O que é acne e como tratar de forma eficaz no dia a dia?

  •  Icone Calendario27 de maio de 2022
  •  Icone Relogio 15:18
  •  
 O que é acne?

Muito comum na puberdade, mas que pode assombrar qualquer um em diferentes fases, a acne é um problema recorrente que costuma dar às caras na vida adulta também, principalmente para quem tem pele mista ou oleosa.

Causada pelo acúmulo de oleosidade nos poros, a acne tem diversas características e pode ser dividida em tipos de acordo com a sua gravidade e sintomas – e são justamente essas características que você vai ter que ficar de olho na hora de buscar o que é bom pra acne e para o seu caso.

Se esse é um problema para você, chegou o momento de tirar todas as suas dúvidas! Saiba exatamente o que é acne, o que você pode fazer para combater esse incômodo e dicas de hábitos que você deve ter (e não ter!) se quiser se livrar dela.

O que é acne?

A acne é uma doença que acomete a pele em decorrência de uma infecção ou inflamação das glândulas sebáceas (pequenos canais que são responsáveis por transportar a secreção por eles) na base dos pelos. 

Quando isso acontece, a pele pode reagir de diferentes formas, trazendo resultados distintos também. Por exemplo, quando as glândulas sebáceas ficam obstruídas, porém com os poros fechados, acaba gerando cravos brancos; já quando os poros ficam abertos, o resultado são os cravos pretos. 

As espinhas surgem quando as glândulas sebáceas ficam vermelhas, inflamadas, infectadas e até com pus, enquanto que em casos mais graves, elas podem ficar doloridas e com elevações cheias de secreção sob a pele, criando os temidos cistos.

Além disso, a acne pode aparecer em diversas fases da vida e em diversas partes do corpo. Enquanto que na adolescência as espinhas são mais comuns na zona T (testa, nariz e queixo), na fase adulta a acne é mais comum de aparecer na zona U (mandíbula, queixo e pescoço).

O que é acne vulgar?

A acne vulgar é um exemplo de acne que é bem comum de ser vista em adolescentes e em jovens adultos – mas também há casos em adultos acima dos 40 anos. Por causa da obstrução e inflamação de folículos pilosos e glândulas sebáceas, a acne vulgar tem como característica visível o surgimento de nódulos, cistos, pápulas e comedões.

O que é a bacne?

Bacne

Com a junção das palavras back (costas em inglês) e acne, a bacne nada mais é do que as espinhas que aparecem na região dorsal do corpo, ou seja, nas costas. Comum em adolescentes e adultos com peles mais oleosas, a bacne ocorre quando as glândulas sebáceas da região não conseguem eliminar a oleosidade, causando a acne. Mas, além disso, a soma do suor e o fato dessa área do corpo ficar mais coberta (fatores conhecidos como mecânicos) contribuem para o surgimento das acnes nas costas.

O que é acne neonatal?

Acne Neonatal, Acne em bebês

A acne neonatal pode se desenvolver em bebês entre a terceira e a quarta semana de vida, e tem como característica o surgimento de pequenas bolinhas no rosto, que são mais recorrentes no dorso nasal, nas bochechas e no lábio superior do bebê, podendo se espalhar pelo corpo todo da criança. Condição muito comum que aparece em até 30% dos recém-nascidos, a acne neonatal acontece por uma predisposição genética e dos hormônios maternos liberados durante a gestação e o parto.

O que é maskne?

Maskne

Com a pandemia do coronavírus, o uso de máscara tornou-se comum e obrigatório para o mundo todo e esse novo hábito trouxe um novo caso de acne: a maskne. A junção das palavras mask (máscara) com acne indica o surgimento de acne em resultado ao uso prolongado de máscara, que acaba abafando os poros e dificultando a respiração da pele em parte da face.

Quais são os tipos de acne?

Mais do que saber o que é acne, também é preciso saber que a acne é dividida por tipos de acordo com nível de gravidade. Conheça agora os tipos e graus de acne.

Quais são os 5 graus da acne?

Acne grau 1: acne comedônica

A acne de grau 1 é a forma mais branda da doença e diz respeito aos comedões fechados e abertos, ou seja, os cravos brancos e pretos, sem lesões inflamatórias (espinhas). Esse tipo de acne, geralmente, não causa cicatriz de acne.

Acne grau 2: acne pápulo-pustulosa leve a moderada

A acne de grau 2 tem comedões abertos e fechados, mas também espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

Acne grau 3: acne pápulo-pustulosa grave, acne nodular moderada

A acne de grau 3 já tem uma inflamação significativa na pele e a presença de cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, avermelhadas e inflamadas (cistos).

Acne grau 4: acne nodular grave, acne conglobata

A acne de grau 4 é o tipo mais grave de acne e o que causa mais cicatrizes na pele, pois tem a presença de cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, além de deformidades na área afetada.

O que é bom para tratar acne?

Em alguns casos mais brandos, a acne desaparece sozinha com o tempo, sem deixar marcas. Mas em outros, é necessário um tratamento para combater a inflamação e evitar que cicatrizes apareçam. Aqui estão algumas possibilidades de tratamento para acne:

  • Tratamento tópico, com uso de creme, gel ou pomada com antibióticos, por exemplo.
  • Tratamento oral, com a ingestão de medicamentos com função antibiótica.
  • Tratamento estético, como a aplicação de laser ou esfoliação cutânea.

Mas fica um aviso: tanto o tipo de tratamento, quanto o período em que é preciso um maior cuidado com a pele acneica, somente um dermatologista pode indicar. Por isso, antes de iniciar qualquer procedimento que julgue ser bom para tratar acne, procure um especialista!

Bom para tratar acne

Hábitos que aumentam a acne

Você sabia que hábitos simples no dia a dia podem estar aumentando a sua acne? Veja o que você precisa ter atenção e deixar de lado agora mesmo!

1) Exagerar nos produtos faciais

Aplicar muitas camadas de produtos no rosto, como maquiagem, pode contribuir para o surgimento da acne. Com isso, os poros ficam obstruídos, aumentando a oleosidade e, assim, causando mais espinhas e cravos.

2) Lavar demais o rosto

Mesmo quem tem pele oleosa não pode lavar exageradamente o rosto, com o risco de causar o efeito rebote, ou seja, o corpo entende que precisa produzir mais sebo para proteger a pele.

3) Espremer as espinhas

Por mais que seja tentador, espremer as espinhas é muito nocivo para a pele, já que as mãos e unhas contém diversas bactérias que podem aumentar a infecção da área. Além disso, o ato de espremer também pode gerar manchas e cicatrizes de acne.

4) Pular a etapa de hidratação

Não é porque a sua pele é oleosa que não necessita de reposição de água, ou seja, hidratação! Hidratar a pele é uma etapa essencial na skincare que contribui para a manutenção da saúde da pele como um todo, inclusive no combate à acne. Apenas fique atenta à formulação e opte por um hidratante oil-free.

5) Usar uma fronha do travesseiro por muito tempo

Com o passar dos dias, a roupa de cama vai acumulando a sujeira do ambiente e fluidos do corpo, como o suor. Por isso, é fundamental a troca frequente da fronha para não criar um ambiente cheio de bactérias que contribuem para formar a acne.

6) Nunca limpar a tela do celular

Assim como na fronha, a tela do celular também acumula muita sujeira, suor e até resíduos de produtos, como maquiagem. Mantenha seu aparelho limpo para não contribuir com o entupimentos dos poros e, assim, com a formação da acne.

7) Retirar parcialmente o condicionador

Além de deixar o couro cabeludo e fios mais oleosos, não enxaguar corretamente o cabelo e retirar totalmente o condicionador também pode obstruir os poros do rosto e das costas, aumentando a oleosidade dessas regiões.

Hábitos que melhoram a acne

Depois de tirar os hábitos que aumentam a acne, o que fazer para melhorar o seu quadro de espinhas e cravos? Saiba aqui:

  • Tenha um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada
  • Mantenha uma rotina de skincare com produtos adequados para o seu tipo de pele
  • Hidrate a pele do rosto todos os dias
  • Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados ou dentro de casa
  • Sempre retire a maquiagem antes de dormir
  • E nunca esprema as espinhas!

E já que o assunto é acne, você sabia que as espinhas e cravos aparecem com maior frequência em determinadas partes do corpo e esses lugares são conhecidos como mapa das espinhas? Entenda o que é o mapa das espinhas, porque a acne é mais propícia nessas regiões e ainda descubra mais dicas e receitas para combater a acne!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo