Você conhece os benefícios da hidratação noturna? Aprenda como fazer

  •  Icone Calendario5 de setembro de 2022
  •  Icone Relogio 18:20
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Mulher de cabelo cacheado castanho escuro, com mechas roxas, dormindo na cama

A hidratação noturna para cabelos é uma ótima opção para quem está com os fios desidratados e ressecados e sem tempo para se dedicar a eles ao longo do dia . Se esse é o seu caso, você precisa incluir esse tratamento na sua rotina de cuidados capilares.

Mas, como realizá-la? Quais cremes ou máscaras devem ser utilizados? Há alguma receita de hidratação noturna caseira? Para tirar essas e outras dúvidas, preparamos essa matéria com tudo que você precisa saber sobre hidratação noturna para os cabelos. Confira:

O que é hidratação noturna?

Mulher de cabelo liso, loiro escuro, ondulado nas pontas. Ela está na cama, acordando e posicionado o tapa olhos na testa, enquanto sorri

A hidratação noturna no cabelo é um tratamento básico na rotina de quem gosta de cuidar das madeixas e mantê-las saudáveis. Ela é responsável por devolver água à fibra capilar, garantindo, assim, brilho, maciez e fios mais soltos.

Dessa forma, é a melhor opção para quem procura tratamentos para cabelos desidratados por conta de processos químicos ou uso constante de secador, difusor, chapinha e babyliss. A melhor parte deste cuidado é que você pode fazer durante o sono, facilitando o corre típico do dia a dia.

Diferença entre hidratação e umectação noturna

A hidratação noturna para cabelos é diferente da velha conhecida de quem ama cuidar dos fios, a umectação noturna. Você sabe qual é a diferença entre esses dois tratamentos e quando fazer cada um deles? Veja:

  • A hidratação noturna para o cabelo é feita com creme, enquanto a umectação é realizada com óleos. Lembrando que é fundamental usar um creme específico para hidratar o cabelo à noite, pois as máscaras de hidratação tradicionais não devem permanecer nos fios por muito tempo;
  • Na umectação noturna é necessário banhar os fios com óleo vegetal. Esse processo auxilia na devolução dos nutrientes que estão em falta na fibra capilar. Os óleos ajudam a repor os lipídios que o cabelo perdeu ao longo do tempo;
  • É importante destacar que a umectação é indicada, principalmente, para quem tem cabelos secos, ressecados, com pontas duplas e frizz, pois o óleo atua na reparação das pontas, selando os fios e oferecendo mais definição, alinhamento e luminosidade;
  • A hidratação noturna para cabelos ressecados possui a mesma função da umectação, mas com o benefício extra: proteger as madeixas do contato direto com a fronha do travesseiro, deixando o cabelo mais alinhado e hidratado no dia seguinte. Ou seja, o tratamento se torna um complemento no cronograma capilar de quem não consegue ter um bom day after.

3 motivos para hidratar o cabelo enquanto dorme

Mulher de cabelo cacheado, castanho escuro com mechas roxas. Ela está deitada na cama, com o edredom cobrindo o rosto na altura dos olhos

Se você ainda não está 100% confiante em hidratar o seu cabelo enquanto dorme, nós entendemos, afinal essa técnica ainda é relativamente recente. Por isso, separamos 3 motivos para você investir agora mesmo em um creme noturno e incluir esse processo nos seus cuidados capilares. Veja:

Facilita a rotina

O tratamento noturno é ideal para quem tem uma vida corrida e não consegue se dedicar a uma rotina de cuidados com o cabelo, afinal, a hidratação é feita na hora de dormir e todo o processo para evitar um cabelo opaco, sem brilho e com frizz ocorre durante a noite, não sendo necessário ainda, o enxágue no dia seguinte. Ou seja, você consegue cuidar as madeixas e otimizar tempo no seu dia a dia;

Técnica versátil

A hidratação noturna é indicada para todos os tipos específicos de cabelo, e facilita a vida de quem tem cabelo misto, por exemplo. Escolhendo o produto correto é possível cuidar dos fios lisos, ondulados, cacheados e crespos, enquanto dorme e o melhor: garantindo fios alinhados, brilhosos, macios e, principalmente, sem frizz na manhã seguinte.

Ativos específicos

Existem produtos específicos para hidratação noturna, o mais indicado é com ácido hialurônico, pois é um dos ativos mais recomendados para o processo de deixar o creme no seu cabelo por longas horas à noite.

Como escolher o creme ou máscara ideal para a hidratação noturna?

Cada vez mais os produtos de hidratação noturna têm invadido as prateleiras de supermercados, farmácias e perfumarias. Afinal, eles garantem a recuperação da saúde dos cabelos enquanto você dorme.

Para escolher um creme ou máscara, você precisa se atentar à formulação. É necessário ser rica em antioxidantes e aminoácidos, para regenerar os fios de madrugada. Além disso, o creme noturno deve ser sem enxágue e com a presença de ativos que possam ficar nos fios por mais tempo sem prejudicá-los.

Portanto, os cremes tradicionais não são indicados, pois não podem ultrapassar o tempo indicado na embalagem, prejudicando, assim, a saúde dos fios. Por isso, o ideal é escolher um creme noturno com ativos hidratantes que tenham alto poder de retenção de água, como no caso do ácido hialurônico.

Como fazer hidratação noturna nos cabelos?

Assim como o tratamento tradicional, o processo noturno deve ser realizado com um creme capilar, sendo específico para ficar no cabelo a noite toda. Escolha produtos altamente hidratantes e com poder de retenção de água para evitar a desidratação dos fios durante o sono.

Veja o passo a passo para realizar a hidratação capilar noturna:

Passo 1: Divida o seu cabelo em duas partes iguais, mas caso tenha cabelos muito cheios, você pode dividir em mechas;

Passo 2: Aplique o creme de hidratação noturna no comprimento, seguindo as pontas. Lembrando que os fios podem estar secos;

Passo 3: Para finalizar, deixe o produto agir nas madeixas durante toda a noite. Não é necessário enxaguar no dia seguinte.

Receita de hidratação noturna caseira

A imagem mostra folhas de babosa cortada em pedaçoes e um potinho com o gel da babosa ao lado. O ativo é ideal para hidratação noturna

Quer tentar uma receita caseira para hidratação noturna? Entre os ingredientes que podem favorecer um ótimo resultado é a babosa, que é capaz de hidratar ainda mais o cabelo enquanto você dorme.

Com o gel da planta você pode recuperar a vitalidade dos fios e deixá-los mais fortes e com mais brilho. Além disso, a folha também ajuda a deixar o couro cabeludo e as pontas dos cabelos mais saudáveis.

Você só precisa abrir a folha da babosa e raspar todo o gel, depois deve batê-lo com um garfo ou se preferir, no liquidificador. Em seguida, passe a babosa em toda a raiz até chegar às pontas. Proteja o seu cabelo e aproveite a sua noite de sono. No dia seguinte é só lavar o cabelo com shampoo e condicionador de sua preferência.

Pode usar hidratação noturna todo dia?

Não há nenhuma contra indicação ao uso recorrente do creme noturno, mas é importante que as mulheres que têm cabelos finos e oleosos façam um intervalo maior de aplicação do produto, como duas vezes por semana, por exemplo, para que não pese nos fios.

Mas isso pode variar. Observe seus cabelos ao longo do processo, e você descobrirá qual a frequência que o seu cabelo irá se adaptar melhor!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
  • Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
  • E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo