Progressiva sem formol: Dicas, vantagens e desvantagens
- 28 de setembro de 2017
- 10:36
Muitas mulheres são adeptas das escovas progressivas, principalmente as que sonham com cabelos alinhados, lisos e comportados o tempo todo.
A escova progressiva tem a finalidade de alisar os fios, alinhar, reduzir o frizz e o volume. Além disso, ela pode deixar o cabelo muito hidratado.
Os resultados com a técnica são alcançados gradativamente, ou seja, o cabelo fica mais “chapado” a cada aplicação do produto.
Porém, mesmo com a febre crescente pela escova progressiva tradicional desde a última década, atualmente, a progressiva sem formol vem se popularizando, sendo uma das principais procuradas em salões de beleza. Saiba o porquê!
O que é a progressiva sem formol?
As escovas progressivas são reconhecidas pela exploração do elemento “formol” que é o principal ingrediente para deixar os cabelos lisos por um longo tempo.
Entretanto, mesmo que o componente apresente benefícios para a beleza do cabelo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visando os riscos do produto a saúde, praticamente extinguiu o elemento das fórmulas da progressiva, deixando a escova sem formol ou com uma quantidade máxima de apenas 0,2%.
As escovas progressivas sem formol são indicadas para todos os tipos de cabelo, ondulados, cacheados e crespos, porém, os cabelos afros devem tomar mais cuidado com o procedimento, já que é uma curvatura mais porosa e tende a se danificar com procedimentos desta natureza.
Qual a durabilidade da progressiva sem formol?
O tempo de duração pode variar muito, afinal, cada pessoa tem um hábito de cuidado e rotina de lavagem dos fios. Geralmente vai de acordo com o crescimento do cabelo.
A progressiva sem formol hidrata?
Como na progressiva tradicional, a escova sem formol também tem a finalidade de hidratar os fios.
A composição da progressiva sem formol carrega uma quantidade considerável de queratina na fórmula, o bastante para hidratar e recuperar os fios enquanto alisa.
O resultado é um cabelo com aspecto brilhante, macio e cheio de vida.
Gestantes podem usar escova progressiva sem formol?
As mulheres que são adeptas da progressiva geralmente ficam com muitas dúvidas em relação ao uso do produto durante a gestação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) descarta a realização de qualquer procedimento químico durante o período de gravidez, principalmente os que contêm formol.
Como é feita a progressiva sem formol?
A progressiva sem formol é aplicada da mesma maneira que a tradicional, sempre em cinco passos:
- O primeiro passo é sempre realizar o teste de mecha antes de tudo para verificar se o cabelo está apto a passar pelo processo de alisamento.
- No segundo momento, os cabelos devem ser lavados com um shampoo de limpeza profunda. O mais indicado é o uso do shampoo antirresíduos.
- Depois disso é feita a aplicação do produto químico em todas as mechas do cabelo. É indicado usar um pincel para cabelo durante a distribuição do produto nos fios.
- Posteriormente é iniciado o processo de escovação do cabelo. Esse passo é fundamental para alisar os fios e deixá-los chapados.
- A prancha pode ser usada em seguida para modelar e alinhar ainda mais os fios.
- Por último é enxaguado o produto do cabelo e aplicado um creme de tratamento para finalizar.
*Indicamos que o procedimento seja feito por um profissional experiente, não tente realizá-lo em casa sem a supervisão de um especialista.
Se animou para fazer a sua escova progressiva sem formol? Então a nossa indicação é apostar na Exxa Marroquina da Salon Line, que proporciona um tratamento progressivo de alisamento e o mais legal: não possui formol em sua fórmula. Incrível, né?!