Moda midsize: conheça o termo que descreve o “meio-termo” dos tamanhos
- 18 de janeiro de 2023
- 16:53
Quase toda mulher já passou pela experiência de ir em uma loja e não encontrar nenhuma peça que goste. Mas para pessoas que vestem certos tamanhos, essa sensação pode ser tão comum que vira rotina. Pergunte para qualquer pessoa que vista acima de 40 ou abaixo de 36, e você notará que os tamanhos de roupas existentes nas maiorias das lojas ainda estão longe de serem inclusivos. Para remediar essa situação, a categoria plus size existe para atender mulheres gordas, ou que simplesmente não se encaixam nos tamanhos “padrões”, mas e quem também não se sente contemplada por essa categoria?
O midsize surgiu como uma trend nas redes sociais, mas ao contrário da maioria delas, não parece ser algo passageiro e momentâneo. Muitas mulheres passaram a se identificar com a descrição do tamanho “médio”, e cada vez mais pessoas estão compartilhando suas dicas de look e experiências na moda, com a expressão “nem gorda, nem magra”, sendo a que mais se encaixa nessa vivência.
Quer entender melhor sobre o midsize, e como ele pode ajudar você a se encontrar na hora de buscar roupas, acessórios e referências online? Então vem com a gente!
O que é midsize?
O midsize é uma expressão usada para se referir ao tamanho de roupa que não se encaixa nos pequenos (entre 34 e 38), e nem nos maiores, o que chamamos de plus size (de 50 para cima). Ele é o meio-termo, ou seja, é o tamanho para as mulheres que não encaixam no que a moda entende por “gorda” ou “magra”, e geralmente, vestem de 40 a 48. Quem veste esses números pode encontrar certa dificuldade em achar roupa, puramente por estar no limbo entre os tamanhos pequenos e os tamanhos muito grandes.
Foi justamente esse desafio na hora de encontrar roupas nas lojas tradicionais de fast-fashion, e também na falta de representatividade de corpos reais, que impulsionou a febre do midsize. Desde 2021, diversos criadores de conteúdo têm compartilhado suas dicas de looks e styling na hashtag #midsizefashion, tag que atingiu o seu ápice no ano de 2021 e desde então, não sai dos assuntos em tendência no TikTok, com mais de 500 milhões de postagens.
Midsize e plus size: há tamanhos para todas?
A febre do midsize pode parecer momentânea, mas ela vem na onda de outro movimento que começou na internet, mas que se espalhou para o mundo da moda rapidamente. Hoje, o body positivity, ou, positividade corporal, se tornou um dos assuntos mais importantes quando falamos do passado, presente e futuro da indústria da moda. A aceitação de todas as formas naturais do corpo e a necessidade das marcas de se adequarem a essa pluralidade é uma pauta interminável, por isso, não é de se espantar que mulheres que não se encaixam em nenhum dos extremos — nem gorda, nem magra — também sintam a necessidade de representatividade.
O sucesso arrebatador de qualquer tipo de conteúdo direcionado para a moda midsize mostra o desejo das pessoas por soluções que são frequentemente ignoradas pela grande indústria da moda, afinal, quantas modelos reais costumamos ver em anúncios, comerciais e passarelas? Felizmente, essa é uma realidade que aos poucos vem mudando de forma, com cada vez mais marcas preocupadas com a diversidade de corpos em suas plataformas, no entanto, ainda é preciso ver mais avanço na oferta de tamanhos das peças.
Inspire-se: refs midsize para empoderar você!
Quer ter uma ideia visual de como o midsize encaixa em diversos corpos? Então se liga nas referências: