Guanidina: o que é, como usar, cuidados e dúvidas frequentes

  •  Icone Calendario7 de novembro de 2022
  •  Icone Relogio 14:00
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher negra de cabelo preto, longo, alisado com guanidina

Quem é adepta dos fios alisados já deve ter usado ou ouvido falar da guanidina, produto muito popular entre as alisadas que buscam o efeito chapado dos fios, com um liso perfeito e definitivo. Se você está interessada em experimentar fios alisados ou quer entender mais sobre esse produto, como o que é compatível com guanidina, este guia é para você!

Saiba tudo sobre a guanidina, a versatilidade do produto e dicas especiais para tratar seus fios pós-química.

O que é Guanidina?

A guanidina, ou hidróxido de guanidina, é um creme alisante alternativo ao uso de outras químicas, como sódio, lithium e tioglicolato de amônia. Essa substância altera a fibra capilar permanentemente, sendo capaz de alisar ou soltar os cachos, reduzindo seu volume.

A Guanidina estraga o cabelo?

A resposta para essa pergunta é depende. A guanidina em si não estraga o cabelo, mas se o procedimento não for feito de forma adequada, ou aplicado em fios já fragilizados, pode sim causar danos nas madeixas. Por isso, é imprescindível a avaliação de um profissional cabeleireiro antes de aplicar o produto.

O que é compatível com Guanidina?

Uma dúvida muito comum, e muito importante de ser levada em consideração, é sobre o que é compatível com guanidina, ou seja, ou que pode ser aplicado nos fios alisados com essa substância. Se você é uma alisada que utiliza a guanidina, também pode fazer uso do hidróxido de lítio e da escova progressiva, mas deve ficar longe do tioglicolato de amônia, da coloração e da descoloração.

Como usar Guanidina: procure um profissional!

Por se tratar de um procedimento que altera a estrutura capilar de forma permanente, ou seja, um processo que não pode ser revertido, ter um profissional de confiança ao lado faz toda a diferença! Além de realizar um teste de mecha, apenas um profissional cabeleireiro capacitado vai poder avaliar se os fios estão resistentes o suficiente para passar pelo alisamento sem danos e para alcançar o resultado desejado.

Alisamento com Guanidina

O alisamento capilar com guanidina é a técnica que causa a maior mudança na superfície dos fios, deixando-os com volume super reduzido e com efeito liso chapado.

Relaxamento com Guanidina

Já o relaxamento capilar com guanidina é o método ideal para quem busca diminuir o volume sem perder a curvatura dos fios, criando o efeito de cachos mais soltos.

Amaciamento de cabelo com Guanidina

O amaciamento com guanidina é um procedimento clássico que não alisa os fios, mas que consegue reduzir o volume em até 50%, deixando os fios um pouco mais alinhados, mas sem perder a textura e caimento original.

Mulher negra de cabelo liso e longo, com franja longa lateral

Guanidina Salon Line: conheça as opções

Na hora de alisar ou relaxar os fios com guanidina, escolher um produto de qualidade e adequado para o efeito que se deseja é o que vai garantir o resultado de sucesso. Conheça as opções de Guanidina Salon Line que você pode aplicar para ter fios alisados ou relaxados incríveis!

Tradicional

A Guanidina Tradicional Salon Line alisa, relaxa e reduz o volume dos cabelos, deixando-os mais lisos e soltos. Sua fórmula proporciona um resultado rápido e eficiente, além de conter lanolina, que promove emoliência, hidratação e umectação aos fios.

Óleo de Argan

A Guanidina Salon Line Óleo de Argan também garante fios alisados ou relaxados, com a redução de volume que você deseja. Sua fórmula proporciona um resultado rápido e eficiente, além de conter óleo de argan, poderoso ativo que promove a hidratação e nutrição profundas dos fios, além de combater as temidas pontas duplas.

Extra Conditioning

A Guanidina Salon Line Extra Conditioning promove o alisamento ou relaxamento com máxima eficiência e resultado rápido! Com extrato de pequi, óleo de algodão e óleo de babaçu, essa guanidina tem um blend poderoso que proporciona máximo condicionamento, brilho e maciez, além de hidratar e nutrir.

Óleo de Semente de Manga

A Guanidina Salon Line Óleo de Semente de Manga alisa, relaxa e reduz o volume dos cabelos, ao mesmo tempo que hidrata, recupera e fortalece o fio, efeito do óleo de semente de manga, óleo vegetal poderoso que revitaliza os cabelos secos, danificados e sem vida.

Special Girls

A Guanidina Salon Line Special Girls deixa os fios mais lisos, soltos, condicionados e revitalizados, além de promover emoliência, hidratação e umectação, já que tem fórmula enriquecida com lanolina, ativo que tem a propriedade de repor parte da gordura perdida do cabelo, deixando-o brilhoso e sedoso.

Cálcio & Oil

A guanidina Salon Line Calcio & Oil proporciona efeito relaxado aos fios, sem deixar de lado a hidratação, maciez e brilho! Com óleo de coco, óleo de rícino, óleo de avelã e aloe vera, essa guanidina reduz o volume ao mesmo tempo que fortalece, nutre e regenera as madeixas.

Mulher negra de cabelo liso e preto, preso em um rabo de cavalo alto e longo

“Passei Guanidina e meu cabelo ficou duro”. E agora?

Se você não tomou os cuidados devidos ou não teve a orientação de um profissional e, após aplicar a guanidina, as madeixas ficaram endurecidas, existem algumas maneiras de regenerar os fios danificados.

Para dados extremos, apenas um profissional pode avaliar e indicar o melhor tratamento para os fios. Agora, nos casos menos agressivos, alguns cuidados podem ajudar a devolver a maciez e emoliência às madeixas, como:

  • Evitar outras químicas, deixando os fios se recuperarem antes de passar por outro processo modificador.
  • Deixar de lado as ferramentas de calor para não expor o cabelo a mais uma agressão.
  • Investir na restauração capilar caseira com produtos que devolvam os nutrientes perdidos pelas madeixas.
  • Buscar pelo botox ou cauterização capilar, tratamentos feitos no salão que são indicados para cabelos extremamente danificados.
  • Considerar um novo corte de cabelo, que vai eliminar as partes mais prejudicadas dos fios, como pontas duplas.

Dicas de como cuidar dos cabelos alisados com Guanidina

Depois de fazer o seu alisamento com guanidina, é muito importante continuar cuidando dos fios e fazendo o que é melhor para esse tipo de cabelo. Confira agora como cuidar corretamente dos cabelos que foram submetidos à guanidina:

  • Verifique sempre os produtos que você vai aplicar nos fios, garantindo que eles são compatíveis com guanidina.
  • Para fazer a manutenção dos fios, escolha produtos para cabelos quimicamente tratados, que têm na fórmula ativos importantes para a recuperação, hidratação e nutrição da fibra capilar alisada.
  • Para manter os fios sempre fortes, siga um cronograma capilar, pois ele é capaz de restaurar a saúde dos fios, repondo água, lipídios e massa capilar. Na hora de escolher os produtos do cronograma, inclua produtos ricos em D-pantenol, óleos vegetais e queratina.
  • Adicione à sua rotina de cuidados, também, o uso de um tônico para queda de cabelo, pois ele é capaz de garantir o fortalecimento dos fios da raiz às pontas.
Mulher negra de cabelo liso, com leves ondulações, corte repicado, um pouco abaixo do ombro

Dúvidas frequentes

Agora chegou o momento de deixar todas as dúvidas de lado!

A Guanidina Salon Line tem formol?

Não, a guanidina é uma substância obtida através da mistura de carbonato de guanidina com hidróxido de cálcio, logo, não possui formol na fórmula.

Qual a melhor guanidina para cabelos crespos?

Quem tem fios crespos deve buscar uma guanidina com efeito mais intenso, como as versões Super / Força Alta da Salon Line, que são indicadas para cabelos grossos ou resistentes.

A Guanidina faz o cabelo crescer?

Na verdade, não. O que acontece é que esse procedimento costuma soltar ou alisar os fios, que visualmente deixam os fios mais alongados, mas isso é apenas estético, não uma promoção do crescimento capilar.

Qual a melhor guanidina para cabelos finos?

Quem tem fios mais finos deve optar por uma versão de guanidina mais suave, como a Guanidina Salon Line Mild Força Suave.

Quanto tempo depois de usar guanidina posso usar tioglicolato?

A guanidina e o tioglicolato são substâncias que causam incompatibilidade química e não devem ser aplicadas em um mesmo fio no risco de quebra e corte químico.

Posso pintar o cabelo depois de relaxar com guanidina?

Coloração, assim como a descoloração, não são compatíveis com a guanidina, sendo apenas a aplicação de tonalizante liberada.

Grávida pode usar guanidina Salon Line?

Nenhum tipo de procedimento químico capilar deve ser feito em grávidas sem avaliação médica.

Posso misturar guanidina com creme de hidratação?

A Guanidina tem o objetivo de transformar a estrutura dos fios, enquanto que o creme de hidratação de tratar. Por terem propostas diferentes, devem ser aplicados separadamente.

Posso usar guanidina amamentando?

Assim como na gravidez, durante o período de amamentação qualquer procedimento deve ser avaliado antes por um médico.

Quanto tempo demora para sair a guanidina no cabelo?

Por se tratar de uma técnica permanente de alisamento, a guanidina não sai do cabelo com lavagens, sendo necessário o crescimento natural para que seja visto fios sem o produto, o que leva cerca de 3 meses.

Agora que você já sabe como usar a guanidina corretamente para obter o resultado desejado, recorra a um profissional de confiança e arrase com fios impecáveis, sejam lisos ou relaxados.



Comentários

  1. murilo disse:

    muito bom parabens valeu pelo seu artigo

  2. murilo disse:

    muito bom parabens valeu pelo seu artigo

  3. davi pereira disse:

    faltou a orientação do que fazer depois do alisamento,

    1. Salon Line disse:

      Oi Davi, tudo bem? Para cuidar dos fios após o alisamento nós indicamos a nossa “Tô Podendo Máscara de Hidratação Alisados & Relaxados Nível 03”, ela sela as cutículas dos fios e proporciona ultra hidratação capilar que recupera a elasticidade, força e brilho. ❤

  4. davi pereira disse:

    faltou a orientação do que fazer depois do alisamento,

    1. Salon Line disse:

      Oi Davi, tudo bem? Para cuidar dos fios após o alisamento nós indicamos a nossa “Tô Podendo Máscara de Hidratação Alisados & Relaxados Nível 03”, ela sela as cutículas dos fios e proporciona ultra hidratação capilar que recupera a elasticidade, força e brilho. ❤

  5. Rita disse:

    O meu cabelo ta quebrando muito depois que pintei o que fazer?

    1. Salon Line disse:

      Oi Rita, tudo bem linda? Nós temos a “Tô Podendo Máscara de Hidratação Bio-Reconstrução Fortalecedora” que contém ativos poderosos para resgatar os fios fios danificados, porosos e elásticos, além de reconstruir e deixar o cabelo com toque macio e saudável. <3 https://www.lojadasalonline.com.br/to-podendo-bio-reconst-fortalecedora-1kg-34932-p988436

  6. edna Pereira disse:

    Que tipo de tinta ou tonalizante posso usar após usar guanidina? Posso fazer luzis…

    1. Salon Line disse:

      Oi Edna, tudo bem linda? Nós indicamos que você procure um profissional cabeleireiro de sua confiança para fazer uma avaliação. Beijos! ❤?

  7. edna Pereira disse:

    Gostei das dicas e gostaria de saber qual tipo de produto usar para manter os cabelos saudáveis.

    1. Salon Line disse:

      Oi Edna, tudo bem linda? A nossa linha “S.O.S Bomba Bombástico” é ideal para quem deseja manter os cabelos sempre saudáveis e hidratados! A babosa presente na linha é rica em vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos que fortalecem e nutrem os fios! ❤ Dá só uma olhadinha na linha completa! Beijos! ❤ https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=bomba+bomb%C3%A1sctico

  8. Marcia Rejane freire disse:

    MEU CABELO e perto nas ponta e na nunca brancooque eu fa

    1. Salon Line disse:

      Oi Ma, tudo bem linda? Nós temos uma linha que é ideal para hidratar profundamente e dar muito brilho para as madeixas, é a nossa “Maria Natureza Festival das Flores”, dá só uma olhadinha na linha completa! Beijos! ❤?? https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=festival+das+flores

  9. Perla Bernardo disse:

    Aliso com guanidina mas os meus cabelos ficam duro, o que devo usar?

    1. Salon Line disse:

      Oi Perla, tudo bem linda? A nossa linha “Hidra Original” é ideal para quem deseja fios super hidratados, macios, emolientes e com muito brilho! Vamos deixar o link dela aqui pra você, beijos! https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=hidra+original

  10. A dias passei do brasil tive a osadia em comprar guanidina. Ainda nao apliquei, o medo é caso acabar como vou vonseguir o outro?

    1. Salon Line disse:

      Oi, Adelaide, tudo bem? Os nossos produtos são enviados somente para dentro do Brasil. Lembrando que é indispensável que o folheto explicativo seja seguido corretamente, realizado o teste de mecha e indicamos que procure um profissional cabeleireiro de sua confiança. Beijinhos! ?

  11. Tatiane da silva branco disse:

    Obgda pela dica.

    1. Salon Line disse:

      De nada, Tati! Qualquer duvida estamos aqui! Beijos!

  12. Sabrina disse:

    De quanto em quanto tempo posso utilizar a Guanidina (Oleo de Argan) na raiz dos cabelos?
    Posso misturar algum creme de hidratação à guanidina para retoque?

    1. Salon Line disse:

      Sabrina, a guanidina só pode ser aplicada nas raízes a cada 3 meses, sempre respeitando o crescimento dos fios – ela não deve ser aplicada sobre a parte dos cabelos que já recebeu química anteriormente! O produto também não deve ser misturado a nenhum creme para aplicação, devendo ser respeitado o modo de uso da bula!

  13. Luciana disse:

    Olá td bem Aki estou querendo fazer uma transição de Salonline de guanidina para Salonline pra cachos o que vc acha?

    1. Salon Line disse:

      Lu, antes de utilizar qualquer química, você deve consultar um profissional cabeleireiro para que ele faça uma avaliação dos seus fios pessoalmente e assim indique o produto ideal e verifique se ele é compatível com a química já existente nos seus fios!! Lembrando que o teste de mechas é indispensável!! Beijos.

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
15 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
22 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo