loader image

Foliculite nas nádegas: saiba como dar um fim às acnes no bumbum

  •  Icone Calendario18 de outubro de 2021
  •  Icone Relogio 08:53
  •  
  • Salon Line
 Foliculite nas nádegas

Sofre de foliculite nas nádegas, a famosa espinha no bumbum? Saiba o que causa, como tratar e prevenir a foliculite. Clique e veja!

Diversas são as condições de pele que acabam afetando a autoestima das pessoas, e não é só no rosto que elas podem aparecer. A foliculite nas nádegas, por exemplo, é um problema que pode incomodar muito, principalmente em épocas de verão, praia e piscina. Embora possa ocorrer em qualquer lugar do corpo onde haja pelos, a foliculite nas nádegas é bastante comum. Muitas pessoas acreditam que as feridinhas avermelhadas no bumbum trata-se de acne. No entanto, esta inflamação está relacionada a uma infecção, e pode ser facilmente tratada. 

O que é foliculite?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a foliculite é uma infecção leve do folículo piloso (estrutura onde os pelos nascem e crescem) que leva a colisões vermelhas e pus, que muito se assemelham com espinhas causadas pela acne. A inflamação é provocada por uma infecção bacteriana ou fúngica. Por essa razão, áreas do corpo depiladas com frequência, principalmente utilizando lâminas de barbear (como rosto, pescoço e axilas), assim como áreas que permanecem molhadas ou úmidas por mais tempo (virilha e nádegas) são mais propensas a apresentarem a foliculite.

Tratamento para foliculite nas nádegas: como tratar?

Se você notou pequenas lesões parecidas com espinhas nas nádegas, saiba que é muito fácil se livrar da foliculite. Veja  abaixo como tratar esta inflamação:

Consulte um profissional dermatologista

Pode parecer óbvio, mas é importante reforçar a necessidade de procurar ajuda profissional sempre que algo atípico surgir na sua pele. Existem diversos tipos de foliculite, então o ideal é procurar um dermatologista para que ele indique o tratamento mais adequado para a sua inflamação. Em alguns casos, é necessário usar medicamentos (via oral ou tópica) para tratar e apenas um dermatologista poderá receita-los.

Utilize cremes ou pomadas anti-inflamatórias

Pomadas e cremes com propriedades anti-inflamatórias podem ser úteis para tratar as lesões causadas pela foliculite, já que esta condição trata-se de uma inflamação.

Higienize a área com sabonete anti-séptico

Quando estiver com foliculite no glúteo, é indicado fazer a higiene local usando sabonetes antissépticos, que proporcionam uma limpeza profunda, e água morna. Ainda é recomendado enxugar o local usando uma toalha descartável.

Faça compressas com água morna

Uma alternativa natural para amenizar a foliculite é fazer compressa usando uma solução com duas xícaras de água morna misturada com uma colher de chá de sal. Isso vai promover uma drenagem da inflamação e acelerar a cicatrização.

Tratamento para foliculite nas nádegas: como prevenir? 

A maioria dos casos de foliculite nas nádegas, apesar de serem superficiais e se curarem sozinhos com o tempo, podem apresentar dor e coceira, além da aparência incômoda. Neste caso, é preciso investir em métodos de prevenção para evitar o aparecimento da foliculite. Veja abaixo os métodos para aliviar os sintomas da foliculite nas nádegas e em outras partes do corpo:

Use roupas mais largas

Peças muito justas aumentam o atrito do tecido com a pele, retendo o suor e a umidade, tornando a região mais vulnerável às infecções bacterianas e fúngicas. O recomendado é não usar roupas muito justas por muito tempo, principalmente em épocas de calor.

Mantenha a pele hidratada

Hidratar a pele onde você costuma notar o aparecimento de foliculite é necessário para manter o equilíbrio da oleosidade natural, o que permite que os poros respirem sem que estejam obstruídos, prevenindo, assim, a foliculite e também as espinhas.

Corra para o banho sempre que suar

Tomar banho após fazer exercícios ou depois de um longo dia quente é a opção mais simples para remover o suor e a sujeira que se acumulam na superfície da pele e evitar que a foliculite apareça. A pele também precisa estar sempre seca, portanto, seque-se muito bem após o banho.

Foliculite pós-depilação: tenha cuidado!

A depilação é a principal causadora da foliculite na virilha, nas axilas e em outras regiões onde ela é realizada. Se optar pela depilação com lâmina de barbear, realize o procedimento com água morna e algum creme que reduza o atrito da lâmina. Aplicar uma loção hidratante após a depilação também ajuda a deixar a pele menos irritada.

Invista em uma boa esfoliação

A esfoliação é um tratamento fundamental para qualquer parte do corpo, pois ela ajuda na eliminação de células mortas e das impurezas, evitando a foliculite nas nádegas.

Chega mais e saiba tudo sobre os cuidados com a pele com estes conteúdos:

Como cuidar da pele ressecada do corpo?



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
2 dias ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
3 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
4 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo