Conheça o realinhamento capilar e os benefícios dessa técnica
- 23 de setembro de 2022
- 12:00
- Luana Queiroz
Buscando um procedimento que reduz o volume, controla o frizz, alisa os fios, mas sem prejudicar a saúde deles? Se você é adepta dos alisamentos ou quer experimentar uma nova forma de vivenciar suas madeixas, o realinhamento capilar tem tudo para ser a sua escolha entre os métodos de alisamento.
Essa técnica promete fios mais lisos e controlados sem a necessidade de usar produtos químicos, como o formol, que podem causar danos para a saúde. Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é o realinhamento capilar e como adotar madeixas mais lisas com ele.
O que é realinhamento capilar?
O realinhamento capilar é uma técnica que promove, como o nome sugere, o alinhamento dos fios sem o uso de químicas nocivas, como o formol, um velho conhecido de quem faz escova progressiva.
Assim, sem riscos à saúde e maiores danos ao cabelo, o realinhamento capilar controla os fios arrepiados, reduz o volume e ainda aumenta a camada protetora deles, prevenindo danos futuros. Além disso, ele pode ser usado por cacheadas e crespas para um alinhamento capilar com maior definição dos cachos.
Esse alisamento mais suave acontece por causa dos produtos para realinhamento capilar utilizados, que possuem aminoácidos semelhantes aos que existem na fibra capilar, que selam as cutículas dos fios, permitindo fios mais lisos e alinhados.
Benefícios do realinhamento no cabelo
Quem opta pelo realinhamento dos fios dá adeus aos fios rebeldes e ganha um cabelo com menos volume e muito mais brilho! Mas esses não são os únicos benefícios que a técnica traz para os cabelos. Ao fazer o realinhamento dos fios, você pode:
- Escolher entre alisamento ou definição dos cachos.
- Usar outros procedimentos no cabelo, como coloração.
- Combater as pontas duplas e ressecamento.
- Prevenir a porosidade capilar.
- Evitar maiores danos, já que essa técnica não utiliza formol.
- Promover nutrição aos fios pela aplicação de produtos que contêm aminoácidos.
Como é feito o realinhamento capilar?
O realinhamento capilar é feito em algumas etapas simples, que vão garantir o efeito liso. Para realinhar os fios, você precisa seguir os seguintes passos:
- Lave o cabelo com shampoo antirresíduo para uma limpeza profunda e abertura das cutículas, que vão garantir uma melhor penetração do produto;
- Enxágue e tire o excesso de água dos fios;
- Divida o cabelo em mechas;
- Aplique o produto para realinhamento capilar em cada uma das mechas;
- Deixe o produto agir por alguns minutos (veja o tempo indicado pelo fabricante);
- Seque todo o cabelo com o secador;
- Por fim, use a chapinha para selar e alisar os fios.
Caso você tenha os fios cacheados ou crespos e queira ter um alinhamento dos fios, mas sem alterar muito o cabelo, mantendo os cachos, a etapa da chapinha deve ser descartada.
Dúvidas frequentes sobre alinhamento dos fios
Antes de experimentar o realinhamento capilar, é muito importante tirar algumas dúvidas que costumam surgir sobre essa técnica. Vem saber mais:
Realinhamento alisa o cabelo?
O realinhamento é uma técnica que reduz o frizz e o volume dos fios, deixando-os mais alinhados. Ou seja, esse procedimento promove um alisamento suave, justamente por não utilizar substâncias químicas.
Quanto tempo dura o efeito do realinhamento capilar?
Por não ser um procedimento permanente e que usa substâncias químicas, o realinhamento capilar tem uma durabilidade menor que outros tipos de alisamento, como a escova progressiva, e dura de 2 a 3 meses.
O realinhamento capilar estraga o cabelo?
Por ser um método de alisamento que não utiliza produtos químicos, como o formol, o realinhamento capilar não estraga o cabelo. Aliás, ele pode até contribuir para a nutrição dos fios.
O realinhamento dos fios tem formol?
Para alinhar os fios, o realinhamento faz uso da combinação de aminoácidos e alta temperatura, sem a necessidade de aplicação de formol ou qualquer outra química.
Realinhamento Capilar x Escova Progressiva
Na hora de buscar uma opção de como alinhar os fios do cabelo, é comum fazer uma comparação entre técnica e resultado do realinhamento capilar com a escova progressiva. Embora, em alguns tipos de cabelo, o resultado do realinhamento de fios e da progressiva sejam parecidos, são métodos diferentes.
Por não fazer uso do formol e outras substâncias químicas e nocivas à saúde, o realinhamento capilar não altera a estrutura dos fios, como ocorre com a escova progressiva. Outro ponto é que, diferente da progressiva, o realinhamento recupera a fibra capilar, diminuindo a porosidade do cabelo e o frizz, deixando os fios mais saudáveis.
Ou seja, diferente de outros métodos de alisamento que fazem uso de produtos químicos, como o formol na escova progressiva, o realinhamento capilar utiliza do poder dos aminoácidos, proteínas e vitaminas, somados à alta temperatura das ferramentas de calor, para reduzir o volume e alinhar os fios sem danos e agressões.
Com isso, quem escolhe pelo realinhamento capilar não ganha apenas fios mais alinhados, sem frizz e com menos volume, mas ainda melhora o aspecto e saúde do cabelo, de dentro pra fora!
Manutenção do realinhamento capilar
Uma das vantagens do realinhamento de fios é que não é necessário esperar vários dias para lavar ou prender o cabelo. Mas para usufruir dos benefícios do realinhamento por mais tempo, você deve manter alguns cuidados e usar produtos certos para o efeito que deseja.
Na rotina capilar diária, aposte na Linha Meu Liso Muito + Liso, que contém amido de milho, proteína de trigo e aminoácidos que garantem um efeito liso chapado, alinhamento perfeito dos cabelos e ação antifrizz.
E quando for usar secador e chapinha, nunca esqueça o Defrizante Meu Liso Muito + Liso, para garantir cabelos extremamente lisos e saudáveis, sem volume e sem química, além da proteção térmica, selagem das pontas e combate ao frizz.
Agora, que tal tirar todas as suas dúvidas sobre o universo dos fios alisados? Vem descobrir os mitos e verdades sobre o alisamento capilar!