O que é cauterização capilar e como o tratamento age nos fios?

  •  Icone Calendario25 de outubro de 2022
  •  Icone Relogio 13:40
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Mulher jovem com cabelo liso, longo e ruivo

É comum que, ao longo da busca por mudanças capilares, muitas pessoas se submetem os cabelos a processo naturais e químicos que prejudicam a fibra capilar, como luzes, alisamentos e ação de tinturas. Ao longo do tempo esses procedimentos causam danos profundos à estrutura capilar e acabam roubando a vida do que era para ser marca da beleza e elegância.

Por isso, em algum momento, todos precisam dar uma atenção especial para as madeixas e isso gera muita pesquisa na internet sobre formas de recuperar a vida do cabelo, e uma das melhores maneiras de recuperá-lo é através da cauterização. Mas você sabe o que é cauterização capilar?

O que é cauterização capilar?

Mulher jovem, virada de costas, com o cabelo longo, liso e castanho escuro ao vento

A cauterização é um tratamento para cabelos danificados que tem como principal objetivo repor massa da estrutura capilar, nutrindo os fios para que eles recuperem sua força vital. Ela é feita através de um tratamento planejado em etapas que vão desde a lavagem, aplicação de máscara, aplicação de queratina e selagem em alta temperatura. Esse procedimento costuma proporcionar resultados tão bons que também é conhecido como plástica capilar.

Para que serve a cauterização?

Mulher jovem de cabelo loiro liso, corte repicado com franja longa partida no meio

A cauterização capilar tem como base a queratina, uma proteína que compõe 90% dos fios do nosso cabelo. Nos fios, é ela que garante a força, elasticidade e protege a fibra capilar contra os danos externos.

A queratina também é responsável por preencher falhas orgânicas, químicas ou mecânicas, sendo o processo de cauterização baseado na ação de, literalmente, repor queratina aos cabelos danificados.

Quando fazer cauterização no cabelo?

Mulher de cabelo cacheado marsala, corte acima do ombro, tratado com cauterização capilar

Os cabelos naturalmente produzem queratina, mas sempre que os submetemos a algum tipo de agressão, seja química (como um relaxamento) ou mecânica (como a ação do secador, por exemplo), eles perdem um pouco dessa importante proteína.

A deficiência da queratina nos fios faz com que as cutículas dos cabelos fiquem abertas, o que acelera a perda de água, vitaminas, nutrientes e de mais queratina. Com o tempo, os cabelos se tornam frágeis e sem vida.

Nesse momento é fundamental repor a queratina perdida, e o processo ideal para isso é a cauterização capilar. A cauterização pode ser necessária sempre que você notar fios quebradiços, porosos, ásperos e ressecados.

Como fazer cauterização com a Recarga de Queratina?

Mulher de cabelo liso, com ondas leves, corte um pouco abaixo do ombro e franja longa

Existe uma maneira de fazer esse tratamento que é com a Recarga de Queratina Salon Line, que você pode fazer em casa. Mas, caso preferir, você pode fazer o procedimento com a ajuda de um profissional caso se sinta mais segura. Importante: o excesso de proteína pode prejudicar os cabelos, deixando os fios duros e esticados.

O processo de cauterização capilar tem 4 etapas e precisa ser seguido à risca se você quer ter os fios recuperados:

  1. Lavar os cabelos com shampoo antiresiduo. Esse processo é indicado para remover resquícios de outros produtos antes de aplicar a queratina e pode ser feito duas vezes com intervalo de 5 minutos para garantir a remoção total.
  2. Depois da lavagem, é só secar os cabelos com a toalha. Nesse momento o cabelo estará com aspecto seco e duro. Isso é normal e ocorre devido à ação do shampoo, fique tranquila, você está no caminho certo;
  3. Após a secagem é aplicada uma máscara. Nesse momento seu cabelo já está recebendo os nutrientes que ele estava com deficiência. O certo é que a aplicação seja feita mecha por mecha para garantir que os fios receba o produto na mesma proporção;
  4. Depois disso, é aplicada a queratina líquida mecha por mecha. Seguindo a mesma regra, nessa etapa seu cabelo estará recebendo a proteína que irá promover a revitalização da estrutura capilar enquanto as cutículas estão abertas recebendo esse aminoácido;
  5. Na última etapa, é preciso secar os fios com secador e prancha. O uso da prancha é fundamental no processo porque é ela quem ajuda a selar as cutículas dos cabelos após a absorção da queratina – isso evita a perda dos nutrientes que já foram administrados.

Quais são os resultados da cauterização capilar?

Os resultados da cauterização capilar podem ser percebidos logo depois do tratamento. Após o procedimento, você vai notar que os cabelos ficam mais brilhantes, macios e muito mais fortes.

O cabelo que antes era ressecado, com pontas duplas, quebradiço e sem brilho agora ganha aspecto oposto, ou seja, de um cabelo que passou por uma revitalização completa e aparenta estado saudável.

Pode fazer cauterização em cabelos crespos e cacheados?

Mulher de cabelo crespo com franja, corte acima do ombro

Sim! As cacheadas e crespas também podem aproveitar os benefícios desse tratamento! Mas para isso são recomendados alguns cuidados diferentes nas etapas, como uso de shampoo, máscara e quantidade de queratina voltados para esse tipo de cabelo, evitando alisamento indesejado.

No momento da selagem também é indicado o uso de protetor térmico adequado para cabelos cacheados ou crespos, assim como a prancha pode ser substituída por um modelador de cachos, desde que esteja na temperatura ideal para que as cutículas sejam seladas, garantindo a eficácia e durabilidade da cauterização capilar.

Quanto tempo dura o efeito da cauterização capilar?

Os efeitos da cauterização duram, em média, 30 dias. Vale lembrar que neste período o cabelo ainda estará reagindo à nutrição que ele recebeu, por isso, seu aspecto tem que ir melhorando ao longo da semana, conforme ele reage ao procedimento que foi feito.

Assim, evitar usar química nesse período pode ajudar a prolongar a ação do tratamento, mantendo seu cabelo lindo e saudável por mais tempo.

Quantas vezes a cauterização capilar pode ser feita?

A cauterização capilar pode ser feita quantas vezes forem necessárias para que o cabelo recupere toda a sua força. Aqui, a presença de um profissional também é fundamental, pois ele poderá dizer quantas sessões de cauterização você deverá fazer.

Vale dizer que mesmo com a cauterização, outros cuidados como hidratação, nutrição e reconstrução não deixam de ser fundamentais para recuperar os cabelos danificados e para que os fios voltem a ter vida. Você também pode acrescentar esses cuidados ao seu cronograma capilar.

Ainda com dúvidas? A Salon Line responde!

Algumas dúvidas sobre o procedimento ainda podem estar aparecendo em sua cabeça. Por isso, separamos as principais que muitas pessoas têm para que sejam sanadas e você não tenha preocupação alguma na hora de optar pelo procedimento.

A cauterização alisa o cabelo?

Se a cauterização for feita do modo certo e com os produtos adequados, não. Afinal, alguns produtos acabam contendo química e isso traz o alisamento, mas é só tomar cuidado com o tipo de cauterização que você faz.

O que pode acontecer com um tratamento adequado é um efeito liso por alguns dias, mas que vai passando com as lavagens. Isso acontece por conta da selagem dos fios.

A cauterização faz o cabelo parar de cair?

A grande questão não é que a cauterização faz o cabelo parar de cair como uma fórmula mágica, mas ela ajuda na selagem dos fios e dá mais força para eles. Assim, se pensar dessa forma, então ela evita a queda de cabelo.

A cauterização tem formol ou outro tipo de química?

A cauterização é usada para minimizar os danos causados principalmente por química, como o formol, por exemplo. Por isso, durante o tratamento de nutrição da estrutura capilar não pode ser utilizado nenhum agente químico que atrapalhe o processo de recuperação.

Quanto tempo para lavar o cabelo depois da cauterização capilar?

Lavar o cabelo em excesso não é indicado, pois pode tirar sua oleosidade natural, assim como nutrientes e vitaminas. Isso pode gerar danos que trarão a necessidade de tratamento novamente. Por isso, é indicado esperar pelo menos 48 horas até fazer uma nova lavagem dos cabelos.

Parece bobagem, mas essa medida dará tempo para que o cabelo absorva os nutrientes que foram aplicados, aproveitando ao máximo a oferta de queratina. Assim, se você optar por esse tipo de tratamento pode alcançar melhores resultados.

A cauterização faz o cabelo crescer?

Será que a cauterização faz o cabelo crescer mesmo? A verdade é que ela ajuda a fazer os fios crescerem mais fortes e saudáveis. Mas é preciso ficar claro que esse tratamento não faz milagres, ele é um auxiliar para que você devolva a vida aos fios para que eles tenham um crescimento mais correto.

Grávida pode fazer cauterização no cabelo?

Como, no geral, não há uso de químicos que causam risco à saúde da mãe nem do bebê, grávidas podem fazer cauterização no cabelo. Afinal, as mamães merecem todo cuidado para manter sua beleza em dia.

Vale lembrar que é indicado consultar o médico(a) que acompanha a gestação, pois caso haja alguma questão genética da paciente ela pode ser alertada previamente, mas isso é apenas uma precaução extra.

Pronto, agora você já sabe o que é cauterização capilar! Então, se perceber que os seus fios estão precisando daquele tratamento power, procure o seu cabeleireiro e descubra se esse é o procedimento mais indicado para renovar os fios!



Comentários

  1. Maria disse:

    Cabelos cacheados pd fazer cauterização???

    1. Salon Line disse:

      Ma, para processos de transformação indicamos que você procure um profissional cabeleireiro de sua confiança para que seja feito todos os testes necessários nos seus fios antes de qualquer procedimento. Beijinhos!

  2. Andreia disse:

    Meu cabelo quebra com queratina, existe cauterização sem queratina?

    1. Salon Line disse:

      Andreia, tudo em excesso faz mal, queratina demais pode proporcionar regidez e levar à quebra. Seu cabelo pode ter respondido mal a esse componente por ter excesso dele, ou simplesmente não necessitar dele neste momento. Não temos em nosso portfólio este produtinho.
      Você pode fazer o Cronograma Capilar, que é uma rotina de cuidados capilares que possui três etapas essenciais para manter as madeixaas saudáveis. Isso porque cada uma delas promove um cuidado específico e, juntas, dão aos fios todo o cuidado que eles precisam, como: hidratação, nutrição e reconstrução. Da, uma olhadinha nessas dicas em nosso site, beijos! https://salonline.com.br/cronograma-capilar-guia-completo/

  3. Adriana disse:

    Meu cabelo td vez que faço procedimento químico fica elástico ñ sei mais o que fazer

    1. Salon Line disse:

      Adri, nós temos o kit de ampolas da linha “Socorro Capilar” que é um tratamento poderoso para cuidar dos cabelos que estejam elásticos, danificados, quebradiços e porosos! Essa dupla proporciona a cicatrização dos fios, a reconstrução e a recuperação da força das madeixas! Dá uma olhadinha no link abaixo na nossa loja virtual! Beijos ! https://www.lojadasalonline.com.br/kit-socorro-capilar-oleocreme-54ml-ampola-concentrada-54ml-95511-p994874

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
  • Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐
Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube.
Vem se inspirar!
  • Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐 Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube. Vem se inspirar!
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo