loader image

Aprenda como finalizar o cabelo crespo e conquistar vários resultados

  •  Icone Calendario29 de março de 2023
  •  Icone Relogio 09:00
  •  
  • Talitha Benjamin
 mulher negra com cabelo crespo finalizado

Saber como finalizar o cabelo crespo é essencial para ter os fios do jeito que você adora. Acesse e aprenda com as melhores dicas e técnicas!

Já existiu uma época em que a pressão social obrigava as pessoas a abdicarem da sua curvatura natural, principalmente para aquelas que tinham fios crespos. Felizmente, o mundo muda e evolui, e hoje, podemos dizer que o cabelo crespo é visto de uma forma totalmente diferente: não apenas isso, mas assumir os fios naturais também virou um ato de coragem e empoderamento, um abraço à beleza natural dos cabelos. 

Com a aceitação, veio a necessidade de aprender muito mais sobre os cuidados dos cabelos, e claro, como deixá-los sempre bonitos e radiantes. E se você não sabe, vamos já adiantar o mais importante de todos: a finalização. Afinal, é através dela que você obtém definição, controle de volume (menos ou mais, como você preferir), e de forma geral, aquele cabelão poderoso das crespas. Por isso, saber como finalizar o cabelo crespo é essencial para ter os fios do jeito que você adora. 

Sabendo da importância dessa etapa, e para ensinar você todas as técnicas e segredos, a Salon Line preparou um guia definitivo da finalização, bem completo e com os produtos que não podem faltar nessa etapa. Então vem a gente, e se liga nas dicas. 

Tipos de cabelo crespo: qual é a sua curvatura?

Quando falamos de curvatura do cabelo, existem quatro níveis. O cabelo crespo corresponde ao último grau, que chamamos de cabelo tipo 4. O espiral do fio é bem mais fechado, em formato de um S e, por isso, a oleosidade natural do couro cabeludo percorre o comprimento do fio com mais dificuldade. Não à toa, você pode perceber que o cabelo crespo é mais ressecado, e sofre mais com o frizz do que as outras curvaturas. 

Além disso, o cabelo crespo também sofre com o que chamamos de fator encolhimento, o que significa que ele aparenta ser menor do que realmente é. Veja abaixo algumas características mais detalhadas sobre o cabelo crespo: 

Cabelo crespo 4A

mulher de cabelo crespo tirando foto com o celular

Possui cachos e ondas fechadas e bem definidas, enxergadas com facilidade. Cacheia com facilidade. 

Cabelo crespo 4B

mulher negra de cabelo crespo com acessório

Máximo volume e cachos muito unidos, com o fio mais fino e fragilizado. Precisa de hidratação e nutrição constante. 

Cabelo crespo 4C

mulher negra com cabelo crespo finalizado

Sem definição em espiral e com muito volume, com alguns fios em formato de zigue-zague. É o fio que mais sofre com o fator encolhimento. 

Todos esses fatores são importantes para aprender a finalizar esse tipo de curvatura, já que lidar com eles interfere diretamente no resultado do cabelo finalizado. 

5 dicas de como finalizar o cabelo crespo

Seja você é adepta de um visual bem definido ou não, com pouco ou muito volume, a finalização é a etapa essencial para obter o resultado que você curte. Veja abaixo 5 dicas preciosas para um crespo poderoso:

Encontre o finalizador para cabelo crespo ideal

Para obter a finalização ideal, o primeiro passo é escolher um finalizador desenvolvido especialmente para o seu tipo de cabelo. A Salon Line possui diferentes tipos de finalizadores feitos sob medida para o cabelo tipo 4, fique de olho! Depois, atente-se ao rótulo para obter o efeito desejado: controle de frizz, volume máximo, definição extrema, etc. 

Aposte em diferentes finalizações

Há diversas maneiras de finalizar as madeixas: diferentes técnicas trazem diferentes resultados. A mais indicada para cabelos cacheados e crespos é a fitagem, já que ela garante uma definição mais completa de mechas individuais e ativa o cacho com mais efetividade. Mas lembre-se: nem todo cabelo se comporta da mesma forma, por isso, o ideal é experimentar jeitos diferentes até encontrar um que se adapte melhor ao seu gosto pessoal. 

As texturizações ajudam a definir o cabelo crespo

O cabelo crespo costuma apresentar pouca ou nenhuma definição e, se você gosta de cachinhos definidos, pode se jogar sem medo nas texturizações. Tranças, coquinhos, papel alumínio, twists e dedoliss são algumas das mais populares entre as crespas. 

O pente garfo é o melhor amigo do volume

Se você é daquelas que não abre mão daquele volumão maravilhoso, não pode ficar sem o famoso pente garfo. Ele aumenta o volume e também ajuda a combater o fator encolhimento, que faz com que o seu crespo fique “baixinho”. Para usar, o passo a passo é basicamente o mesmo para todos:

  • Posicione o pente garfo paralelamente a região do couro cabeludo.
  • Comece a balançar o pente de um lado para o outro, “soltando” os fios da raiz.
  • Em seguida, vá puxando o cabelo para cima com o pente, indo para as pontas e aumentando o volume da cabeleira.
  • Faça isso até alcançar o volume desejado!

Para volume reduzido, aposte em óleos vegetais

Se o pente garfo proporciona volume, há também uma alternativa para quem busca fios mais controlados: os finalizadores ricos em óleos vegetais deixam o crespo mais pesado, diminuindo o volume. Portanto, se você quer madeixas mais definidas e menos volumosas, aposte em um óleo vegetal na finalização (você pode misturar com o creme de pentear, gelatina ou ativador de cachos) ou invista nos finalizadores ricos em óleos e manteigas. 

4 técnicas de texturização e finalização para testar no cabelo crespo

A texturização é todo e qualquer processo que muda o formato do fio sem química. São diferentes técnicas que podem ajudar a definir o cabelo crespo. Veja: 

Texturização com papel alumínio

A texturização com papel alumínio consiste em usar o material para montar “cachos”: o material serve como “bobes” em que você enrola o cabelo para defini-lo.

  • 1º passo: corte o papel alumínio em pedaços e enrole para ficar como uma “minhoquinha” – você pode deixá-la mais grossa ou mais fina, dependendo da espessura de cachos que deseja.
  • 2º passo: umedeça o cabelo e aplique o seu finalizador favorito. Para fixar, experimente a Gelatina #todecacho Super Fixação.
  • 3º passo: separe o cabelo em mechas finas e enrole os fios em volta do papel alumínio. Você pode deixá-los secar naturalmente ou utilizar um secador em temperatura mais amena para não esquentar demais.
  • 4º passo: retire o papel alumínio com cuidado e pronto! Uma definição perfeita com um método de texturização fácil de reproduzir em casa.

Texturização com bigudinhos

Os bigudinhos são acessórios que conseguem definir os cachos do cabelo. Existem diferentes formatos — grandes, pequenos, circulares, espirais, entre outros. O objetivo principal é usá-los para alterar a definição dos fios. Eles costumam demorar algum tempo para ficar pronto, dependendo da quantidade de cabelo que precisa ser cacheado. O resultado é garantido e os cachinhos duram por até dois dias se você utilizar uma touca de cetim para não desmanchar. É importante preparar o cabelo antes de realizar o processo com um creme de pentear e a dica é utilizar um pouco de gelatina ou gel para manter a definição.

Texturização com tranças

Ótimo para quem está com os fios longos e quer uma definição diferente, esse método é bem simples: é só fazer várias tranças, escolhendo a espessura dos cachinhos que você quer definir. Depois, é só deixar algumas horas e, em seguida, soltar com cuidado usando os dedos. A dica para essa texturização é caprichar na gelatina ou no creme de pentear para garantir a definição.

Texturização com meia-calça

Essa texturização consiste em enrolar o comprimento dos cabelos em uma meia- calça para estimular os cachos. O segredo desta técnica está em deixar os fios secarem envoltos no tecido, garantindo a fixação das ondas. Para reproduzi-la, você vai precisar apenas de uma meia-calça: após aplicar o seu finalizador favorito, amarre o tecido em volta da cabeça como se fosse uma faixa, prendendo com um nó na parte de trás. Depois, basta enrolar as mechas em volta do tecido da meia, formando espirais. Em seguida, deixe secar naturalmente, ou seque com o secador com difusor, para não desmanchar. 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo