Tonalizante: o que é? Quando usar?
- 19 de abril de 2018
- 08:50
- Luiza Olinda
De vez em quando bate aquela vontade de mudar um pouco de visual e tentar algo diferente do qual estamos acostumadas, não é mesmo!? E uma das saídas mais eficientes nesses casos é colorir os cabelos.
Mas aí começam a surgir as perguntas: e se você não gostar do resultado? Já pensou se a cor não combina contigo, na prática? Não seria melhor, então, fazer uma mudança sutil ao invés de algo mais radical?
Se você está convivendo com esses dilemas capilares, a solução pode estar mais perto do que você imagina. Apresentamos, o tonalizante!
O que é tonalizante?
O tonalizante é um produto que serve para modificar sutilmente o tom dos cabelos. Diferente da tintura, o tonalizante age de uma forma bem mais superficial, apenas “encapando” os cabelos com cor, ao invés de penetrar ativamente nos fios e tingir toda sua estrutura, como fazem as tintas.
Essa ação mais leve acontece porque o tonalizante não costuma ter amônia e a concentração de água oxigenada é mínima. Como resultado, esse produto não abre muito as cutículas capilares e a coloração não penetra tanto, fazendo com que o efeito de coloração seja muito mais sutil.
Isso significa que o tonalizante não vai provocar qualquer tipo de mudança muito radical dos cabelos. O resultado será bastante delicado e o tom final vai sempre ser uma combinação entre o seu cabelo natural (ou a cor da última tintura aplicada) e a cor do tonalizante escolhido para aplicação.
Por outro lado, é a sua composição mais leve que faz com que o tonalizante seja menos agressivo com os cabelos e dificilmente resseque, gere quedas ou prejudique a estrutura capilar de alguma forma.
Tonalizante x Coloração: quando usar cada um deles
Na prática, a escolha entre tonalizar ou colorir os cabelos com tintura só depende de você, mas vale a pena conhecer melhor as diferenças entre esses dois produtos e saber quando são indicados para que você consiga se aproximar mais do resultado que deseja.
Insegurança sobre a cor escolhida:
Como você já sabe, o tonalizante muda o tom dos cabelos, mas não promove uma mudança muito drástica no visual. Isso significa que ele é uma ótima opção para quem quer experimentar uma tonalidade diferente nos cabelos, mas ainda não se decidiu e não quer que a coloração dure muito nos cabelos.
Assim, se você não gostar do resultado final com o tonalizante, existem produtos que podem remover a cor muito mais facilmente do que fariam com uma tintura, ou pode apenas esperar que a cor desbote e deixe os cabelos, o que deve acontecer depois de algumas semanas de lavagem. Se curtir a nova cor, aí sim, pode escolher entre continuar tonalizando os fios ou partir para uma tintura com maior durabilidade.
Cabelos brancos:
Pessoas que queiram apenas disfarçar os cabelos brancos que estão começando a surgir também podem usar os tonalizantes como forma de cobrir os fios brancos e dar mais vida e brilho para os cabelos, sem mudar a cor natural deles.
Fios fragilizados:
O tonalizante também é uma excelente opção para quem faz procedimentos químicos nos cabelos ou está com as madeixas muito fragilizadas para receber coloração, já que é menos agressivo que a tinta convencional.
Ação matizadora:
Até para matizar a cor dos cabelos, ou seja, retirar o aspecto amarelado que pode ficar depois da descoloração dos fios, o tonalizante pode ser uma boa alternativa.
Reavivar a cor:
Usar um tonalizante da mesma cor da tintura ou dos seus cabelos também é uma ótima forma de dar aquele “up” na cor e deixá-la mais intensa e brilhante.
Mudanças significativas:
A tintura é indicada para casos de mudança radical, quando a cor esperada é muito diferente da atual. Isso porque as colorações têm altos níveis de água oxigenada e amônia na composição, e isso faz com que as cutículas dos cabelos se abram para receber a tintura em toda a sua estrutura.
No final, você consegue cabelos com uma cor significativamente diferente da original e com maior durabilidade.
Tonalizante + Creme: conheça a técnica do banho de brilho
O tonalizante também pode ser combinado com creme de hidratação para criar uma técnica chamada de banho de brilho, que promete intensificar a cor dos cabelos e deixá-los mais brilhantes e bonitos.
Sempre que achar que suas madeixas estão opacas e sem vida, misture uma parte de tonalizante da cor mais próxima da atual e duas partes de máscara de hidratação capilar branca. As máscaras coloridas podem acabar modificando a cor final.
Com a misturinha pronta é só aplicar nos cabelos já lavados e deixar agir por 20 minutos. Lave abundantemente com água fria ou morna e finalize com condicionador. Pronto! Seus cabelos vão ficar mais brilhantes e com a coloração renovada!