loader image

Passo a passo de como finalizar cabelo ondulado

  •  Icone Calendario13 de junho de 2023
  •  Icone Relogio 07:59
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher branca com cabelo cacheado ruivo, blusa azul, retrato próximo

Muitas mulheres não sabem se tem o cabelo ondulado ou não: descubra aqui e aprenda como finalizar o cabelo ondulado - Confira o passo a passo!

Você sabia que existe uma curvatura de cabelo que não é nem cacheada e nem lisa? Pois essa é a característica básica do cabelo ondulado! Por ser um tipo de fio intermediário, muitas pessoas de cabelo ondulado acabam recorrendo aos tratamentos de alisamento por não darem conta de lidar com alguns dos desafios específicos dessa curvatura, como a finalização. 

Esse é o seu caso? Não desista dos seus fios! A seguir, te ajudamos a entender melhor sobre essa curvatura com dicas de produtos e finalizações das nossas Embaixadoras e Top Migs.

Primeiro entenda o seu tipo de ondulado

A primeira lição aqui é clara: cabelo ondulado não é tudo igual. Assim como o cacheado e o crespo, o ondulado também possui três classificações de acordo com as ondas e a textura que os fios possuem. Veja a diferença entre elas:

  • O cabelo ondulado 2A tem ondas mais abertas e, geralmente, essas ondas começam na metade de baixo do comprimento, ou seja, mais nas pontas. É um cabelo que se confunde facilmente com os do tipo liso.
  • Já o cabelo ondulado 2B tem ondas com curvas menores, embora ainda possua uma raiz mais lisa. Nesse tipo, os fios costumam pegar mais volume e a raiz, mesmo sendo um pouco mais lisa, pode ser mais volumosa e mais porosa.
  • O cabelo ondulado 2C é o com maior definição, tanto que os fios possuem um formato de S e até chegam a formar cachos largos. Esse é o tipo de ondulado que mais sofre com frizz, já que, mesmo formando ondas mais marcadas que os outros dois tipos, elas são tão frágeis que se desmancham com muita mais facilidade. 

Qual produto para finalizar cabelo ondulado usar?

Hoje já existem diversos produtos desenvolvidos especificamente para os cabelos ondulados. Entretanto, mesmo com fórmula mais leve e fluida, um produto para finalizar cabelo ondulado precisa ser usado com moderação e aplicado na quantidade certa para não pesar os fios e dificultar a formação das ondas.

Se você não sabe por onde começar, confira a lista abaixo com alguns produtos especiais que vão contribuir para a finalização do seu ondulado:

Como fazer para o cabelo ondulado não ficar armado?

Quem é ondulada sabe: o grande inimigo dos fios ondulados é o frizz! Além de entender que essa é uma característica natural deste tipo de cabelo, vale a pena tomar alguns cuidados para diminuir o excesso de frizz nos fios para não deixar o cabelo armado. 

A primeira coisa é pentear as madeixas quando elas estiverem bem úmidas. Isso vai ajudar os fios mais porosos a absorverem adequadamente o produto finalizador, tornando-o mais fácil de espalhar e evitando que o cabelo fique armado. 

Uma outra opção é evitar usar materiais sintéticos para secar os fios. Dê preferência para toalhas de algodão e não esfregue a toalha na cabeça. Além disso, utilizar a técnica de plopping para acomodar as madeixas enquanto secam também ajuda a combater o efeito armado dos fios. 

Como definir as ondas do cabelo ondulado?

Para os fios ondulados, atingir a definição pode dar um pouco de trabalho e, para conseguir ondas e cachos mais definidos, a melhor forma é texturizar as madeixas. Existem diversas formas de se texturizar os fios, uma das mais fáceis é a fitagem

Essa técnica de texturização dos fios, querida por muitas cacheadas, serve perfeitamente para quem tem os fios ondulados e quer assegurar bastante definição para suas ondas. 

Então, se você quer uma finalização super definida, basta separar os fios úmidos e limpos, aplicar uma quantidade de creme de pentear, espalhar nas mechas e separar os fios em fitas. E lembre-se: quanto mais finas, mais definição. 

Em seguida, basta esticar as fitas feitas com o cabelo estimulando os fios a criarem um efeito de mola. Aperte gentilmente os fios para estimular a formatação das ondas e repita o processo nas fitas por todo o cabelo. 

Uma outra opção é o dedoliss, em que as mechas de cabelo com creme são enroladas nos dedos ou outro utensílio, como um lápis ou o cabo de uma escova, e com isso você dá forma aos cachos. 

Passo a passo de como finalizar cabelo ondulado


Vamos ao que interessa: como finalizar cabelo ondulado 2A, 2B e 2C? Vem que a gente reuniu diversas dicas para cada um deles.

Como finalizar cabelo ondulado 2A?

O cabelo 2A é o com menos definição e volume entre os ondulados, por isso, o melhor é apostar em técnicas que conseguem texturizar os fios para ter ondas mais marcantes. 

Você pode fazer coques no cabelo ainda úmido, deixe secar naturalmente e, assim que soltar, vai notar que a ondulação está mais acentuada.

Outra opção é deixar as pontas formarem ondas mais naturais sempre estimulando a formatação dos fios com as mãos, utilizando produtos que não pesem nos fios, como mostra a querida Caroline Lima: 

Como finalizar cabelo ondulado 2B?

O cabelo 2B também tem a raiz lisa, assim como o 2A, mas as ondas são mais evidenciadas no comprimento dos fios. Uma boa forma de turbinar essa ondulação intermediária é apostar na misturinha creme para pentear + gelatina, amassando bem os fios depois da aplicação. Ou então, aplicar um gel de definição nos fios. 

Mas essa não é a única forma de finalização de cabelo 2B. A nossa Top Migs Gabriela Mayer tem um truque incrível para definir mais a raiz e ainda deixá-la sem repartição:

Como finalizar cabelo ondulado 2C?

O cabelo 2C é o com maior definição e ondas intensas da raiz até as pontas. Porém, mesmo com ondulação mais marcada, a finalização precisa ser bem feita para que o resultado dure por mais tempo. 

Uma boa opção é fazer a fitagem, dando atenção a cada mecha. A Ju Reis mostra sua dupla finalização na busca pela definição de ondas perfeita. 

Pronta para colocar em prática todas as dicas e deixar as suas ondas marcantes e maravilhosas? Mas para potencializar os efeitos de tudo que você aprendeu aqui, temos 2 últimas dicas: é imprescindível escolher um bom corte de cabelo para onduladas e não descuidar nunca das rotinas de cuidados, ok?



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo