loader image

Manchas senis na pele: tipos de tratamento e prevenção

  •  Icone Calendario18 de maio de 2022
  •  Icone Relogio 23:12
  •  
 manchas senis no rosto

Descubra como tratar manchas senis na pele, suas causas e como prevenir seu surgimento. Acesse e confira as melhores dicas para ter uma pele saudável!

A passagem do tempo transforma as nossas vidas, deixando experiências, lembranças e marcas, em diversos aspectos. Por falar em marcas, a pele é o órgão que mais visivelmente mostra o passar dos anos, tendo como linhas de expressão, marcas e manchas algumas características da pele madura.

Em relação ao surgimento de manchas na pele madura, muitos são os fatores que podem ocasionar esse sinais que, nesta fase da vida, são conhecidos como manchas senis, um tipo de mancha que aparece após os 40 anos de idade e é um problema mais comum do que você imagina.

Se você nunca ouviu falar das manchas senis, ou se já passou dos 40 e tem sentido a chegada dessas manchinhas na sua pele, esse conteúdo é para você! Saiba tudo sobre as manchas senis, por que elas aparecem, as principais características e qual o melhor tratamento.

O que é uma mancha senil?

As manchas senis, também chamadas de melanoses solares, são um tipo de mancha com aparência escurecida que surgem após os 40 anos de idade. Essas manchas atingem especialmente algumas regiões do corpo, como mãos, braços, rosto e pescoço, e são resultado da hiperpigmentação da pele, ou seja, quando o processo de pigmentação natural da pele, isto é, a produção de melanina, fica acelerado e excessivo.

Por aparecerem em áreas que costumam ficar expostas ao sol e mais evidentes, a coloração mais acastanhada ou empretecida das manchas senis trazem muito constrangimento para algumas pessoas, já que são sinais associados, principalmente, ao envelhecimento – que em muitas culturas é um conceito negativo.

Manchas senis nas mãos

Uma das regiões do corpo que tem maior tendência de surgimento de manchas senis são as mãos. As manchas nas mãos tem como principal causa a exposição solar, pois os raios solares ativam a produção de melanina nessa região que costuma ficar mais exposta ao sol. 

Ou seja, o surgimento de manchas senis nas mãos está associado ao fotoenvelhecimento, processo ligado à exposição solar, ao longo de toda a vida, principalmente quando ela acontece sem proteção.

Nesses membros, as manchas senis costumam afetar a pele das costas das mãos, que é mais fina, assim como a que contorna o pescoço. Além disso, essa é uma área mais sensível e que sofre diversas agressões ao longo do dia, seja no contato com superfícies, até por agentes externos, como a exposição solar e a poluição.

manchas-senis

Qual a causa das manchas senis?

Alguns fatores são responsáveis pelo surgimento das manchas senis, além do próprio envelhecimento. O desenvolvimento da hiperpigmentação em algumas regiões da pele, que é muito associado com o avançar da idade, pode ser causado por herança genética, questões hormonais, inflamações, lesões na pele e, claro, superexposição ao sol e raios UV – sendo as pessoas que ficaram mais expostas ao sol sem proteção, durante toda a vida, as mais impactadas.

Além de sinais escuros acastanhados, esses fatores podem gerar manchas senis também em tons de roxo, conhecidas como púrpura senil, manchas arroxeadas que costumam aparecem nos braços dos idosos.

Manchas senis como tratar?

Se você passou dos 40 e estes sinais te incomodam, não se preocupe, existem algumas maneiras de como tirar manchas senis da pele! Mas antes de escolher uma delas, recomendamos mais uma vez que procure o seu dermatologista, pois apenas ele pode indicar o que é mais adequado e qual tratamento para manchas senis será mais eficaz para o seu caso.

Com uma ampla diversidade de procedimentos tópicos e dermatológicos, há diversas formas de eliminar manchas senis da pele:

. Laser

O tratamento com laser é feito através de um aparelho que emite uma luz que vai penetrar nas camadas mais profundas da derme, removendo manchas senis e regenerando a pele com algumas sessões com intervalos controlados (que serão indicadas por um profissional de acordo o grau das manchas).

. Crioterapia

A crioterapia é, literalmente, uma “terapia com frio”, ou seja, um tratamento que utiliza aplicações do frio com objetivos terapêuticos, como a remoção de manchas senis. Na crioterapia é utilizado o nitrogênio líquido para fazer a destruição dos tecidos e, assim, clarear as manchas.

. Peeling químico

O peeling químico é um tratamento feito com a aplicação de produtos na pele para promover uma esfoliação mais intensa e, assim, estimular a renovação celular. Com esse procedimento, as manchas senis podem ser atenuadas, além de promover a tonificação da pele.

. Cremes clareadores

Um dos tratamentos mais comum para tirar manchas senis é o uso de creme clareadores, produtos que ajudam a uniformizar a coloração e textura da pele. Existem diversos tipos de cremes clareadores no mercado, sendo os com ácido retinoico os mais comuns.

manchas senis na pele

Qual o melhor clareador para manchas senis?

Para escolher o melhor clareador para manchas senis, é preciso ficar de olho nos ativos que compõem o produto. O seu creme para manchas senis deve ter ingredientes como o retinol vegetal, uma alternativa vegetal aos retinóides, ativo eficaz na ação antienvelhecimento e antifotoenvelhecimento. O retinol vegetal estimula a produção extracelular, garantindo maior preenchimento de rugas, firmeza e melhorando a elasticidade e uniformização da pele.

Além disso, você deve potencializar o resultado do creme para manchas senis com outros ativos, como o D-Pantenol, também conhecido como pró-vitamina B5, um ótimo ativo umectante de rápida absorção e de ação profunda. Ele estimula a proliferação celular e auxilia na reparação dos tecidos, como queimaduras (inclusive solares), dermatites, além de promover a cicatrização de feridas.

E todos esses ativos e benefícios você encontra na linha Tiye Pró-Idade, que contém produtos indicados para pessoas a partir dos 45 anos, pois estimulam a renovação celular e protegem contra o envelhecimento precoce. Sua fórmula contém retinol vegetal, colágeno vegetal e ácido hialurônico, poderosos ativos que atuam na uniformização da pele, melhorando a firmeza, elasticidade e reduzindo linhas de expressão.

Tratamento alternativo: Pode usar vinagre de maçã para manchas senis? 

É muito comum encontrar na internet receitinhas caseiras para tirar manchas senis e, entre elas, está o uso do vinagre de maçã para clarear esses sinais. Além de retirar manchas senis e melasma, acredita-se que o vinagre de maçã também ajudaria no tratamento da acne e na redução dos poros, mas esses benefícios são um mito!

Embora o vinagre de maçã seja ácido, o seu uso não contribui para a melhora das manchas senis, tampouco para reduzir a oleosidade e a acne. Na verdade, o vinagre de maçã pode alterar o pH natural da pele e, ainda, piorar as manchas senis, além do grande risco de queimar o rosto.

Por isso, sempre que for buscar um tratamento para manchas senis, procure orientação médica e produtos específicos para a pele. E como última dica, para não agravar o quadro das manchas e evitar que novas surjam, aplique sempre o protetor solar!

Manchas na pele quando se preocupar?

Se as manchas senis são comuns de aparecer após os 40 anos, quando é preciso se preocupar com o surgimento de uma nova mancha? Seja lá qual for a mancha na sua pele, visitar regularmente um dermatologista durante toda a vida é fundamental para acompanhar eventuais mudanças na derme e surgimento de marcas e sinais.

Agora, se você já notou que tem uma mancha que muda de cor, tamanho e formato, é primordial que você procure um médico o quanto antes, pois essas podem ser características de problemas mais graves, como o câncer de pele.

Mas antes de julgar o seu tipo de mancha, se ela é apenas um problema estético ou realmente um problema de saúde, lembre-se que apenas um profissional capacitado pode dar esse diagnóstico. Procure seu dermatologista, faça exames regulares e tire todas as suas dúvidas!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo