e fios grossos, por isso, podem apresentar mais volume e frizz.

Cabelo 3C

Tipo de cabelos cacheados cabelo 3C

Esta curvatura possui cachos da raiz até as pontas, com curvas mais acentuadas e fechadas. Apresenta bastante volume, frizz, e tem o comprimento e pontas ressecados. O fator encolhimento é marcante neste cabelo, que pode aparentar ser menor do que realmente é. Além disso, tem os fios mais grossos do que as outras curvaturas cacheadas.

Como cuidar dos cabelos cacheados 3A, 3B e 3C?

Como cuidar dos cabelos crespos 3A, 3B e 3C?

A principal característica de todos os cabelos tipo 3 é o ressecamento: como os nutrientes e oleosidade natural viajam pela extensão do fio, a curvatura acentuada dificulta a distribuição, fazendo com que estes fios precisem de mais reposição destes elementos, essenciais para um cabelo bonito e saudável. Por isso, os cuidados com a hidratação e a nutrição são fundamentais para esta curvatura.

Primeiramente, é recomendado que você utilize apenas produtos indicados para cabelos cacheados: atente-se aos rótulos e ingredientes apropriados para os fios dessa curvatura. Uma ótima dica é apostar nos produtos liberados, livres de derivados de petróleos, parafinas, ceras, óleo mineral e silicones insolúveis, e que tenham óleos vegetais e ingredientes naturais em sua composição.

Além disso, os cuidados para evitar o ressecamento também precisam ser constantes: evitar usar água quente, manusear os fios com cuidado para evitar a quebra, hidratar e nutrir sempre que possível também são formas de garantir os cabelos sempre saudáveis.

Cronograma capilar para cabelos cacheados: como adotar uma rotina de cuidados?

A melhor maneira de garantir um cabelo cacheado bonito, hidratado, nutrido e saudável é apostando no cronograma capilar. Trata-se de uma rotina de cuidados capilares contínuos, que você pode fazer em casa algumas vezes por semana, programando-se para suprir todas as necessidades das madeixas.

No cronograma capilar, você conta com três etapas: a hidratação, que será responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, responsável por repor e manter os nutrientes e os lipídios do fio, a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, que vai devolver a massa capilar e reparar os danos do cabelo.

Para criar o cronograma capilar perfeito para o seu cabelo, em primeiro lugar, monte uma tabela com todas as lavagens semanais do seu cabelo (você pode escolher as segundas, quartas e sextas, por exemplo). Depois, separe uma etapa para cada dia, espaçando-as da seguinte forma: as hidratações podem ser feitas várias vezes por semana, enquanto a frequência ideal das nutrições é de uma vez por semana. Já as reconstruções podem ser feitas a cada quinze dias.

Salon Line indica: cronograma capilar para cabelos cacheados

Precisa de uma ajudinha para saber quais produtos vão ser perfeitos para o seu cronograma capilar? A Salon Line preparou kits especiais para montar uma rotina perfeita para os cabelos cacheados, veja:

O Kit Cronograma Capilar SOS Cachos traz a Máscara de Hidratação + Brilho, a Cremáscara 2 em 1 Super Óleos e a Máscara de Tratamento S.O.S Cachos +Poderosos. Com eles, é possível garantir um cronograma capilar completo.

O Kit #todecacho contém três máscaras de tratamento para garantir um cronograma capilar completo: a Máscara de Hidratação #todecacho Babosa, a Máscara de Nutrição #todecacho Coco e a Máscara de Reconstrução #todecacho Vinagre de Maçã que, quando combinadas, proporcionam uma rotina completa de cuidados para os cabelos ondulados, cacheados e crespos.

O Cronograma Capilar Salon Line S.O.S Cachos conta com 1 Máscara de Hidratação Mandioca, 1 Máscara de Reconstrução Vinagre de Maçã, 1 Máscara de Nutrição Argan e 1 Máscara de Força e Crescimento Bambu. Juntas, formam a combinação perfeita para um cronograma capilar que garante fios hidratados, nutridos, reconstruídos, fortes e saudáveis.

Como finalizar o cabelo cacheado?

Como finalizar o cabelo cacheado?

A finalização nada mais é do que o processo que acontece no pós-lavagem. Nela, técnicas e produtos específicos são utilizados para definir as curvas e controlar o frizz e o volume dos fios antes da secagem e, assim, garantir cachos dos sonhos. A finalização do cabelo cacheado combina o gosto pessoal e movimentos direcionados para garantir o efeito que você deseja para as suas madeixas.

Existem diversos tipos de finalização para cabelos diferentes. A fitagem, que é a mais comum e utilizada, consiste em separar os cabelos em fitas — que podem variar de espessura — e estimular os cachos ao pressionar os cabelos de cima para baixo, para que memorizem o formato ondulado. Uma finalização prática e rápida tanto no seu dia de lavagem, como no day after para revitalizar os cachos. Para reproduzi-la, as únicas ferramentas necessárias são os seus dedos e um excelente finalizador, que pode ser um creme de pentear, ativador de cachos ou gelatina da sua preferência.

A fitagem tradicional é a mais popular e fácil de reproduzir, proporcionando todos os benefícios desta técnica de primeira:

  • Passo 1) com os cabelos limpos e úmidos, separe-os em várias seções;
  • Passo 2) pegue o seu creme para pentear ou ativador de cachos preferido e passe uma quantidade considerável sobre a primeira mecha, dividindo-a em fitas com os dedos;
  • Passo 3) amasse as fitas com as mãos em direção a raiz – perceba como cada fita formará um cacho;
  • Passo 4) repita o procedimento em todo o cabelo.

Salon Line indica: finalizador para cabelo cacheado

Para manter os cuidados capilares até na hora da finalização, aposte nos finalizadores da Salon Line: o trio de Cremes para Pentear Hidratação Profunda Salon Line, Super Óleos Salon Line 1L e Reconstrução Intensa Salon Line foram desenvolvidos para turbinar o seu cronograma capilar. Com ativos poderosos eles hidratam, nutrem, dão brilho, eliminam o frizz e definem os cachos.



Comentários

  1. Karina Cunha disse:

    Olá, poderia por favor me ajudar a entender qual meu tipo de cacho…não consigo identificar através das imagens pois ele é um tipo de cabelo cachos fechados porém é fino. E não consigo postar foto aqui.

    1. Salon Line disse:

      Ka, pela tabelinha do post você consegue ver cada tipo de fio e onde ele se encaixa. O cabelo ser mais fino ou mais grosso não altera, só precisa ver o formato dele, se for cacho mais fechado, provável que esteja entre as curvatura 3ABC. E é normal que nossos cabelos tenham mais de uma curvatura, viu?!!

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
15 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
22 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo