loader image

Raios UV: benefícios e malefícios para a saúde da pele do rosto

  •  Icone Calendario20 de junho de 2022
  •  Icone Relogio 11:10
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher branca tomando sol na praia, com um chapéu para proteção contra os raios uv

Preparamos um conteúdo para você entender o que são os raios uv, e como aproveitar o sol de forma saudável. Confira já!

Nos cuidados com a pele, a proteção solar é uma das etapas mais importantes, sendo indispensável na skincare diária, independentemente da estação do ano. Mas na hora de se proteger dos raios UV, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que alguns conceitos significam e o que eles fazem exatamente na pele. Afinal, o que são os raios UVA e UVB? Apenas o protetor solar protege a pele da radiação solar? Os raios UV só fazem mal?

Entenda essas e outras questões sobre a radiação solar, a ação dos raios UV na pele e todos os métodos de proteção que você pode utilizar para aproveitar apenas os benefícios do sol na sua pele!

O que são raios UV?

Os raios UV, também conhecidos como radiação ultravioleta, dizem respeito a toda radiação eletromagnética que tem comprimento de onda entre entre 200 e 400 nanômetros (nm) e de frequência maior que a luz visível.

De toda a energia que o sol produz e que chega à superfície da Terra, mais ou menos 9% corresponde à radiação ultravioleta – sendo os raios UV a radiação mais energética emitida por essa estrela. O conceito “ultravioleta” é utilizado porque a cor violeta é a que tem a maior frequência que a visão humana pode enxergar.

Qual o perigo dos raios UV?

Embora o sol seja importante para a vida humana, a exposição prolongada aos raios UV na pele causam diversos danos, podendo gerar impactos em diversos níveis. Os raios UVA e UVB estão presentes em qualquer estação do ano e representam 95% da radiação que atinge o corpo e o rosto.

Assim, os raios UV, presentes em praticamente todos os dias, podem gerar danos na pele a todo momento, como queimaduras, manchas solares, alergias, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele.

O que bloqueia os raios UV?

A proteção contra raios UV precisa fazer parte da rotina, seja no verão ou no inverno, já que o sol é um grande vilão para a saúde cutânea. Mas você sabia que além do filtro solar existem outros meios para criar uma barreira protetora contra a radiação ultravioleta? Descubra como bloquear os raios UV e manter a sua pele protegida!

Mulher branca na praia, com o desenho de um sol nas costas, feito com protetor solar

  • Protetor solar

Com, no mínimo, FPS 15, o protetor solar é o maior aliado contra os raios UV e deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar todos os dias. Além disso, a reaplicação é fundamental para manter a barreira protetora eficaz, sendo necessária a cada 4 horas – mas em casos de exposição constante e prolongada, como na praia, a reaplicação deve ser a cada 2 horas.

  • Óculos de sol

Os olhos também podem sofrer com a radiação ultravioleta, sendo necessário o uso de óculos de sol adequados. Para isso, procure o acessório que tenha lentes com 100% de proteção aos raios UV e, ainda, uma armação que se ajuste bem ao rosto para que a luz solar não passe pelas laterais.

  • Chapéu

Para contribuir com a proteção ocular e da pele do rosto, um chapéu é uma boa opção. Prefira aqueles que tenham abas mais largas para ter uma maior barreira e, assim, uma área maior será protegida.

  • Guarda-sol

Principalmente na praia, o uso de guarda-sol é uma proteção a mais contra os raios UV. Para escolher o seu, busque aqueles feitos de poliéster com aplicação silver (uma proteção prateada), pois esses modelos aumentam o fator de proteção em até 90%.

  • Roupas com proteção UV

Com o avanço da tecnologia têxtil, já é possível encontrar peças de vestuário com fotoproteção, como roupas de banho, camisetas e até chapéus e bonés. Aliado ao filtro solar, as roupas com proteção UV conferem uma camada a mais de cuidado contra a radiação ultravioleta.

O que são raios UVB e UVA?

A radiação ultravioleta emitida pelo sol é dividida em tipos, de acordo com o comprimento de suas ondas, e os raios UVB e UVA são os mais conhecidos. Conheça um pouco de cada um dos tipos de radiação ultravioleta e como eles agem na sua pele.

Raios UVA

Os raios ultravioleta A são os com maior incidência na superfície terrestre e estão presentes durante todo o dia, desde o nascer até o pôr do sol, em todas as estações do ano, incluindo dias nublados e com baixa luminosidade. Esse é o tipo de raios UV mais prejudicial à saúde humana e o que gera os danos mais severos.

Raios UVB

Os raios ultravioleta B têm maior incidência nas estações mais quentes do ano e chegam até nós das 9h às 16h. Mesmo com menor impacto, ainda geram danos significativos na pele, como queimaduras e vermelhidão após a exposição solar.

Efeitos positivos dos raios UV

Mulher negra, de cabelo cacheado, na praia, usando óculos de sol

Quando o assunto é radiação ultravioleta, muita se fala dos danos causados pelos raios UV e da importância de se proteger completamente do sol. Mesmo que a superexposição ao sol seja prejudicial, existem alguns efeitos positivos dos raios UV para o corpo como um todo, sabia? Descubra agora:

  • Fonte de vitamina D

A exposição moderada e com proteção aos raios UV é uma importante fonte de vitamina D, nutriente que regula o metabolismo do cálcio, da secreção de insulina, da pressão sanguínea, da imunidade e da propagação celular.

  • Tratamento de pele

Algumas condições de pele podem ser tratadas com os raios UV através de procedimentos como a fototerapia. Algumas doenças que podem ser controladas com a radiação ultravioleta: eczema, dermatite, raquitismo, esclerodermia atópica e localizada, icterícia, psoríase e vitiligo.

  • Bem-estar

Com a produção da vitamina D promovida pela exposição aos raios UV vem junto a produção da serotonina, popularmente conhecida como hormônio da felicidade. Associada ao humor e comportamento, a serotonina contribui para a regulagem do sono, apetite, memória, ritmo cardíaco e temperatura do corpo.

  • Bronzeamento

Com moderação e proteção, expor-se aos raios UV aumenta a produção de melanina, pigmento natural produzido pelo corpo que dá cor à pele. Esse aumento de melanina gera o bronzeado, que além da mudança de cor também protege a pele de danos.

Efeitos negativos dos raios UV

Mesmo com tantos benefícios, a radiação ultravioleta causa diversos danos para o corpo humano, principalmente na pele. Veja alguns motivos para você proteger a sua pele diariamente:

  • Queimadura solar

É corriqueiro casos de superexposição solar sem proteção que deixam a pele vermelha, ardendo e, pouco tempo depois, com descamação. Essas são as características das queimaduras causadas pelos raios UV, que podem ter diferentes níveis, sendo divididas entre queimaduras de 1°, 2° e 3° grau.

  • Melasma

Caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, o melasma é um dano bem comum em quem se expõe à radiação ultravioleta sem proteção. Podendo atingir homens e mulheres, o melasma acontece porque os raios UV estimulam a produção dos melanócitos, células da pele que são responsáveis pela pigmentação.

  • Fitofotodermatose

A soma dos raios UV e outras substâncias pode gerar danos à pele e a fitofotodermatose é um exemplo disso. Esse é um tipo de dermatose (reação alérgica) que desenvolve manchas quando a pele é exposta ao sol tendo uma substância em sua superfície, como o suco de frutas cítricas.

  • Queratose actínica

Doença causada pela exposição exagerada ao sol sem proteção, a queratose actínica tem como característica o surgimento de pequenas feridas vermelhas com aspecto endurecido e áspero, que podem se expandir pelo corpo e que não desaparecem. Embora, na maior parte dos casos, seja uma doença que não apresente risco à saúde, 20% deles podem se agravar para um câncer de pele.

  • Câncer de pele

O câncer de pele é o dano mais grave na lista de efeitos negativos dos raios UV e o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. Tumor que atinge a pele, esse tipo de câncer tem como principais fatores de risco a exposição prolongada e repetida ao sol sem proteção adequada.

Como se proteger dos raios UV?

Uma coisa é certa: não dá pra fugir do sol e a incidência da radiação ultravioleta está impactando a sua pele todos os dias. Mas você deve fazer a sua parte e proteger a derme para aproveitar apenas o que o sol tem de bom! Confira nossa lista de cuidados contra os raios UV:

  • Aplique protetor solar diariamente, em qualquer estação do ano e até em dias nublados;
  • Reaplique o filtro solar no tempo adequado (a cada 4 ou 2 horas) ou quando a transpiração for excessiva;
  • Use acessórios protetores, como óculos escuros e chapéus;
  • Invista em roupas com proteção UV quando for fazer atividades ao ar livre;
  • Evite a exposição solar nos horários de maior incidência da radiação ultravioleta (entre 10h e 16h);
  • Na praia ou piscina, tenha atenção redobrada e, sempre que possível, fique embaixo de um guarda-sol;
  • Inclua na rotina de cuidados com a pele produtos de skincare com proteção UV, como um creme hidratante com FPS;
  • Observe atentamente marcas na sua pele, como pintas e manchas suspeitas;
  • Consulte regularmente seu dermatologista, procurando-o, no mínimo, uma vez ao ano.


Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo