loader image

O que corta o efeito do anticoncepcional? 6 hábitos e substâncias para se atentar

  •  Icone Calendario12 de junho de 2023
  •  Icone Relogio 11:07
  •  
  • Talitha Benjamin
 o que corta o efeito do anticoncepcional

Alguns remédios, chás, ervas e outras substâncias podem cortar o efeito do anticoncepcional - Saiba quais são essas substâncias e como evitá-las!

Os remédios contraceptivos, também conhecidos como “anticoncepcionais”, são ferramentas importantíssimas para a saúde reprodutiva e planejamento familiar. Esses remédios oferecem para as pessoas a possibilidade de fazerem escolhas informadas sobre a prevenção da gravidez. Por isso, é importantíssimo saber que existem fatores que podem afetar a sua eficácia, inclusive, comprometendo o seu propósito, que é evitar a gestação. 

Desde hábitos e estilo de vida, até mesmo outras interações medicamentosas, existem diversos fatores da vida comum que podem diminuir ou até mesmo cortar o efeito do anticoncepcional. Aqui, é importante ressaltar, que nos referimos à pílula anticoncepcional, e que existem outros métodos contraceptivos com diferentes usos, como a camisinha, por exemplo.

Por isso, além de estar muito bem acompanhada pelo seu ginecologista, e ler a bula com muita atenção, reunimos aqui 5 aspectos, incluindo hábitos e substâncias, que podem cortar o efeito do seu contraceptivo. Veja abaixo: 

Remédios antibióticos

Pouca gente sabe, mas alguns remédios antibióticos, que fazem parte da rotina de muitos brasileiros, podem diminuir ou cortar totalmente o efeito da pílula anticoncepcional. Isso porque os componentes químicos entram em conflito com o metabolismo da própria pílula, diminuindo a quantidade de hormônios no corpo. Por isso, é importante ler a bula de todos os remédios que você tomará, e caso seja necessário, opte por outro método contraceptivo durante o tratamento. 

Vômitos ou diarreias

Se você passou mal algumas horas após o horário em que toma a pílula, muito provavelmente a eficácia deste medicamento será comprometida. Isso porque esses desequilíbrios intestinais e estomacais alteram a capacidade de absorção dos componentes presentes na pílula. Nesses casos, é importante consultar a bula para saber se será necessário tomar outra pílula, ou usar outros métodos contraceptivos de emergência. 

Doenças e alterações intestinais

Seguindo a mesma lógica de vômitos e diarréias, doenças e alterações do seu sistema gastrointestinal também podem diminuir o efeito do contraceptivo. Isso inclui inflamações do intestino ou do estômago, como a gastrite, por exemplo. Aqui, também é importante manter o acompanhamento médico, e em caso de suspeita de perda de efetividade, usar contraceptivos emergenciais. 

Álcool

O excesso de consumo de álcool na mesma janela do período em que você toma a pílula pode causar problemas para que os componentes químicos do remédio sejam absorvidos. Afinal, você já ouviu falar que não pode consumir álcool enquanto toma remédios, não é mesmo?

Isso acontece porque o álcool pode dissolver o medicamento enquanto ele ainda não foi totalmente absorvido pelo organismo, o que significa que o seu corpo não absorveu a quantidade de hormônios necessária para evitar a gestação com eficácia. Por isso, se for beber, utilize contraceptivos emergenciais, como a camisinha, por exemplo. 

Tomar a pílula fora do horário, ou esquecer de tomar

Caso você esqueça de tomar a pílula no horário, ou totalmente, é importante ficar de olho na bula. Primeiro, tome a pílula assim que lembrar, e, caso a dose seja feita nas primeiras 12 horas, a eficácia está garantida. Após essa janela de tempo, no entanto, considere uma possível falha na efetividade, e caso seja necessário, complemente a proteção contraceptiva com outro método, como a camisinha, ou a pílula do dia seguinte para se manter segura. 



Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo