O que é o pH da pele? Por que é importante mantê-lo equilibrado?

  •  Icone Calendario3 de junho de 2022
  •  Icone Relogio 15:38
  •  
 O que é o pH da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem como principal função fornecer uma barreira protetora para o organismo – e para exercer este papel, o pH é fundamental. Essas duas letrinhas são de extrema importância para a saúde da derme e do organismo como um todo, além de possibilitar que o mecanismo de proteção seja adequado.

Descubra o que é ph da pele, qual a função dele no corpo e o porquê você deve mantê-lo equilibrado!

O que é ph da pele?

Na química, a sigla pH (potencial Hidrogeniônico) diz respeito a uma escala numérica que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução ou meio qualquer, ou seja, indica quanto alguma coisa é mais ou menos ácida. No caso da derme, o pH da pele é determinado pelo equilíbrio de alguns fatores, como água, sais minerais, gordura e secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas.

O que é pH fisiológico?

É muito comum encontrar em alguns rótulos de produtos, como sabonetes e shampoos, o termo pH fisiológico. Esse tipo de classificação diz respeito ao pH natural da pele de uma determinada região do corpo – e quando aparece em um produto, quer dizer que ele tem um pH próximo da área em que deve ser aplicado.

Qual o ph da pele?

Para quem busca um equilíbrio e saúde cutânea, é importante saber que o ph ideal da pele tem valor em torno de 4,6 e 5,8, ou seja, o pH natural da pele é mais ácido. Neste padrão com maior acidez ocorre um proteção bactericida e fungicida, protegendo as camadas externas da pele.

Equilíbrio e saúde cutânea - PH da pele

Como medir o ph da pele?

A medição do pH da pele é feita através de um medidor de pH digital, que dermatologistas e esteticistas podem ter em seus consultórios. Este aparelho possui um esfera no lugar do eletrodo que, ao ser encostado na pele, indica o pH! Esse diagnóstico é muito valioso para entender quais as reais necessidades da sua pele.

Escala de pH

A escala numérica do pH vai do zero ao 14 e, dentro desse conceito, são determinados três tipos de pH:

pH neutro

No pH neutro há um equilíbrio entre o grau de acidez e alcalinidade da pele, sendo neste caso um pH 7.

ph ácido

No pH ácido a acidez é maior que o grau de alcalinidade, sendo este um caso de pH inferior a 7.

pH alcalino

No pH alcalino a alcalinidade é maior que o grau de acidez, sendo neste caso um pH superior a 7.

Importância de ph

O pH da pele tem papel fundamental para a saúde e manutenção da beleza desse órgão. Por ser o responsável por mostrar o quanto algo tem maior ou menor acidez, é o pH que indica o quanto o manto ácido (a parte de água que protege as camadas externas da pele) está fortalecido e resistente, exercendo corretamente a função de proteger a pele. Além disso, o pH ideal da pele também é responsável por prevenir a proliferação de bactérias e pela restauração da flora da derme.

Acompanhar o índice de pH da sua pele é fundamental para entender como está a sua saúde cutânea, já que o desequilíbrio desse índice torna a pele seca, sensível e, ainda, mais suscetível a infecções e doenças, como a dermatite atópica e rosácea.

O que desequilibra o pH da pele?

Alguns hábitos, consumo de produtos e alterações internas do corpo podem contribuir para o desequilíbrio do pH da pele, o que pode trazer malefícios para a saúde cutânea. Entre os principais fatores que desequilibram o pH da pele estão:

  • Aplicação de produtos de skincare em excesso;
  • Uso de sabonetes alcalinos;
  • Uso de produtos com ativos mais agressivos na fórmula, como os detergentes;
  • Inclusão de produtos inadequados para o seu tipo de pele na rotina de skincare;
  • Banhos muito quentes;
  • Consumo de medicamentos, como os retinoides;
  • Alterações hormonais.
O que desequilibra o pH da pele

Como é o pH da derme nas diferentes partes do corpo?

Embora o pH natural da pele fique entre 4,6 e 5,8, assim como outras características estruturais, o pH também vai ser levemente diferente nas diferentes regiões do corpo. Em determinadas zonas o pH da pele vai ter diferença em seus valores, fazendo com que essas áreas tenham características diferentes do restante do corpo.

Mãos

Pela alta exposição a fatores externos, além do atrito constante, o manto ácido que protege as mãos fica enfraquecido, fazendo com que o pH dessa região seja mais alcalino, o que deixa a pele das mãos mais seca e suscetível a irritações.

Axilas

Diferente das mãos, as axilas ficam mais encobertas e podem ficar longos períodos sem exposição à luz ou ar, tornando este um ambiente propício a proliferação de bactérias – sem esquecer da grande utilização de produtos nessa região, como desodorantes. No caso das axilas, o pH fica menos ácido, tornando a região mais suscetível a bactérias, que podem gerar odor desagradável.

Área genital

Como na pele das axilas, a região genital também tem um pH menos ácido, algo em torno de 6,5. Essa redução da acidez, também nessa área, contribui para a proliferação de bactérias, ambiente propício a infecções.

O que afeta o pH da pele?

Para manter a derme saudável, hidratada e protegida, é muito importante ficar de olho nos fatores que afetam o pH da pele e podem desequilibrar esse índice, trazendo malefícios como as dermatites. Veja o que você precisa usar com cuidado, retirar da rotina de cuidados com a pele e até buscar orientação médica!

Fatores Externos

O pH da sua pele pode estar sendo afetado por fatores externos que, no dia a dia, desequilibram o índice natural, como:

  • As alterações naturais de temperatura e umidade;
  • Alta exposição à sujeira e poluição;
  • Utilização de produtos alcalinos na rotina de skincare;
  • Consumo de medicamentos, como diuréticos e antibióticos.

Fatores Internos

Há, ainda, fatores internos do próprio corpo que podem afetar o pH da pele, deixando-a com características diferentes das normais, como:

  • Idade biológica, já que o pH da pele, nas diferentes fases da vida, vai mudando;
  • Sexo biológico, uma vez que o pH da pele masculina e feminina sao ligeiramente diferentes;
  • Alterações hormonais, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, podem alterar o pH.

Surpreendente o impacto do pH na saúde da derme, não é mesmo? E para manter o pH ideal da pele, mantenha uma rotina de cuidados com a pele no outono, inverno – ou qualquer estação! – use produtos que preservem o pH natural e a barreira de proteção da pele e, sempre que notar alguma alteração, procure um dermatologista para que ele avalie o que está acontecendo e indique o melhor tratamento.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
14 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
21 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo