Saiba como tratar e prevenir as manchas de sol no rosto
- 27 de dezembro de 2021
- 10:01
- Thauany Lima
Verão, sol, praia e muita diversão! Esse é o desejo da maioria das pessoas na estação mais quente do ano. Contudo, junto com toda a exposição ao sol, vem a preocupação com a pele, principalmente com as manchas de sol no rosto.
Nem sempre só usar o protetor solar vai prevenir ou reduzir as marcas escurecidas, sejam elas em peles negras ou brancas. Por isso, separamos dicas valiosas para te ajudar a evitar e a tratar as manchas de pele no verão e aproveitar a diversão sem contratempos. Confira!
Como as manchas solares se formam na pele?
As manchas solares, assim como o próprio nome já diz, são marcas escuras de pele formadas por conta da exposição prolongada ao sol. Geralmente possuem uma tonalidade acastanhada e ficam mais evidentes em regiões mais expostas do corpo, como os braços, dorso das mãos, rosto e colo.
Algumas manchas solares também podem se agravar por outros motivos, como, por exemplo, o melasma. Questões hormonais e o uso de medicamentos também são causas diretas para o problema.
Tipos de manchas causadas pelo sol
Manchas de pele devem ser tratadas como assunto sério e sempre ser acompanhadas por um especialista. Existem tipos graves de manchas, que podem anunciar doenças de pele e outras mais leves, mas que também necessitam de atenção. Separamos os tipos mais comuns de manchas causadas pelo sol, olha só:
1. Melasma
Muito conhecida entre as mulheres, o melasma são manchas escuras muito comuns na face, principalmente nas bochechas, testa, nariz e queixo. Apesar de ser causada pelo sol, o melasma também pode aparecer ou se agravar durante a gravidez, por fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (exemplo: hepatopatias), tabagismo, entre outros.
2. Sardas
As sardas são manchinhas muito comuns em peles brancas, sobretudo em pessoas ruivas. Elas geralmente aparecem por volta dos 3 anos de idade por estímulos do sol, mas não apresentam risco à saúde.
3. Melanose
Melanose são manchas solares que aparecem com mais frequência nas mãos, no colo e nas costas (regiões do corpo mais expostas). Elas são causadas pelo acúmulo de melanina após a exposição excessiva aos raios UV.
4. Manchas senis
Muito confundida com a melanose, as manchas senis aparecem no corpo após os 40 anos, normalmente nas áreas das mãos, braços, rosto e pescoço. Elas são marrons e tem como fator principal a exposição solar que acelera o fotoenvelhecimento, mas também é causada por questões hormonais, radiação e poluição.
Rotina de cuidados para evitar o surgimento de manchas de sol no rosto
Reparou que muitas manchas de diferentes características aparecem pela exposição solar sem proteção ou pela falta de cuidados com a saúde da pele? Vamos te ensinar a evitar as manchas de sol no rosto com uma rotina de cuidados completa. Acompanhe!
Passo 1: Limpeza
A limpeza é o passo primordial para qualquer rotina skincare. Uma pele limpa absorve melhor os ativos que tratam e protegem a derme. Atenção: opte por produtos que ajudem a remover as impurezas da pele sem causar ressecamento.
Passo 2: Tonificação
O tônico facial equilibra o pH da pele, potencializa a higienização e ajuda no controle da oleosidade — no casos de peles oleosas e mistas. Tônicos com ativos clareadores (por exemplo, a vitamina C ou o ácido tranexâmico) podem ajudar a uniformizar o tom da pele.
Passo 3: Hidratação
A hidratação facial é um passo importante e não pode ser ignorado em nenhuma rotina ou tipo de pele. Esse processo ajuda a repor as vitaminas, nutrientes e trata profundamente a derme. O Sérum Facial Uniformizador de Tom Tiye da Salon Line hidrata e promove a renovação celular, garantindo uma pele macia e luminosa. Também auxilia na uniformização das áreas escurecidas pois contém Ácido Tranexâmico (potente agente com função clareadora de manchas).
Passo 4: Proteção
Por último, use um protetor solar com FPS acima de 30 para evitar aumento das manchas ou o surgimento de novas. É indicado aplicar 1g de produto na pele e reaplicar a cada três horas.
Como tratar manchas de sol
Agora que já conhece os tipos de manchas e qual a rotina de cuidados ideal para evitar marcas escurecidas, confira as orientações de como tratar manchas de sol em todos os tipos de pele.
Invista em um creme clareador de pele com ácido glicólico
Você pode encontrar o ácido glicólico em diversos produtos com funções diferentes, afinal, ele é um ativo potente e proporciona vários benefícios para a pele, como a melhora da textura, equilíbrio da oleosidade e diminuição da acne, clareamento de manchas e redução de cicatrizes.
Utilize protetor solar com efeito clareador
O protetor solar comum já ajuda a prevenir ou reduzir as manchas de pele, no entanto, quando se utiliza fotoprotetor com ativos clareadores, os resultados são ainda mais rápidos e potentes. Algumas fórmulas já contam com agentes que uniformizam a pele, como a Vitamina C, a Niacinamida, entre outros.
Use produtos com vitamina C para o rosto
A vitamina C, além do seu poder antioxidante que combate radicais livres, ajuda a melhorar a textura da pele e a uniformizar a tonalidade. Incluir produtos com o ativo na sua rotina de cuidados garante uma pele bonita e mais uniforme.
Creme Corpo e Rosto Uniformizador de Tom Tiye Hidrata & Matifica
Outra dica valiosa é optar pelo Creme Hidratante Corpo e Rosto Uniformizador de Tom da Salon Line. Ele auxilia no clareamento de áreas escurecidas, tanto do corpo, quanto do rosto, além de promover hidratação e renovação celular. Contém ácido hialurônico, vitamina B5 e tecnologia exclusiva Luminous Expert, um mix de ativos inteligentes que agem no foco do problema, clareando as manchas de pele.
E aí, gostou? Então anote todas as dicas e coloque tudo em prática. Não se esqueça de consultar seu dermatologista com frequência para acompanhar o tratamento das manchas de sol no rosto e corpo. É importante não negligenciar os cuidados diários com a pele para evitar o efeito rebote (piora do quadro), ok?!