Lábios Ressecados: Conheça as principais causas, cuidados e dicas

  •  Icone Calendario5 de janeiro de 2022
  •  Icone Relogio 10:00
  •  
  • Luana Queiroz
 Lábios ressecados: 6 dicas para ter lábios perfeitos e hidratados

Cada parte do nosso corpo é importante e precisa de cuidados especiais e, com a nossa boca, não poderia ser diferente.

Muitas pessoas só se lembram de cuidar dos lábios quando eles estão ressecados, machucados ou rachados, o que é um erro muito grande! Hidratar bem o lábio ressecado é fundamental em qualquer época do ano – mesmo quando eles aparentam estar saudáveis.

Se você já passou ou está passando pelo drama dos lábios ressecados, veja quais são as possíveis causas e algumas dicas para deixá-los hidratados!

Por que os lábios ressecam?

Os lábios ressecados podem estar relacionados com diversos fatores, que variam desde fatores mais “simples” até alergias ou outras doenças. Mas, afinal, o que pode deixar os lábios constantemente ressecados?

Lábios ressecados: causas

  • Desidratação do organismo
  • Exposição ao sol
  • Alterações no clima (muito calor ou muito frio)
  • Poluição
  • Alergias a produtos usados diretamente na boca (como pasta de dente, batons, etc.)
  • Anemia e outras doenças relacionadas com problemas de nutrição
  • Falta de vitamina B no organismo
  • Uso de medicamentos que fazem os lábios ressecarem, como remédios para acne
  • Quimioterapia
  • Uso de aparelho odontológico
  • Uso frequente de batons com acabamento mattes
  • Hábito de lamber os lábios
  • Hábito de respirar pela boca
Lábios ressecados

Como cuidar dos lábios ressecados?

Muitas são as causas que deixam os lábios ressecados, mas com alguns simples cuidados diários você pode cuidar dessa região e deixá-la hidratada por mais tempo.

Aplique algum hidratante labial antes de dormir

O melhor momento para usar um hidratante labial é durante a noite, antes de se deitar. Você pode usar uma pomada que tenha efeito hidratante e que ajude a nutrir e a cicatrizar os cortes e as feridas dos lábios machucados e ressecados.

Você também pode usar o mel, em vez de uma pomada para lábios ressecados. Basta aplicar um pouco de mel por todo o lábio e ficar com ele na boca durante toda a noite.

Dê preferência para batons com ação hidratante

Quando se fala em batom hidratante, muitas pessoas logo pensam em manteiga de cacau, mas, atualmente, existem outros tipos de batons que ajudam na hidratação dos lábios. É o caso do “lip balm”, que, além de proteger, hidratar e deixar os lábios com efeito de gloss, também possui protetor solar em sua fórmula.

Cera de abelha e geleias hidratantes também são ótimas opções para hidratar, nutrir e reparar os lábios ressecados e desidratados.

Cuidados com o lábios ressecados

Como hidratar os lábios ressecados?

Agora chegou o momento que você cuidar dessa região e dar um fim ao problema! Conheça as nossas dicas para lábios ressecados:

Cuidado diário: lip balm

Diariamente você deve ter como aliado o lip balm para deixar os lábios hidratados ao longo de todo o dia. Além do efeito hidratante, esse tipo de produto protege a região dos efeitos negativos do sol, vento, frio e poluição.

Cuidado esporádico: máscara labial

Não é só a skincare que pode se beneficiar das máscaras hidratantes – os lábios ressecados também! As máscaras labiais ajudam na nutrição e hidratação dos lábios e podem ser usadas uma vez por semana a cada 15 dias.

Como esfoliar os lábios?

Para a remover as células mortas e promover a regeneração celular da região, esfoliar os lábios é fundamental para mantê-los macios e hidratados. Para a esfoliação, você pode utilizar versões disponíveis no mercado ou optar por uma receita caseira para lábios ressecados e ardendo. Anote aí a nossa receita:

  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de azeite

Misture todos os ingredientes em um pote e, em seguida, aplique nos lábios com os dedos, fazendo movimentos circulares suaves. Depois de esfoliar, deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue bem. Após, aplique um lip balm.

Esfoliar lábios

Como evitar o ressecamento dos lábios?

Com pequenas mudanças de hábitos você pode evitar o ressecamento dos lábios. Veja algumas medidas para não sofrer com lábios ressecados:

Beba bastante água

Hidratação é sinônimo de água, por isso, para manter os lábios hidratados e evitar rachaduras, é muito importante beber muita água. A quantidade necessária de ingestão de água varia de acordo com diversos fatores, mas, o ideal é sempre tomar, pelo menos, um litro por dia. Ande sempre com uma garrafinha e lembre-se que não é só no calor que precisamos beber bastante água.

Não passe a língua muitas vezes nos lábios

Muitas pessoas acreditam que passar a língua nos lábios ajuda a deixá-los mais “molhados”, mas, na verdade, fazer isso só deixa a boca ressecada. Isso porque a saliva humana contém sais e um pH ácido que fazem com que os lábios fiquem ressecados. Por isso, se você tem costume de ficar passando a língua pelos lábios, é melhor parar já!

Evite batons de duração muito longa

Por mais que os batons de longa duração sejam os queridinhos das mulheres, os compostos que fazem com que fiquem fixados por muito tempo podem deixar os lábios ressecados. Por isso, se você está com os lábios secos, procure usar batons mais cremosos ou com efeito hidratante.

Formas de hidratar os lábios

Os cuidados acima são apenas algumas opções para te ajudar a não ter lábios ressecados, rachados e descamando. Se você notar outras alterações como o surgimento de bolhas ou feridas, o ideal é procurar um dermatologista para verificar se esse problema pode estar relacionado com alguma doença ou situação atípica do seu organismo.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
15 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
22 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo