Entenda o que é Gua Sha, seus benefícios e técnicas de uso

  •  Icone Calendario20 de maio de 2022
  •  Icone Relogio 11:36
  •  
 tratamento facial

Imagina fazer uma massagem facial com uma técnica milenar que promete beleza e saúde para sua pele do rosto, além de resultados que podem ser vistos em poucos minutos? Por mais que pareça um sonho, com certeza, você já viu essa técnica sendo usada por várias pessoas nas redes sociais e com uma ferramenta que já está nas prateleiras e sites de produtos de skincare.

Com formato inusitado e feito, principalmente, de material natural, o gua sha é uma ferramenta de skincare que promete potencializar os cuidados com a pele da face e contribuir com a aparência da derme dessa região. Ficou interessada em saber mais sobre o gua sha e incluí-lo na sua rotina de cuidados com a pele? Continue com a gente!

O que é Gua Sha?

Feito de pedras naturais, o gua sha é uma ferramenta de skincare que está ligada a uma técnica milenar de raspagem e massagem facial (“gua” significa raspagem e “sha” vermelhidão da pele) e que hoje é muito utilizado para massagens no rosto.

Datada da Dinastia Myng (1368-1644), o gua sha, na medicina tradicional chinesa, surgiu dentro do conceito de chi (a energia que flui em tudo que é vivo) para melhorar a circulação sanguínea e ajudar na resolução de algum problemas do corpo, como inflamações e doenças crônicas. Com movimentos circulares e aplicando pressão suficiente, o uso do gha sha promoveria, através da vermelhidão da pele, a “cura” de alguns problemas, inclusive cutâneos.

Para que serve o gua sha?

Com a promessa de aliviar inflamações e doenças crônicas, a massagem com gua sha promove uma drenagem linfática facial, combatendo diversos problemas que possam estar impactando a região da face. Entre os benefícios estão:

  • Aumento da circulação sanguínea do rosto
  • Redução do inchaço, deixando aspecto mais descansado
  • Atenuamento das linhas de expressão
  • Afinamento temporário do rosto
  • Diminuição da tensão muscular facial
  • Alívio de problemas respiratórios
  • Promoção do bem-estar geral
gua sha

Pode usar gua sha todos os dias?

Com tantos benefícios para o rosto, é claro que dá vontade de usar o gua sha todos os dias. Mas, assim como tudo que envolve skincare, o gua sha também precisa seguir uma periodicidade que seja benéfica para a pele e sem causar danos pelo uso excessivo.

Por isso, não é recomendado usar todos os dias e sim uma vez por semana ou a cada quinze dias. Assim como na esfoliação, o gua sha causa um pouco de atrito na pele e, como ao esfoliar, é preciso ter um período de descanso antes de usá-lo novamente.

Agora, se você quer aliviar o inchaço diário do rosto e contribuir com a redução das linhas de expressão, faça exercícios faciais – já que esses sim podem ser feitos todos os dias – e, em intervalos maiores, use o gua sha.

O que pode substituir a gua sha?

Se você ficou interessada nos benefícios do gua sha, mas ainda não tem um para chamar de seu, saiba que é possível substituir o gua sha por outra ferramenta de skincare e por um utensílio bem simples que você tem em casa!

Sem um gua sha, você pode usar um roller, rolinho que também é feito com pedras naturais, para desinchar o rosto, principalmente na área dos olhos, mas que vai trazer um efeito menos intenso. Agora, se não tiver o gua sha e nem o roller, use uma colher! Com o frio do material do utensílio, você consegue fazer uma massagem facial que vai ajudar a reduzir o inchaço do rosto, deixando a expressão mais descansada, embora não seja a melhor ferramenta para fazer uma drenagem linfática na região.

Placa gua sha como usar?

Existem diversas maneiras de usar o gua sha e você pode encontrar uma forma própria que melhor se encaixe na sua rotina de skincare e no resultado que deseja. Mas, é claro, que seguir alguns passos básicos, e cuidados na pressão exercida na pele, vai ajudar a chegar ao seu objetivo. Veja o passo a passo de como usar:

  1. Lave bem o rosto com um sabonete facial adequado para o seu tipo de pele.
  2. Aplique um sérum hidratante na pele para que o gua sha deslize de forma mais fácil no rosto.
  3. Posicione o gua sha no rosto com uma mão e, com a outra, segure a pele para criar um pouco de resistência.
  4. Comece a massagem facial fazendo movimentos ascendentes (para cima) e do centro do rosto para as laterais.
  5. Faça esse processo em toda a face, principalmente em áreas mais inchadas e com linhas de expressão, como contorno dos olhos, testa e pescoço.
  6. Repita esses movimentos, ao menos, três vezes em cada parte do rosto.
  7. E não se assuste se a pele ficar um pouco vermelha, é natural essa reação!
  8. Insira a massagem facial na sua rotina de cuidados com a pele uma vez por semana.

Gua sha pedra

Uma das principais características do gua sha é que ele pode ser feito de pedras naturais, como jade e quartzo, além de outros materiais para objetivos e resultados diferentes. Conheça as características dos diferentes tipos de gua sha e o que eles podem fazer pela beleza e saúde da sua pele do rosto:

Gha sha de jade

gua sha de jade para pele

O gua sha de jade é perfeito para quem sofre com inchaço no rosto e olheiras, pois essa pedra natural tem temperatura mais fria e que não sofre mudança de temperatura em contato com a pele. Além disso, pela composição da jade ter alumínio e silicato de sódio, esse tipo de gua sha ajuda na oxigenação celular e eliminação de impurezas da pele, sem esquecer no combate à oleosidade.

Gua sha de quartzo

Gua Sha de quartzo rosa para o rosto

O gua sha de quartzo é muito indicado para quem tem pele seca e opaca, pois ajuda a ativar a circulação e restaurar a pele, devolvendo a luminosidade ao rosto. Composto por minerais como silício, magnésio, ferro e sódio, o quartzo também contribui para a redução das rugas e linhas de expressão, potencializando a massagem facial.

Gua sha de aço inoxidável

Massagem Facial com gua sha e roler

O gua sha de aço inoxidável ajuda a drenar o fluido linfático do rosto, além de reduzir o desconforto muscular e das articulações, tornando a aparência facial mais descansada e suave. E, ainda, reduz a tensão dos músculos faciais, evitando casos de rugas dinâmicas, sem esquecer que o aço inoxidável tem temperatura mais fria, o que ajuda a diminuir o inchaço do rosto.

Inacreditável tudo o que o gua sha pode contribuir com a sua rotina de skincare, não é mesmo? Aproveite os benefícios do gua sha e tenha uma pele do rosto firme e reluzente! Agora, além disso, você sabia que ainda há outros produtos e acessórios que são grandes aliados da pele e fazem toda a diferença na skincare? Para se tornar uma expert no assunto, consulte nosso dicionário skincare: o guia essencial de produtos para cuidado com a pele e veja todo um universo de possibilidades para a sua pele!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo