loader image

Romantizar a vida: o que dá para aprender com a trend do TikTok?

  •  Icone Calendario13 de abril de 2023
  •  Icone Relogio 10:25
  •  
  • Talitha Benjamin
 livro aberto sobre cobertor junto com uma maça e óculos

Romantizar a vida é a trend do tik tok que surgiu durante a pandemia, mas será que dá para romantizar tudo na vida? Confira na matéria

O surgimento das redes sociais caiu como uma bomba no estilo de vida de todos nós. Atualmente, é impossível escapar das tendências que surgem nessas redes e do impacto que elas exercem sobre a nossa vida. As roupas que usamos, produtos que desejamos e até mesmo os nossos hábitos diários, muito disso é pautado pelo conteúdo produzido por usuários dessas plataformas – você já deve ter esbarrado em vídeos esteticamente impecáveis de pessoas arrumando suas camas, organizando a casa ou guardando as compras do supermercado. 

Assistir o recorte mais agradável da vida de outras pessoas pode ser uma fonte de entretenimento bem viciante, e também prejudicial, afinal, é inevitável fazer comparações. Por isso, de uns tempos para cá, algumas trends dos aplicativos têm nos convidado a fazer reflexões mais profundas, que podem mudar a nossa forma de pensar e ver o mundo. Uma delas é a trend romanticize life”, que, em tradução literal, significa “romantizar a vida”, que convida todos os usuários a fazerem exatamente isso: enxergar o romance e a beleza ao seu redor. 

Sobre o que é a trend “romantizar a vida”?

A tendência “romanticize life” surgiu no período pandêmico, com vídeos e fotos nas redes sociais que buscavam apresentar aspectos simples do cotidiano de uma forma a acentuar a beleza e prazer em elementos mundanos. Exemplos desse tipo de conteúdo envolve paisagens pitorescas, estilos de vida esteticamente agradáveis e momentos de alegria e felicidade, verdadeiros ou encenados, mas com o objetivo de apresentar aspectos simples de forma romantizada.

Com o crescimento de sua popularidade nas redes, a frase “romantize sua vida” passou a ser um chamado para os usuários apreciarem os aspectos simples de suas rotinas, fazendo o exercício de ver beleza e romance em coisas mundanas ao seu redor. Basicamente, romantizar a vida é focar nas coisas boas do presente, ao invés de idealizar o que não é acessível. 

Apesar de muitos conteúdos da trend focarem apenas no visual e estético, que é o que engaja e viraliza, muitos outros conteúdos trazem a reflexão: nas redes, você vê apenas o recorte mais bonito e agradável da vida e da rotina das pessoas, então, por que não fazer o mesmo com a sua?

Afinal, é possível romantizar a vida?

Se a trend sugere, por definição, que romantizar a vida é ver beleza em pequenos aspectos do cotidiano, então, sim, é possível. A trend, inclusive, compartilha o mesmo conceito com a prática de mindfulness, um estado mental que busca prestar atenção no presente, com uma mentalidade aberta, curiosa e sem julgamentos. Ambas as práticas envolvem o esforço de estar sempre no presente e engajado com a sua vivência atual, sem deixar pensamentos, emoções ou estímulos externos atrapalharem. 

Ao praticar o mindfulness, e adotando a mentalidade de “romantizar a vida”, é possível aprender a apreciar coisas simples, aumentando a sensação de bem-estar. No entanto, a trend também pode promover uma espécie de escapismo, quando passamos a evitar e a ignorar a nossa realidade, particularmente os aspectos negativos e os desafios que precisamos encarar. Essa “positividade tóxica”, na realidade, é o oposto do que prega o mindfulness, que nos incentiva a encarar todos os aspectos do presente, incluindo os difíceis. 

É importante encontrar o equilíbrio: enquanto romantizar nosso cotidiano é benéfico, agradável, e pode gerar um conteúdo lindo nas redes sociais, encarar a realidade e as dificuldades é necessário para podermos enfrentá-las de forma direta e efetiva, e no processo, adquirir aquela felicidade que não transcende a tela, mas é sentida de forma bem real. 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
23 horas ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo