loader image

5 mulheres negras inspiradoras para acompanhar

  •  Icone Calendario29 de novembro de 2022
  •  Icone Relogio 13:54
  •  
  • Talitha Benjamin
 Nath mulher negra de cabelo crespo

Para homenagear a força das mulheres pretas, selecionamos 5 mulheres negras inspiradoras que têm muito a oferecer na sua profissão!

Não dá para negar que, em um país como o Brasil, ser uma mulher negra é difícil. No país que foi o último das Américas a abolir a escravidão, o racismo estrutural dá conta de garantir que, mesmo formando 28% da população brasileira, as mulheres negras façam parte da base da sociedade: ganham menos do que todos os outros grupos sociais, são minoria na política, na mídia, na comunicação, na ciência, nas artes e todas as outras áreas. 

Apesar disso, desde sempre, diversas mulheres negras lutaram contra as estatísticas e, mesmo sendo vítimas diariamente de preconceito racial, ofensas e boicotes, lutam para fazerem seu trabalho e também para abrir espaço para quem está chegando. No mundo em que vivemos, onde se torna cada vez mais importante discutir os efeitos da opressão racial no nosso cotidiano, a presença das mulheres negras nos mais diversos campos é essencial para manter o diálogo sobre as perspectivas únicas do povo preto, sendo o assunto racismo ou não. 

Para homenagear a força das mulheres pretas em todas as áreas, selecionamos abaixo 5 profissionais negras que têm muito a oferecer nos seus campos, e que amamos acompanhar. 

Rebeca Andrade – ginasta e medalhista olímpica

Rebeca mulher negra de cabelo crespo

Créditos: Shutterstock

Podemos dizer, com orgulho, que a melhor ginasta da atualidade é brasileira, e ela é negra: Rebeca Andrade tem apenas 23 anos, mas já é campeã olímpica, e recentemente conquistou a medalha de ouro na competição individual do Campeonato Mundial de Ginástica Artística de Liverpool, além de colecionar prêmios e medalhas em diversos campeonatos internacionais. 

Rebeca treina desde os 4 anos, nos ginásios da prefeitura de Guarulhos, cidade onde morava com os sete irmãos e a mãe, que passava por diversas dificuldades para manter o sonho de ginasta da filha. De origem humilde, Rebeca dependia da ajuda dos técnicos e familiares para se deslocar aos treinos, mas conseguiu provar seu valor logo em sua estreia internacional, no Campeonato Sul-Americano Juvenil em 2012, onde atingiu o primeiro lugar. 

Fayda Belo – advogada criminalista

Fayda mulher negra de cabelo crespo

Foto: Arquivo pessoal

A advogada criminalista Fayda Belo tem uma carreira notória na advocacia, que brilhou ainda mais após levar o Código Penal e assuntos jurídicos de um jeito informal, educativo e muito carismático para os seus milhares de seguidores nas redes sociais. Graças ao bordão “pode não!”, junto com a explicação breve e muito esclarecedora sobre leis, punições e crimes, a advogada já foi apelidada pelos internautas como “Annalise Keating brasileira”, em referência à personagem de Viola Davis da série hit How To Get Away With Murder. 

Apesar de ser famosa nas redes sociais, Fayda Belo possui um trabalho muito sério na área criminalista, com foco em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios. Em suas redes, ela posta conteúdos regulares acerca de crimes como discriminação, violência de gênero, LGBTQIAfobia e racismo, além de propor conversas e discussões sobre como esses temas devem ser debatidos pelo direito. Dividindo-se entre descontração e carisma, ela reafirma seu objetivo pessoal de trazer justiça a quem não têm acesso.

Rita Carreira – modelo

Rita mulher negra de cabelo crespo trançado

Foto: Divulgação/@johnnymoraesph

Uma pioneira em todos os aspectos: Rita Carreira, de apenas 27 anos, foi a primeira mulher plus-size negra a estampar a capa da Vogue Brasil, principal revista de moda do país. Paulistana, Rita foi aconselhada a tentar a carreira de modelo plus-size em 2010, mesmo sem nunca ter pensado em pisar nas passarelas por não se considerar bonita o suficiente. 

Driblando o racismo e a gordofobia que ainda ditam as regras no mundo da moda, Rita Carreira alcançou o auge de sua carreira como um dos maiores nomes da moda brasileira. Mais de uma década após a sua estreia, a paulistana segue quebrando as limitações do mundo das modelos plus-size e figurando campanhas, desfiles e editoriais de moda para diversas marcas, grifes e revistas conceituadas, abrindo portas e servindo de referências para diversas outras modelos gordas e negras. 

Nath Finanças – empresária e influenciadora digital

Nath mulher negra de cabelo crespo

Enquanto a maioria dos influenciadores de economia focam em investimentos e ganhos rápidos, a influenciadora, administradora e empresária Nathália Rodrigues se destacou ao tratar sobre finanças de uma forma diferente e simples: considerando a realidade da maior parte da população brasileira, que ainda não tem acesso a informações básicas sobre o dinheiro, que já é escasso. Em seu canal, criado em 2019, Nath Finanças ficou famosa por ensinar educação financeira de forma simplificada e realista, com foco em pessoas de baixa renda. 

Em apenas 3 anos, Nathália já acumulou seu primeiro R$ 1 milhão e, hoje, reúne 400 mil seguidores nas redes sociais, onde comenta sobre finanças pessoais, dicas para empreendedores e também informações sobre a economia em geral. Nascida e criada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Nathália é a única brasileira presente na lista que enumera os 50 maiores líderes mundiais da revista conceituada de economia Fortune, além de ser figurinha carimbada na lista Under 30, da revista Forbes. 

Erika Hilton – deputada federal e ativista

Erika Hilton mulher negra de cabelo cacheado

Indo na contramão da ausência de representatividade de mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+, Erika Hilton tem uma carreira política brilhante, sendo uma mulher trans preta. Em 2020, foi eleita a primeira vereadora mulher trans de São Paulo, a mais votada do Brasil. Já em 2022, ela foi eleita novamente, agora para o Congresso Nacional, sendo a 9ª candidata mais votada de São Paulo. 

Foi na política que Erika Hilton encontrou sua voz, e passou a ser uma das principais ativistas pelo direito dos negros e das pessoas LGBTQIA+, principalmente, os transexuais e as travestis, uma demanda urgente considerando que o Brasil é o país que mais mata travestis e transsexuais no mundo. Erika é uma das principais vozes do movimento no Brasil e no mundo, posicionando-se sempre contra o fascismo e à violação de direitos humanos enquanto membra da Assembleia Legislativa de São Paulo (a maior da América Latina), e agora, do Congresso Nacional. 
E você, já acompanha essas mulheres negras poderosas e inspiradoras? Então se liga na nossa lista de brasileiras negras que mudaram o mundo para melhor!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo