loader image

Cursos de curta duração valem a pena?

  •  Icone Calendario9 de março de 2023
  •  Icone Relogio 11:41
  •  
  • Carol Andrade
 Mulher negra, com tranças box braids, sentada em uma mesa, com um notebook e uma folha de anotações, fazendo um curso de curta duração à distância

Cursos de curta duração podem ser uma ótima alternativa para quem quer adquirir novas habilidades e técnicas. Conheça as vantagens!

Você sente no cotidiano do seu trabalho que precisa conhecer mais sobre determinada técnica? Acredita que uma nova habilidade pode trazer vantagens para concorrer a uma vaga de emprego? Um curso de curta duração pode ser uma ótima alternativa para você!

O mercado de trabalho está em constante transformação e a cada dia mais competitivo. Tecnologias mais avançadas, aprimoramento de técnicas e novas tendências de mercado surgem sempre. Todo profissional precisa se atualizar e a necessidade de adquirir conhecimentos de forma rápida é cada vez mais necessária.

Se você precisa de novos aprendizados na sua área de trabalho, ou ainda, pretende ampliar as habilidades para áreas relacionadas, entenda como cursos de curta duração podem valer muito a pena.

O que são cursos de curta duração?

Cursos de curta duração são aqueles em que as cargas horárias são mais reduzidas. O período pode variar, e existem cursos de poucas horas, até cursos que duram semanas ou alguns meses.

Eles se contrapõem a cursos de longa duração como, por exemplo, graduações ou pós-graduações que são realizadas, em média, de 18 meses a 4 anos. Nestes, a formação é mais ampla, aprofundada, e engloba diversas áreas de conhecimento.

Os cursos de curta duração oferecem formações mais específicas e técnicas mais direcionadas. Entre os exemplos estão um curso de “Excel básico”, focado no aprendizado das técnicas de um programa específico, ou ainda, um curso de “Marketing digital para pequenas empresas”, direcionado a um tema e nicho.

Podem ser oferecidos na modalidade presencial ou online, o que permite um acesso mais amplo e maior flexibilidade para serem cursados. Em ambas as modalidades, é preciso criar uma rotina de estudos, para conciliar o trabalho com os estudos e aproveitar ao máximo a oportunidade.

Existem vantagens de fazer cursos presenciais e vantagens de fazer cursos online. Cada um tem uma especificidade, mas destacamos nos cursos presenciais a maior possibilidade de interação com professores e colegas, a atenção dedicada, e nos cursos onlines a flexibilidade de horários de estudos e redução de custos.

Vantagens dos cursos rápidos

Para quem tem pouco tempo ou precisa de um aperfeiçoamento, cursos rápidos apresentam muitas vantagens. Tempo é algo precioso, e quem tem uma rotina corrida, trabalha, empreende e cuida das tarefas domésticas, sabe o quanto cada minuto deve ser valorizado. Estes cursos podem ampliar contatos, melhorar o currículo e ainda economizar dinheiro. Confira as principais vantagens:

  1. Novas oportunidades de trabalho: Quem participa de um curso de curta duração, acrescenta novas habilidades e experiências ao currículo. Com isso, novas oportunidades de trabalho podem surgir ou é possível estar um passo à frente dos concorrentes.
  2. Aumento da rede de contatos: Cursos rápidos são ótimas oportunidades para ampliar o “networking”. Espaços como estes proporcionam trocas com profissionais da mesma área de atuação, com professores e até mesmo concorrentes, o que contribui para troca de experiência, de dicas, e pode inclusive possibilitar novas relações de trabalho.
  3. Novos aprendizados: Teorias inovadoras e atualizadas, novas técnicas ou expertise em softwares. Em cursos como estes, novos aprendizados são adquiridos, o que melhora o currículo e o cotidiano do trabalho.
  4. São mais acessíveis: Para quem não tem muito tempo para se matricular em um curso longo, ou mesmo não tem muita verba para investir, cursos rápidos são uma economia de tempo e dinheiro.
  5. Foco em habilidades práticas: Uma das grandes vantagens de cursos rápidos é a possibilidade de aprender técnicas, ferramentas e softwares que serão úteis no seu dia a dia no trabalho. Cursos assim costumam ter foco direcionado, e contribuem para o aprendizado de novas habilidades profissionais.

Ficou interessado em fazer um curso de curta duração? Confira quais são mais necessários para sua área! São boas oportunidades de crescimento profissional que podem fazer diferença na sua carreira. No modo online existem muitos cursos gratuitos ou mesmo com preços acessíveis. E, importante! Não esqueça de checar as avaliações, de conferir se o curso emite um certificado – e se é reconhecido por instituições, e também se o corpo docente é qualificado e possui a infraestrutura necessária para o que ele oferece.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo