Manchas vermelhas na pele: o que pode ser e como tratar?

  •  Icone Calendario6 de junho de 2022
  •  Icone Relogio 16:54
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher com manchas vermelhas na pele se olhando no espelho

Marcas e sinais são comuns de aparecer, seja pelo avançar da idade, exposição solar excessiva ou falta de uma rotina de skincare adequada. Mas um tipo de manchas na pele que deixam as pessoas um pouco preocupadas são as vermelhas. As manchas vermelhas na pele podem ter origens diversas e essa vermelhidão pode vir acompanhada de coceira e uma imensidão de questionamentos…

Para tirar as suas dúvidas sobre o que pode ser manchas vermelhas na pele, porque elas surgem e como prevenir e tratar esse problema, preparamos um conteúdo completo para você! Vem saber tudo sobre o tema agora.

O que pode ser manchas vermelhas no rosto?

As manchas vermelhas na pele do rosto não tem uma causa única e podem ser desencadeadas por diferentes fatores, sendo alguns deles mais simples de tratar, enquanto que outros possuem um tratamento mais intenso e longo.

Entre os principais motivos do que pode ser as manchas vermelhas estão as alergias, que podem ser de algum produto consumido ou aplicado na pele e até no contato com animais, a exposição solar, queimaduras, algum processo inflamatório ou reação a medicamentos.

Também é possível que manchas vermelhas na pele sejam um dos sintomas de algumas doenças, que não necessariamente são da derme, mas que ao afetar o organismo desencadeiam a vermelhidão.

Manchas por ressecamento na pele

Entre os tipos de manchas vermelhas na pele estão aquelas que acontecem pelo ressecamento da derme. Esse é um sintoma bem comum das dermatites, inflamação que acomete várias áreas do corpo em pessoas de qualquer idade, que além de coceira excessiva deixam a pele vermelha e bem ressecada.

Manchas vermelhas na pele causadas por ressecamento

Por que manchas vermelhas na pele aparecem?

Há diversos fatores que podem ocasionar manchas vermelhas na pele e nem sempre são o efeito de uma alergia na região cutânea. A vermelhidão na derme pode ser o reflexo de outros tipos de doenças, como as crônicas, as geradas por picada de insetos e até psicológicas.

Quais as doenças que causam manchas vermelhas na pele?

Doenças virais e autoimunes podem ter como sintomas manchas vermelhas na pele e você precisa ter atenção a elas. Conheça algumas delas:

Rubéola, sarampo e catapora

Tanto a rubéola, o sarampo e a catapora são doenças que têm como um dos sintomas as manchas vermelhas, entretanto, com características diferentes das dermatites. Neste caso, as erupções cutâneas avermelhadas provocam coceira, que são facilmente controladas com cremes e pomadas, e as manchinhas desaparecem quando a doença é tratada.

Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou só lúpus) é uma doença crônica autoimune que entre seus efeitos no corpo provoca manchas na pele avermelhadas, principalmente no rosto, orelhas, braços, peito e costas. Por mais que seja uma doença que não tem cura, as manchas vermelhas originárias do lúpus podem ser controladas com cremes com corticosteróides.

Zika vírus

O zika vírus é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya), que ocasiona manchas vermelhas na pele, além de outros sintomas como febre e dores no corpo. Ainda não existe tratamento específico para o zika vírus, mas o uso de anti-histamínicos reduzem as manchas vermelhas e a coceira na pele.

Sarna

A sarna é uma doença parasitária altamente contagiosa causada pelo ácaro sarcoptes scabiei, que se alimenta da queratina presente na pele, gerando manchas vermelhas em diversas regiões do corpo, como mãos, pulsos, entre os dedos, axilas, ao redor da cintura, nádegas, joelhos e até na sola do pé. O tratamento da sarna, que também combate as manchas, é feito com pomadas.

Psoríase

A psoríase é uma doença não contagiosa autoimune que provoca erupções avermelhadas com prurido na pele. No caso da psoríase, as manchas vermelhas acontecem porque o sistema de defesa do corpo ataca, sem razão, as células cutâneas, provocando essas lesões. Por não ter uma causa definida, o tratamento atua para amenizar os sintomas, como o uso de pomadas e cremes de efeito anti-inflamatório.

Micose

A micose é uma doença causada por fungos que podem acometer a pele, unhas, couro cabeludo, virilha e região genital, e que também causa manchas vermelhas que costumam coçar. Com a aparência de placas arredondadas, a micose pode ser combatida com antimicóticos tópicos aplicados diretamente nas áreas afetadas e, em alguns casos, é indicado o uso de medicamentos orais.

Rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que tem como principal característica as manchas vermelhas na pele da região T e centro facial (nariz, bochecha, testa e queixo). Com o risco da vermelhidão ficar permanente, já que os vasos sanguíneos finos ficam mais aparentes, o tratamento para a rosácea inclui o uso de produtos tópicos com tratamento anti-vermelhidão, além de seguir medidas preventivas.

Mulher com rosácea, manchas vermelhas nas maçãs do rosto

Alergias

O mais comum é que as manchas vermelhas sejam associadas a alergias na pele. São diversos os motivos que podem gerar essa condição, como contato com uma substância que o organismo considera perigosos, uso de determinados medicamentos, picada de inseto, intoxicação alimentar, entre outros.

No caso das alergias, ao tratar a origem do problema as manchas vermelhas somem – e se o diagnóstico for incerto, são indicados medicamentos como os corticosteróides para aliviar a coceira e outros sintomas.

Eczema

Similar a uma alergia, a eczema é uma inflamação aguda ou crônica na pele que se manifesta com manchas avermelhadas e inchadas. Este tipo de inflamação é causada por uma reação do corpo a algum agente considerado agressivo e o tratamento da origem controla os sintomas, como as manchas vermelhas.

Exposição ao sol

Diferente da queimadura solar, a pele pode responder à exposição ao sol através de uma dermatite solar. Com inchaços vermelhos, somados a coceira, a dermatite solar é uma reação comum da derme à exposição aos raios de sol, principalmente em quem tem a pele mais sensível. Como essa dermatite pode surgir após exposição ao sol de forma moderada, é importante evitar expor-se ao sol entre 11h e 16h, usar protetor solar e barreiras físicas, como chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV.

Situações psicológicas que provocam manchas

Nem sempre as manchas vermelhas vão ser desencadeadas por doenças na pele, mas sim por situações psicológicas. A alergia emocional é uma resposta de defesa do corpo reagindo a uma situação de estresse ou ansiedade e, assim, gerando diversos sintomas, como as manchas vermelhas na pele – que podem vir acompanhadas de coceira.

Nas situações psicológicas que provocam as manchas, o tratamento consiste no uso de medicamentos antialérgicos para aliviar a coceira e vermelhidão da pele, mas é fundamental acompanhamento terapêutico para aliviar os eventos de ansiedade e estresse e, assim, os reflexos na pele.

Rotina de cuidados com a pele sensível

Como prevenir as manchas vermelhas na pele

Com exceção das doenças crônicas e autoimunes, a mudança de alguns hábitos na sua rotina de cuidados com a pele pode prevenir o surgimento das manchas vermelhas. Para manter a região cutânea livre da vermelhidão, é muito importante manter o manto lipídico, ou seja, a barreira de proteção da pele sempre íntegra! E para isso, a skincare é grande aliada.

Rotina de cuidados diários com a pele

Para manter a barreira de proteção da pele fortalecida, evitando que as manchas vermelhas apareçam, você precisa ter uma rotina de cuidados diários com o seu rosto. E para que você consiga incluir esse hábito no dia a dia ele precisa ser fácil e rápido! Veja 3 passos simples para você mudar na rotina e manter a sua pele livre da vermelhidão:

Lave o rosto com sabonete hidratante

É possível lavar o rosto e contribuir para a hidratação da pele! Peles mais sensíveis podem se beneficiar muito com o uso de sabonetes com ativos hidratantes e anti-inflamatórios, pois eles vão evitar a coceira e o surgimento das manchas vermelhas.

Use hidratantes com ativos calmantes

Na etapa da hidratação, aposte nos produtos calmantes, que têm na fórmula ingredientes como a glicerina, vitamina B3 e água termal, ativos que vão manter a barreira cutânea fortalecida e evitar as manchas vermelhas e irritações.

Potencialize a proteção solar

A proteção solar é indispensável e deve fazer parte da rotina diária com a pele. Mas se você tem a pele mais sensível e suscetível a manchas vermelhas, potencializar essa etapa pode fazer a diferença! Por isso, na hora de escolher o filtro solar, prefira aqueles que tenham FPS 30 ou acima, além de amplo espectro, ou seja, proteção contra os raios UVB e também UVA. Assim, sua pele fica protegida de todos os malefícios que o sol pode proporcionar – mas não pode esquecer a reaplicação ao longo do dia!

E aqui fica uma última dica: por mais que a pigmentação da derme seja heterogênea, e que seja comum áreas com coloração diferente, manchas vermelhas na pele precisam ser sempre investigadas! Com diversos fatores desencadeantes, que podem ser alergias leves até doenças autoimunes, a vermelhidão na pele necessita de um acompanhamento profissional para identificar a origem e, assim, o tratamento correto.

No primeiro sinal de mancha avermelhada na sua pele, procure um dermatologista e busque a orientação adequada sobre o seu caso. Não fique com dúvidas e nem deixe para depois esse diagnóstico!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo