Pústula: o que é, por que surgem e por que podem ser perigosas

  •  Icone Calendario12 de agosto de 2022
  •  Icone Relogio 14:14
  •  
 Pústula: o que é, por que surgem e por que podem ser perigosas

A puberdade é uma fase cheia de transformações, e as alterações que acontecem no corpo costumam ser induzidas pelas mudanças hormonais típicas deste período da vida. Mais do que crescimento de pelos, seios e engrossamento da voz, a puberdade também traz a temida acne, que se desenvolve em diversas partes do corpo, como face, peito e costas.

A acne é uma doença de pele que ocorre devido a uma alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas que, quando ficam inflamadas ou infectadas, trazem alguns sintomas para a pele do rosto. Um desses sintomas é a pústula, lesão que muda a aparência da pele, causando grande desconforto estético e, em alguns casos, até dor local.

Nunca ouviu falar de pústulas, mas reconhece essas características? Descubra o que significa pústula, como ela surge na pele e os melhores tratamentos para essas lesões.

O que é pústula?

Popularmente conhecidas como espinhas, as pústulas são lesões que aparecem na pele em forma de pequenas bolhas que contém secreção em seu interior, o temido pus. Bem sensíveis e frágeis, as pústulas podem se romper facilmente com o atrito ou pressão (como ao secar o rosto com uma toalha) e, no rompimento, acabam liberando o pus e, em alguns casos, até certa quantidade de sangue junto.

A pele ao redor da pústula costuma ficar vermelha, justamente por causa da inflamação contida na lesão. Além dessa aparência avermelhada, a pele com pústula também pode ficar dolorida e gerar um pouco de coceira.

O que é uma acne pustulosa?

A acne pápulo-pustulosa é um tipo de acne que tem um combinado de sintomas: cravos e espinhas avermelhadas, inflamadas, doloridas e com pus. Por se tratar de um cenário mais intenso, o tratamento para a acne pápulo-pustulosa envolve dermocosméticos com ativos de efeito anti-inflamatório, uso tópico de antibióticos e, em casos mais resistentes, uso oral de isotretinoína, medicamento indicado para o tratamento de formas graves de acne.

O que é uma acne pustulosa?

Como identificar pústulas?

Se você desconfia que as lesões que estão na sua pele possam ser pústulas, avalie as seguintes características e veja se o seu caso se encaixa nelas:

  • glândulas sebáceas avermelhadas
  • inflamação e infecção
  • presença de pus
  • região dolorida

Reconheceu esses sinais na sua pele? Caso você esteja sofrendo com um ou mais sintomas, evite mexer ou cutucar a área e procure orientação dermatológica para uma avaliação e diagnóstico profissional. 

O que pode causar pústulas?

Assim como em outros tipos de acne, as pústulas são causadas por uma inflamação intensa na camada superficial da pele, mas neste caso ela gera uma pequena bolha com pus que pode romper e liberar secreção e um pouco de sangue. Embora a pústula seja mais associada a acne e oleosidade, há alguns tipos de doença que podem causar pústulas, como psoríase, rosácea, micoses, foliculite da barba, além de outras infecções bacterianas. 

Qual a diferença entre acne, cravo, comedão e pústula?

Com tantos sintomas e aspectos diferentes, você consegue diferenciar as pústulas de outros tipos de acne? Vem que a gente vai te mostrar como identificar cada um deles:

Acne: é uma doença cutânea que acontece quando as glândulas sebáceas ficam inflamadas e a resposta da pele são pequenas lesões, como pústulas, cistos e até cicatrizes.

Cravos: também chamados de comedões, os cravos surgem quando os poros ficam entupidos com sebo, criando bolinhas que podem ser esbranquiçadas ou pretas. 

Pápulas: popularmente conhecidas como espinhas internas, as pápulas são pequenas lesões arredondadas e avermelhadas que não conseguem romper a camada superficial da pele.

Pústulas: as famosas espinhas externas, as pústulas possuem pus visível a olho nu, além de ter o entorno avermelhado e dor local.

Cistos: os cistos, ou nódulos, são lesões maiores e mais profundas que as pústulas e por essas características acabam causando mais dor, além de maior chance de deixarem cicatrizes.

Como tratar cada um deles?

Você já deve ter lido por aí diversas dicas de como tratar a acne e seus diversos tipos… mas atenção! Nenhuma receitinha caseira ou medicamento deve ser aplicado sem orientação médica, principalmente se você sofre com as pústulas. Por isso, procure seu dermatologista para que seja indicado o melhor tratamento e produtos para o seu caso. 

Junto de um profissional de sua confiança e de um tratamento adequado, seguir uma rotina básica de cuidados com a pele já contribui – e muito! – para tratar acne, cravo, pápula e pústula. Contudo, cada tipo de acne necessita de um tratamento diferente para agir nos sintomas que cada um deles tem especificamente.

Como tratar cada um deles?

Como tratar acne? 

De uma forma geral, manter uma simples rotina de skincare com higienização da pele, hidratação do rosto, proteção solar e remoção diária da maquiagem já contribui para amenizar os efeitos da acne. Como a acne surge por causa do entupimento dos poros, mantê-los desobstruídos é fundamental para que a recorrência desse problema cutâneo diminua. 

Por isso, é preciso lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, mas sempre utilizando agentes limpantes adequados para evitar o efeito rebote. Para hidratar, procure produtos que tenham na fórmula o ácido salicílico, poderoso ativo que tem função anti-inflamatória e promove a renovação celular.

Como tratar cravo ou comedão?

Para se livrar dos cravos ou comedões os cuidados diários também fazem a diferença, pois vai contribuir para manter os poros livres de sebo e evitar o  acúmulo de células mortas na pele. Para isso, o ácido salicílico é um grande aliado igualmente, podendo ser utilizado em diferentes tipos de produtos, como limpadores faciais, cremes e até no protetor solar. 

Além disso, outra opção é fazer regularmente uma limpeza de pele profunda em uma clínica estética para que um profissional capacitado possa fazer a remoção das impurezas e dos cravos presentes no rosto.

Como tratar pústula?

Como a pústula é um caso mais avançado de acne, já que tem a presença de inflamação e pus, o tratamento precisa ser indicado e acompanhado por um dermatologista. Dependendo de cada caso e nível, há diversas formas de tratar a pústula, desde a aplicação local de produtos até o uso de medicamentos orais. Entre as opções indicadas pelos médicos estão:

  • Cremes e loções que contenham derivados da vitamina A e peróxido de benzoíla, que ajudam a manter os poros livres de sebo e diminuem a proliferação de bactérias;
  • Antibióticos tópicos ou orais, para controlar a quantidade de bactérias no interior dos poros e a inflamação na pele;
  • Isotretinoína, um derivado da vitamina A que ajuda na diminuição da atividade das glândulas produtoras de sebo, indicado para reduzir a inflamação local e melhorar a aparência da pele;
  • Peeling, microdermoabrasão e lazer, tratamentos estéticos para eliminar as marcas e manchas na pele que pústulas anteriores possam ter deixado.

Lembrando que, independente do tratamento, a proteção solar e manter hábitos saudáveis, como evitar a ingestão de álcool, uso de tabaco e ter uma alimentação saudável, são muito importantes para a saúde da pele como um todo.

Quais os perigos em mexer em uma pústula?

O surgimento da pústula, com uma pequena bolha e pus aparente, torna o ato de mexer, cutucar a espremer bem tentador. Mas saiba que esse hábito, mesmo que faça o pus sair e dar a sensação de problema resolvido, na verdade, pode agravar o seu caso. 

Quando você espreme a pústula, além de exercer uma pressão local desnecessária na região inflamada, acaba liberando diversas substâncias na pele, deixando-a exposta a outras inflamações. E tem mais: quando as mãos e unhas não estão devidamente higienizadas, essa manipulação da pústula também pode gerar outras infecções e, o pior, cicatrizes. Por isso, mesmo que a aparência da pústula esteja te incomodando demais, evite espremer e cutucar para não piorar o quadro da acne.

Como última dica, não acredite em soluções milagrosas e receitinhas caseiras que podem ter efeito contrário, ao invés de tratar a pústula. Sempre procure orientação médica para uma avaliação profissional e adequada do seu caso, siga uma rotina de skincare para o seu tipo de pele e mantenha as mãos longe do rosto!
E por falar em acne, você sabia que ela pode surgir mesmo depois que puberdade já passou? Com o avançar da idade, cravos e espinhas podem voltar a aparecer, mas agora por motivos diferentes. Conheça as principais causas da acne da mulher adulta, as principais causas e quais os melhores tratamentos para essas lesões cutâneas depois dos 20 anos.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
  • Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉
Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover.
Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
  • Quem aí ama uma finalização?
Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖
Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉 Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover. Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Quem aí ama uma finalização? Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖 Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo