O que é “aesthetic”? Saiba mais sobre as trends passageiras da moda

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 O que é uma aesthetic

Pense nos objetos de decoração da sua casa, ou nas peças que você tem no armário e pense: se juntar todos eles, você consegue distinguir um único estilo? Existe algo que as conecta e que seja facilmente reconhecível? Ou seja, você tem uma aesthetic?

Em um mundo altamente digital em que a guerra pelo olhar do espectador e consumidor é cada vez mais intensa, o reconhecimento visual é uma importantíssima ferramenta. Recentemente, o mundo da moda, da decoração, da beleza e da arte descobriu uma forma muito efetiva de capturar a atenção: criar uma estética distinta, que atraia um público-alvo que se sinta facilmente acolhido por ela. É aí que nasce a aesthetic.

Buscando por sites como Pinterest ou TikTok, você já deve ter esbarrado em centenas de aesthetics específicas, com nomes cativantes e visuais romantizados. O cottagecore, soft girl, dark academia, old money, y2k (estilo anos 2000), e e-girl são alguns dos estilos que se popularizaram por aqui; essas definições podem significar tanto o seu estilo pessoal, quanto uma inspiração para direcionar suas compras ou só visuais que você aprecia. Mas o que realmente significa uma aesthetic, e até que ponto vale a pena segui-las e considerá-las na hora de consumir? Vamos juntas entender?

O que é uma aesthetic?

O termo aesthetic se traduz para “estética”, uma palavra que, do ponto de vista artística, significa “harmonia de formas e de cores”, e também, “beleza”. No entanto, do ponto de vista das redes sociais, a palavra aesthetic, utilizada no inglês, virou sinônimo para um tema ou sentimento facilmente reconhecível visualmente, ou seja, algo que você identifica assim que bate o olho. O termo pode ser utilizado tanto como substantivo quanto como adjetivo, e em geral, se refere à beleza.

Um exemplo: o cottagecore, uma das aesthetics mais bem-sucedidas das redes, é facilmente reconhecida por evocar uma vida idílica no campo: pense em vastos gramados, vestidos e peças fluídas com cores leves e em tons pastel, atividades ao ar livre, e por aí vai. Já a dark academia, invoca a intelectualidade, dias frios e nublados, leitura e estudos, looks mais escuros, e assim por diante.

Diversas estéticas e moods surgiram na internet, particularmente populares nos feeds das redes sociais e em quadros de inspirações, servindo como ferramenta para ajudar jovens e adolescentes a criarem suas referências e estilos pessoais, de acordo com qual aesthetic elas mais se identificam. Porém, mais do que isso, as aesthetics servem também como uma espécie de branding muito efetiva na hora de direcionar o consumo, ajudando as marcas, particularmente na moda e decoração, a aplicarem estratégias para vender produtos e serviços para um público específico, que mais se identifica com aquela estética.

Para que serve uma aesthetic?

No mundo atual, ter uma aesthetic é sobre ter uma identidade facilmente reconhecível. Para o público adolescente e jovem, isso sempre foi extremamente importante na hora de se identificar e de ir criando sua personalidade. Do surgimento do movimento punk, emo, passando pelas patricinhas ou nerds, as aesthetics sempre existiram. A diferença é que agora elas tomaram forma e expandiram no mundo virtual, com um acesso ilimitado à fotos, vídeos e produtos que ajudam a compor a estética perfeita para se expressar.

Ter uma aesthetic definida pode ajudar você a identificar estilos de roupas e de acessórios que combinem com você. Na decoração pode te direcionar para lojas e marcas que fazem o seu estilo preferido, e também podem inspirar novas aquisições. Por isso, é uma importante ferramenta de inspiração e de criação de tendências, uma com as quais as marcas e o mercado estão sempre de olho.

Quais são os estilos aesthetic mais populares?

Seja enquanto forma de autoexpressão, identidade ou apenas para usar referências, é importante reconhecer as diferentes aesthetics e o que elas representam e significam. Abaixo, separamos algumas das que mais bombaram na internet e acabaram influenciando a moda, a decoração e a arte.

Cottagecore

mulher no jardim

O cottagecore, enquanto estética, valoriza a natureza e a vida no campo: o conceito se apresenta no próprio nome, já que cottage significa as casas de fazenda ou cabanas campestres. Dentro do cottagecore, estão as ideias de uma vida simples, nostálgica, de peças feitas à mão, contato com a natureza e uma boa dose de romance.

Light/dark academia

mulher sentada lendo

A estética light academia invoca o apreço e o amor pela literatura, música, arte e história, com foco em atividades intelectuais como escrita e leitura. Na parte visual, a estética pega um pouco do visual renascentista e da arquitetura europeia. Já a dark academia possui um visual mais sombrio e misterioso, com foco nos estudos e em História, além de uma pegada mais vintage

Baddie

mulher vestida de amarelo modelando

Já a estética baddie pega bastante inspiração no street style e no hip hop, sendo associado majoritariamente com influenciadoras das redes sociais com foco em maquiagem e beleza. É mais conectada com tendências de moda atuais.

Ethereal

mulher dancando no jardim

A palavra “etéreo” significa algo extremamente delicado e leve, como algo sublime demais para o mundo físico. Essa estética é profundamente inspirada no emocional, no sentimento de sentir delicada e fora do mundo. Falamos aqui de tons e tecidos leves e delicados, transparências, um profundo contato com a natureza e uma forte influência da espiritualidade.

Minimalist

mulher de roupa branca

A estética minimalista está explicada em seu próprio nome: envolve estilos e escolhas visuais mínimas, com poucos detalhes. Ela surge como uma reação oposta às estéticas muito poluídas visualmente, valoriza pouca informação e bastante objetividade na escolha de peças e acessórios.

Grunge

mulher sentada com a perna no sofa

O grunge foi um movimento musical surgido nos anos 90 e que rapidamente evoluiu para uma estética visual distinta de jovens rebeldes daquela época. O grunge, por conta de sua origem, tem bastante inspiração na década de 1990, tem um apreço e uma tendência muito grande para reciclar itens daquela época, como discos de vinil, roupas largas e sem gênero e uma preferência por ir na contramão do que é popular.



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