loader image

Espinhas no Rosto: Conheça as causas e saiba como tratar e evitá-las

  •  Icone Calendario18 de novembro de 2021
  •  Icone Relogio 10:57
  •  
  • Luana Queiroz
 Espinhas no Rosto

Existem diferentes causas para o surgimento de espinhas no rosto. Acesse, conheça as principais e fique por dentro dos cuidados necessários para evitá-las.

Um problema comum com a chegada da puberdade, as espinhas no rosto podem acompanhar muitas pessoas que têm pele oleosa ao longo de toda a vida. Independente da fase, as espinhas no rosto podem surgir por diversas razões, como excesso de oleosidade e até desregulação hormonal. 

Seja lá qual for o cenário, o rosto com espinha ainda traz desconforto e, se esse é o seu caso, saiba que é possível tratar e evitar que elas retornem. Não sabe como? Continue lendo!

O que causa espinhas no rosto?

As espinhas no rosto são resultado da obstrução das glândulas sebáceas, que acabam formando inflamações e erupções (as espinhas). As principais causas dessas obstruções são o excesso de oleosidade da pele, acúmulo de bactérias ou desregulação hormonal – essas causas podem resultar em espinhas isoladamente ou em combinação.

Mapa de espinhas no rosto: Entenda o que significa

Você já ouviu falar do mapa de espinhas no rosto? Ele diz respeito aos lugares mais comuns que essas erupções podem aparecer – e é bem fácil de identificar! Siga com a gente:

Mapa de espinhas no rosto

Espinhas na testa

O primeiro local da conhecida zona T (formada pela testa, nariz e queixo), as espinhas na testa são comuns porque essa é uma região que possui uma maior concentração de glândulas sebáceas – o que contribui para a formação da condição. Neste caso, o excesso de oleosidade, e consequentemente o surgimento de espinhas, pode ser agravado pelo uso de bonés, chapéus, franja ou produtos capilares mais oleosos.

Espinhas no nariz

Segundo ponto da zona T, as espinhas no nariz acontecem porque essa também é uma área seborreica, que tem grande oleosidade, além de dilatação dos poros – características propícias para o surgimento das espinhas.

Espinhas no queixo

Último local da zona T, as espinhas no queixo também são resultado da produção de uma quantidade maior de sebo, principalmente na adolescência. Mas na fase adulta, as espinhas nessa região são normalmente relacionadas a alterações hormonais.

Espinhas na bochecha

Embora esteja fora da rota da zona T, as espinhas na bochecha também são comuns, mas costumam surgir por outros motivos. Nesta situação, as espinhas podem aparecer pelo uso inadequado de produtos para o rosto ou abafamento da região, como ao usar máscaras regularmente.

O que é bom para espinhas no rosto?

Mas afinal, o que é bom para tirar espinha do rosto? Para determinar o melhor tratamento é preciso entender onde a lesão está localizada e qual evento desencadeou esse cenário. Para isso, o ideal é buscar ajuda de um dermatologista para um diagnóstico assertivo. Mas, com toda certeza, você já viu algumas dicas e receitinhas que prometem reverter o problema. Será que elas funcionam?

O que é bom para espinhas no rosto

Passar água de arroz no rosto tira espinha?

Ao lavar o arroz, você já deve ter notado que a água fica bem esbranquiçada. Essa água é rica em ácido kójico, substância clareadora natural que ajuda a amenizar a vermelhidão das espinhas.

Lavar o rosto com água gelada diminui as espinhas?

Ao lavar o rosto, é importante enxaguar a pele dessa região com água fria para não estimular a oleosidade e, assim, o surgimento de espinhas.

Como usar babosa no rosto para espinhas?

Para suavizar as marcas das espinhas, faça uma máscara facial com babosa, usando a própria planta ou uma máscara que a tenha entre os ativos. Aplique em todo o rosto, principalmente nas espinhas, e deixe agir por cerca de 15 minutos. Não esqueça de enxaguar com água gelada.

Como usar óleo de coco no rosto para espinhas?

Para se beneficiar do óleo de coco no seu tratamento para espinhas no rosto, aplique o óleo após a limpeza da pele. A aplicação pode ser na rotina diurna ou noturna de skincare e não precisa exagerar na quantidade.

Como usar vinagre de maçã no rosto para espinhas?

Por ser um ativo ácido, o vinagre de maçã ajuda no fechamento dos poros, reduzindo a oleosidade da pele e, assim, melhorando os casos de espinhas no rosto. Para isso, dilua 1 colher de vinagre de maçã em copo de água, umedeça um pedaço de algodão e passe por todo o rosto. Deixe agir de 5 a 20 segundos e lave a face.

Como usar abacate no rosto para espinhas?

Para o uso do abacate no combate às espinhas, a melhor opção é também fazer uma máscara facial. Amasse a polpa da fruta, adicione 2 colheres de suco de limão e aplique a mistura no rosto limpo. Deixe agir por 15 minutos e retire em seguida.

Como usar bicarbonato no rosto para espinhas?

Para amenizar as espinhas, faça uma pasta com 1 colher de bicarbonato e um pouco de água. Aplique nas espinhas, massageie suavemente a região e deixe agir por 10 minutos. Lave o rosto com água fria depois.

Como usar mel no rosto para espinhas?

Com propriedades antissépticas e antioxidantes, o mel pode ser aplicado diretamente sobre a espinha para balancear a quantidade de bactérias da região e, assim, ajudar na cicatrização.

Como tirar mancha de espinha do rosto?

As manchas de espinhas do rosto são uma das consequências que mais incomodam as pessoas. Escuras e arredondadas, essas marquinhas podem permanecer por muitos anos na pele e elas surgem pelo aumento da melanina na região após o manuseio errado da espinha, como o ato de espremer, ou pela falta de uso de protetor solar e alterações hormonais. 

Embora marcas intensas e antigas sejam mais difíceis, elas podem ser combatidas. Mas, para isso, é necessário um tratamento para uniformizar o tom da pele que deve ser indicado e acompanhado por um especialista. Mas para suavizar as manchas de espinhas no rosto, você pode:

  • Usar um gel de limpeza com ativos antioxidantes.
  • Investir em produtos com vitamina C.
  • Adicionar a esfoliação à skincare.
  • Sempre usar protetor solar.

Produto para espinha no rosto: o que considerar na hora da compra?

Com tantas opções no mercado, quais os melhores produtos para espinha no rosto? Na hora de escolher, dê preferência aos produtos que tenham ativos que ajudem no controle da oleosidade, como o ácido salicílico, que façam uma boa limpeza dos poros e que hidratem na medida, sem pesar. Para te ajudar nessa, fizemos uma lista de compras completa para sua skincare!

Produto para espinha no rosto

Sabonete Líquido Facial Tiye Hidrata & Matifica

O Sabonete Líquido Facial promove limpeza profunda e remove as impurezas da pele sem ressecar. Sua fórmula contém ácido hialurônico, vitamina E e vitamina B5, ativos com alto poder de hidratação, além do ácido salicílico, que auxilia no controle da oleosidade, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas no rosto. 

Tônico Facial Tiye Hidrata & Matifica

O Tônico Facial Purificante purifica e reequilibra a pele graças a potente combinação de ácido hialurônico e vitamina B5, ativos ultra hidratantes, e do ácido salicílico, que auxilia no combate a oleosidade e na redução de poros, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas.

Sérum Facial Ultra Hidratante Tiye Hidrata & Matifica

O Sérum Facial Ultra Hidratante possui rápida absorção e toque aveludado. Promove hidratação, restauração e melhora a firmeza da pele graças a combinação do duplo ácido hialurônico e vitamina B5.

Como evitar espinhas no rosto?

Sabia que alguns cuidados diários básicos podem te ajudar a evitar as temidas espinhas no rosto? Anota aí:

  • Use o sabonete certo pra você: se você sofre com as espinhas, o sabonete errado pode agravar o caso. Dê preferências para sabonetes que tenham entre os ativos ácido salicílico, que vai ajudar a controlar a oleosidade e evitar a obstrução dos poros.
  • Beba bastante água: além de deixar a pele mais hidratada, a ingestão adequada de água contribui para a eliminação de toxinas do organismo.
  • Tenha uma alimentação balanceada: a saúde e beleza começam de dentro para fora, por isso, comer alimentos ricos em vitaminas e minerais vai refletir na sua pele.
  • Nunca esprema: e se uma espinha aparecer, nunca esprema! Trate-a, mantendo a região limpa e usando os produtos adequados para evitar cicatrizes e manchas.

Tratamento para espinhas no rosto

Existem duas situações que devem ser levadas em consideração na hora de escolher um tratamento para espinhas no rosto: a gravidade. Em espinhas mais amenas, usar dermocosméticos apropriados para acne, fazendo uma lavagem correta para ajudar a desobstruir os poros, já contribuem para amenizar. 

Já espinhas mais graves, com inflamação e presença de pus, e que apenas aplicação de produtos não reverta, é possível que seja indicado o uso de antibiótico oral ou outra medicação para inibir a produção das glândulas sebáceas. Nesses casos, apenas um médico pode indicar o tratamento a ser seguido.

Agora para quem já viu as espinhas no rosto irem embora, mas as marcas deixadas por elas não, tratamentos como o peeling, feito em clínicas estéticas, podem ajudar a remover manchas e cicatrizes. 

Tratamento para espinhas no rosto

Viu como se livrar das espinhas no rosto não precisa ser uma drama? Siga as dicas e deixe sua pele sem inflamações ou marcas!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo