loader image

Saiba tudo sobre reposição de massa capilar e aprenda como fazer

  •  Icone Calendario10 de agosto de 2022
  •  Icone Relogio 15:46
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Saiba tudo sobre reposição de massa capilar e aprenda como fazer

A reposição de massa capilar é um tratamento indispensável quando o assunto é recuperar a saúde dos fios. Aprenda como e quando você deve fazer!

Se seus cabelos estão ressecados ou sem vida por conta de procedimentos químicos e coloração significa que você precisa saber o que é reposição de massa capilar. Entenda o que é, e aprenda a realizar esse procedimento de preferência sem sair de casa. Vamos lá!

O que é reposição de massa capilar?

O que é reposição de massa capilar?

A reposição de massa capilar é indicada para recuperar a parte externa dos fios, especialmente após procedimentos como a descoloração, que elimina o pigmento dos cabelos, deixando-os – algumas vezes – quebradiços e com frizz. 

Ao fazer a reposição é possível devolver às madeixas as substâncias perdidas na descoloração e em processos químicos como relaxamento. Assim, ao repor a massa dos cabelos eles ficarão com níveis de oleosidade controlados e com as cutículas fechadas. O resultado são cabelos mais brilhantes e sem frizz. 

Por fim, ao aplicar bons produtos para reposição de massa capilar é possível nutrir os fios de fora para dentro e devolver a eles as vitaminas perdidas nas idas e vindas ao salão de cabeleireiro. 

Mas afinal, reposição de massa capilar é a mesma coisa que reconstrução?

Mas afinal, reposição de massa capilar é a mesma coisa que reconstrução?

Essa é uma dúvida constante e muitas pessoas acreditam que a reposição de massa capilar é a mesma coisa que reconstrução, o que não é verdade! Ambos os procedimentos visam restaurar a beleza e saúde dos fios, mas a reconstrução é indicada para recuperar a fibra capilar. 

Assim, enquanto a reposição de massa restaura a parte externa dos fios – fechar cutículas, hidratar, resgatar a oleosidade saudável dos fios e nutri-los com algumas vitaminas; a reconstrução é ideal para fortalecer a parte interna, a fibra capilar. 

Por isso, enquanto a reposição é indicada para fios descoloridos e que tiveram sua parte externa danificada e sem vida, a reconstrução é indicada para fios quebradiços, com queda acentuada e que precisam ter sua estrutura interna fortalecida para crescer ou deixar de cair.

O que causa perda de massa capilar?

O que causa perda de massa capilar?

A perda de massa capilar pode ser causada por diferentes motivos, mas esse quadro é causado majoritariamente por procedimentos estéticos que enfraquecem o fio:

  • A descoloração é a número 1 quando se apontam as causas para a perda de massa dos cabelos, pois ela retira o pigmento, a oleosidade e os nutrientes dos fios;
  • O uso constante de ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss; 
  • Recorrência de procedimentos como relaxamento, progressiva e tintura;
  • Exposição excessiva aos raios UV e à água do mar. 

É importante pontuar que não são os raros os casos de cabelos que, de tão danificados, precisam ser submetidos a reconstrução capilar e também a reposição de massa. A boa notícia é que ambos os tratamentos podem ser feitos em casa e apresentam ótimos resultados. 

Principais ingredientes repositores de massa

Principais ingredientes repositores de massa

Antes de saber como fazer reposição de massa capilar é importante conhecer os principais ingredientes que devem estar presentes nos produtos usados:

  • Shampoo para reposição de massa capilar: O principal ingrediente para a recuperação da massa capilar no shampoo é o ácido hialurônico, que preenche a fibra capilar e fortalece os cabelos. É um ingrediente usado também na reconstrução dos fios;
  • Creme para reposição de massa capilar: Nos cremes, a junção do ácido hialurônico e do D-Pantenol faz milagres, pois o primeiro recupera a fibra e o segundo nutre o fio com vitamina B5 e revitaliza a massa fechando as cutículas e fortalecendo os fios;
  • Máscara de reposição de massa capilar: A máscara deve ter textura mais firme para que possa aderir aos fios e conter ingredientes como vitaminas e o ácido hialurônico. Prefira produtos sem sal e sem parabenos para não agredir mais o exterior dos fios. 

Outra dica de ouro é escolher os produtos não apenas pelos ingredientes, mas também considerar a formulação ideal para os seus cabelos: com ou sem cachos, lisos ou ondulados, e assim por diante, para que os cremes possam agir normalizando os fios da maneira adequada. 

Aprenda como repor a massa do cabelo em casa

Aprenda como repor a massa do cabelo em casa

Não é difícil fazer reposição de massa capilar em casa: basta ter os produtos corretos e se planejar, pois apenas uma aplicação da máscara, por exemplo, trará resultados imediatos, mas não a correção total dos fios, que só é alcançada com a persistência do tratamento.

Por isso, é essencial fazer um cronograma capilar para reposição de massa que inclui a adoção de produtos voltados para essa finalidade e sua aplicação periódica. Nossa sugestão para uma boa reposição de massa capilar caseiro é:

  • Preparar um cronograma para 30 dias. Toda semana (dentro de 1 mês) você fará 3 máscaras no cabelo. Assim, a aplicação deste produto será realizada a cada dois dias; 
  • O uso do shampoo e condicionador para reposição capilar deve ser feito a cada lavagem, é a constância que irá nutrir os fios a fim de recuperar sua aparência e saúde; 
  • Você pode usar uma receita de reposição de massa capilar no tratamento para desde que elas sejam confiáveis e seguras para os fios; 
  • É importante pontuar que é um mito que a reposição de massa capilar alisa o cabelo, pois ela não altera a estrutura dos fios e dos cachos. 

Com que frequência usar o repositor de massa?

Produtos como shampoo e condicionadores para reposição de massa podem ser usados a cada lavagem dos cabelos, porém procedimentos como hidratação não precisam ser realizados com frequência. 

Durante seu cronograma de cuidados, é ideal que ela seja feita uma vez a cada dois dias por cerca de 15 a 30 minutos, mas quando os fios se normalizam, basta repetir esse procedimento a cada duas semanas para manutenção da saúde dos cabelos. 

Além disso, opte por produtos voltados para recuperar a massa capilar somente quando os cabelos sofrerem danos em sua parte externa, principalmente se eles forem descoloridos, relaxados ou pigmentados por longos períodos. Do contrário, você não precisa se preocupar.

Dicas de produtos para reposição de massa capilar

A Salon Line conta com produtos exclusivos para que você possa tratar e fazer a reposição de massa capilar passo a passo. Confira:

Esse kit é voltado para as onduladas, cacheadas e crespas e conta com shampoo, condicionador e creme de pentear de uso diário, uma máscara para fazer uma boa hidratação para reposição de massa capilar e um ativador de cachos para finalização. 

Para fazer o tratamento, lave os cabelos com shampoo e condicionador, enxágue, seque com uma toalha e aplique a máscara. Deixe agir por cerca de 25 minutos, enxágue e finalize com o ativador de cachos. Se os fios estiverem muito secos, misture uma colher de óleo de coco na máscara antes de aplicá-la nos fios. Evite secar com secador e não durma com os fios molhados;

Esse kit é voltado para lisas e alisadas e conta com shampoo, condicionador, máscara e defrizante spray protetor térmico, um conjunto completo para reposição de massa capilar Salon Line e formulado especialmente para lisos naturais ou relaxados. 

Para fazer o tratamento, lave os cabelos com shampoo e condicionador, enxágue, seque com uma toalha e aplique a máscara. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e deixe secar naturalmente. Se quiser potencializar a máscara, adicione uma ampola de complexo de vitamina B. Por fim, finalize com o defrizante e, se usar secador, mantenha-o a 15 cm de distância dos fios. 

O Spray Repositor de Massa Meu Liso + Volume é a nossa dica bônus para as lisas que desejam recuperar o volume dos cabelos após procedimentos de descoloração. Ele também é ideal para cabelos relaxados que ficaram “escorridos”. Aplique o produto antes de lavar os fios para deixá-los resistentes e saudáveis, mas apenas quando não for aplicar a máscara, ok?!

A reposição de massa capilar não é um bicho de sete cabeças e seus resultados são essenciais para a saúde capilar. Faça e comprove a saúde dos seus fios.



Comentários

  1. Ivanilda P. Gomes disse:

    Muito obrigada pelas dicas. Tem certeza que vou recuperar massa do meu cabelo. Gratidão.

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo