loader image

Como praticar a escuta ativa no ambiente de trabalho

  •  Icone Calendario25 de abril de 2023
  •  Icone Relogio 11:55
  •  
 mulher com as mãos sobre a mesa, segurando uma caneca de café

Entenda como este conceito pode ser aplicado e o que é necessário para praticar uma escuta ativa no ambiente de trabalho.

Você já sentiu que as suas sugestões e ideias são ignoradas no ambiente de trabalho? Já refletiu sobre como você escuta seus pares e incorpora ou se interessa pelo que eles falam? A escuta ativa pode contribuir para a construção de melhores relações profissionais e pessoais, e para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Entenda como este conceito pode ser aplicado e o que é necessário para praticar uma escuta ativa no ambiente de trabalho.

O que é escuta ativa?

Pode até parecer que o termo escuta ativa traz um conceito redundante, mas ele é muito importante. Escuta ativa significa muito mais do que apenas ouvir, e coloca a prática da escuta como uma ação, que não é passiva.

Para ter uma escuta ativa é necessário estar comprometido com o que o outro tem a dizer, se colocar em uma postura de disposição de compreender o outro, estar interessado no que ele tem a dizer e interagir com isso. 

Escuta ativa significa a disposição de ouvir e construir ações coletivas e individuais para que a interlocução envolva empatia, foco, interesse e interpretação do que foi falado.

Qual a importância da escuta ativa na comunicação?

Nas interações humanas o diálogo e a troca de informações são a base para construção de uma boa comunicação e para transmissão de necessidades e ideias. A escuta ativa entra neste contexto como uma prática para que esta comunicação seja positiva, e envolva a melhor compreensão possível do que os atores envolvidos têm a comunicar.

Em uma empresa, a escuta ativa é essencial para um bom relacionamento entre os funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores. Fortalecer os processos que cultivam uma escuta ativa trará benefícios como: evitar a perda de informações e dados ao fornecer instruções sobre a execução de um trabalho; cultivar relações de trabalho mais transparentes e objetivas entre a equipe e a valorizar os profissionais que percebem que suas ideias e sugestões são de fato ouvidas. 

Além disso, a escuta ativa contribui para que menos conflitos ocorram, já que as informações são melhor compreendidas, e uma cultura de valorização do indivíduo — e suas ideias — seja desenvolvida. 

Como desenvolver a escuta ativa no ambiente de trabalho?

O desenvolvimento da escuta ativa no trabalho é um processo individual e coletivo. Cabe aos gestores e a equipe a construção de um processo de comprometimento geral com uma escuta ativa, mas também cabe a cada indivíduo a aplicação de práticas e hábitos no cotidiano. Veja os principais:

  1. Mostre interesse pela conversa: A demonstração de interesse pelo que o outro tem a dizer é muito importante. Não transparecer impaciência com o assunto, não ficar disperso na conversa e prestar atenção no outro são passos para uma escuta ativa.
  2. Cuidado com a linguagem corporal: Tome muito cuidado com a linguagem corporal. Se lembre de manter o contato visual, de não fazer gestos de descontentamento ou ridicularização — como virar os olhos — e não ficar de braços cruzados.
  3. Evite distrações: O maior vilão da distração hoje é o celular. Não fique ao celular em uma conversa. Isto demonstra desinteresse e distrai o indivíduo daquele contexto. E, além disso, evite conversas paralelas, que desviam a atenção e podem, inclusive, atrapalhar quem está falando.
  4. Interaja com o interlocutor: Ao conversar, faça questionamentos. Perguntas contribuem para uma melhor compreensão do que está sendo dito e para o interlocutor sentir que está sendo ouvido e compreendido.
  5. Tenha empatia pelo outro: Se colocar no lugar do outro, ser empático com o que é apresentado é também um processo da escuta ativa. Ouvir de fato também envolve entender da onde o outro fala.

Com essas dicas, você pode refletir sobre como são as suas interações e da equipe que você trabalha. Implementar a escuta ativa no cotidiano trará benefícios com um ambiente mais plural, efetivo e acolhedor. 



Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
2 dias ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
3 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
4 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo