loader image

Pele seca: características, causas e cuidados para mantê-la saudável

  •  Icone Calendario10 de novembro de 2021
  •  Icone Relogio 14:46
  •  
  • Thaunay Lima
 Pele seca: Características, causas, dicas e cuidados para mantê-la bonita e saudável

Se você tem a pele seca e quer aprender quais as principais causas e como cuidar desse tipo de pele, confira as melhores dicas!

Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele é capaz de proteger o organismo de agressões externas, como: fungos; bactérias; produtos químicos; mudanças climáticas e muito mais!

As peles secas, geralmente, podem ser consequência de ações externas, como, por exemplo, banhos quentes, exposição ao sol ou ao frio extremo, uso de medicamentos, entre outros motivos.É hora de identificar se você possui a pele seca e quais cuidados você precisa tomar para recuperar a saúde e beleza desse tipo de pele.

O que é pele seca?

A pele seca não produz a quantidade ideal de oleosidade para lubrificar as regiões, precisando de cuidados excepcionais para manter-se saudável. Esse desequilíbrio na produção de nutrientes naturais pode ser uma condição natural da pele ou interferências externas, como, por exemplo, mudanças bruscas de temperaturas.

Pele Seca: características

Características da Pele Seca

A pele seca, quase sempre, é identificada pelo aspecto esbranquiçado, opacidade, coceira, textura escamosa, sensação de repuxamento, descamação e até, dependendo do caso, manchas vermelhas e feridas.

Essas características podem ser justificadas pelo desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não produzem a quantidade ideal de óleo natural para lubrificar a pele, deixando-a ressecada e sem luminosidade.

Pele Seca: causas

Peles secas possuem limitações na produção de oleosidade, o que podem ser causadas por vários fatores, como a genética, o clima, alterações hormonais, uso de medicamentos, banhos quentes, entre outros.

Esse tipo de pele pode ser ressecada em várias partes do rosto e corpo, principalmente as áreas mais expostas, como, face, braços e pernas.

Pele seca, desidratada ou ressecada? Entenda a diferença

Pode parecer a mesma coisa, mas existe uma leve diferença entre uma pele seca, desidratada e ressecada.

Geralmente, uma pele seca é caracterizada por ter menos oleosidade natural, ou seja, quando possui poucas glândulas produtoras de óleo, sendo essa uma característica biológica ou em alguns casos, por agressões externas. 

Já a pele desidratada, conta com a falta de umidade na derme, o que acontece por falta de água e não de óleo. Desta forma, é possível ter uma pele desidratada, porém, oleosa.

Por último, uma pele ressecada é similar a desidratada, mas pode necessitar de reposição de água e também de óleo.

Rotina de cuidados com a pele seca

Rotina de cuidados com a pele seca

Todos os tipos de pele precisam ter uma rotina de cuidados para manter a sedosidade, maciez e viço saudável, contudo, algumas peles necessitam de produtos mais apropriados para as suas necessidades, como as peles secas.

Elas precisam de fórmulas mais hidratantes, para higienizar sem ressecar e hidratar profundamente.

Rotina de cuidados para pele seca rosto

Sabonete

Peles secas quando são expostas a produtos de higienização não indicados para suas necessidades, apresentam aspecto esbranquiçado, áspero e sensação de repuxamento. Por isso, a orientação de especialistas é optar por um sabonete facial com substâncias hidratantes na fórmula, que limpe sem ressecar ainda mais esse tipo de pele.

Hidratante

Para manter a pele seca, macia e viçosa, use um hidratante com textura em sérum ou cremosa e que tenha alto poder hidratante e umectante.

Além disso, prefira cremes com toque seco, que hidrate profundamente sem deixar a pele pegajosa ou oleosa.

Protetor solar

Toda rotina skincare precisa ser finalizada com um protetor solar para garantir a proteção contra raios UVA/UVB, além das luzes nocivas dos aparelhos eletrônicos. Opte por um produto indicado para peles secas e com FPS 30 ou mais, para garantir alta proteção.

Pele seca com acne existe?

Pele seca com acne existe sim! De acordo com especialistas, esse fator pode ocorrer por uso inadequado de produtos cosméticos ou dermocosméticos, por isso é importante consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer rotina skincare.

Outros motivos que podem gerar acne em pele seca são: alergias e uso de alguns medicamentos, como, por exemplo, anticoncepcionais.

O que é bom para pele seca?

O que é bom para pele seca?

Peles secas precisam de cuidados frequentes e atenção redobrada dependendo da estação do ano. Por isso, incluir produtos que devolvam o líquido e a oleosidade é importante para prevenir qualquer dano. Confira a lista de produtos bons para pele seca!

Argila para pele seca

A argila vermelha é a mais indicada para peles secas, isso porque esse tipo de pele tende a ser mais sensível e danificada. Também é possível optar pela argila branca em peles secas e muito claras. Ambas oferecem propriedades hidratantes e restauradoras para esse tipo de pele.

Vitamina c para pele seca

A vitamina C é uma substância com alto poder hidratante e restaurador, ela contribui na prevenção do envelhecimento da pele, além de diminuir rugas e linhas de expressão.

Especialistas indicam a vitamina C para todos os tipos de pele, principalmente para secas e normais.

Óleo de rosa mosqueta para pele seca

Muito famoso para proporcionar brilho e viço saudável, o óleo de rosa mosqueta possui alto poder hidratante para peles ressecadas, proporcionando maciez e toque aveludado.

Babosa para pele seca

A babosa é uma planta muito utilizada em tratamentos cosméticos, ela possui ação hidratante, cicatrizante, restauradora e anti-inflamatória. Conhecida cientificamente como Aloe Succotrina e Aloe vera, é possível encontrar o componente em fórmulas de produtos para hidratação facial, corporal e até para cabelos. Contudo, é possível utilizar o gel da planta diretamente na região que deseja hidratar.

Ácido hialurônico para pele seca

O ácido hialurônico é uma substância muito famosa nos dermocosméticos, sendo indicada para todos os tipos de pele, principalmente para peles secas e sensíveis. Ela garante uma permeação efetiva dos ativos hidratantes, garantindo hidratação profunda e reparação da pele ressecada.

Produtos para pele seca: o que não pode faltar na sua skincare

Produtos para pele seca: o que não pode faltar na sua skincare

Quer descobrir o que não pode faltar na sua rotina skincare pele seca? Confira os principais produtos indicados por profissionais de saúde e bem-estar da pele.

1. Sabonete para pele seca

Toda rotina skincare precisa ser iniciada com a limpeza facial, afinal, eliminar as impurezas do dia a dia, como a poluição ou maquiagem, são fundamentais para garantir a saúde da pele do rosto. Escolha um sabonete facial indicado para pele seca, que higienize sem ressecar ainda mais esse tipo de pele.

2. Esfoliante para pele seca

A pele seca precisa ser esfoliada uma vez por semana, pois ajuda a mantê-la renovada e com um toque aveludado. Contudo, é importante usar produtos indicados para esse tipo de pele, já que esse processo pode piorar a condição desse tipo de derme.

3. Tônico para pele seca

O tônico para pele seca faz parte do processo de higienização, pois limpa áreas que o sabonete não conseguiu atingir e equilibra o pH. O produto também possui ação hidratante sem deixar a pele oleosa, além de desobstruir os poros.

4. Sérum para pele seca

O sérum para pele seca auxilia no rejuvenescimento, hidratação e dependendo do ativo presente na fórmula pode até contribuir para uma pele mais firme e sem linhas de expressão. Opte por sérum com ácido hialurônico e vitamina C na composição.

5. Creme hidratante para pele seca

Assim como o sérum, o creme hidratante para pele seca contribui para uma hidratação da derme e reduz os sinais do envelhecimento. Esse passo é fundamental em uma rotina skincare para pele oleosa, já que repõe o líquido, vitaminas e oleosidade para esse tipo de pele.

6. Protetor solar para pele seca

Quem possui pele seca deve optar pelo uso de protetor solar para pele seca com ação hidratante e com ácido hialurônico na composição, já que o componente contribui para uma permeação melhor dos ativos, além de conter função hidratante, auxiliando na hidratação profunda da derme e protegendo dos efeitos nocivos do sol.

Rotina de cuidados pele seca corpo

Rotina de cuidados pele seca corpo

Cuidar da pele do corpo também é skincare, ok?! Para manter a região hidratada é necessário ter uma rotina de cuidados, assim como o rosto. Procure aplicar um hidratante corporal na pele do corpo, pelo menos uma vez ao dia, de preferência depois do banho. Além disso, opte por sabonetes corporais hidratantes, com fórmulas que limpam sem ressecar a derme.

Experimente também incluir um potente hidratante corporal na sua rotina de cuidados com o corpo. Escolha produtos com óleos vegetais ou manteigas na composição – um ingrediente muito usado nos hidratantes corporais é a famosa manteiga de karité, que, além de hidratar e nutrir profundamente a pele seca, ainda garante um aspecto macio e luminoso.

Dicas para pele seca

Para preservar a saúde e bem-estar da derme, selecionamos dicas para pele seca que podem ajudar a evitar danos ou sensação de desconforto. Confira!

1. Evitar o uso de buchas no banho

As buchas no banho podem trazer uma sensação de limpeza e refrescância, contudo, elas removem a camada protetora da pele, diminuindo a umidade e deixando a pele ainda mais seca.

2. Evitar banhos muito quentes

Não é indicado tomar banhos muito quentes e demorados, pois esse processo pode retirar a oleosidade natural da pele, o que serve como a barreira protetora, deixando a derme seca e desidratada.

3. Passar creme hidratante no corpo diariamente

Após o banho, use um hidratante no corpo, de preferência, indicado para pele seca para repor os nutrientes e umidade necessários para a saúde e bem-estar.

4. Beber 8 copos de água por dia

Para manter a pele saudável e com viço saudável, além de utilizar produtos cosméticos, é necessário ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia. De acordo com especialistas, o indicado é beber cerca de 35 ml por quilo.

Pele seca: Características, causas, dicas e cuidados para mantê-la bonita e saudável

Manter a pele seca, saudável e bonita não é uma tarefa fácil, contudo, é necessário manter uma rotina de cuidados com a pele adequada para evitar danos e desconfortos. 

Antes de iniciar seu tratamento facial ou corporal para pele seca, consulte um dermatologista para entender as principais necessidades da sua pele, afinal, cada pele precisa de uma rotina específica de cuidados diários.

Leia também: Guia da Pele Negra



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo