Efeito rebote da oleosidade: o que é, causas e como controlar

  •  Icone Calendario28 de outubro de 2021
  •  Icone Relogio 09:49
  •  
  • Thauany Lima
 Efeito rebote na pele

Muito se fala sobre cuidados com a pele oleosa e de como controlar o brilho excessivo que ela tem, mas poucas pessoas conhecem o efeito rebote, fator que causa o aumento da produção de sebo, evitando que os produtos de skincare controlem as características desse tipo de pele.

Confira abaixo o que é efeito rebote, o que pode causá-lo e como controlar esse problema tão comum para as peles oleosas.

O que é efeito rebote?

Conhecido como um mecanismo natural da pele, o efeito rebote nada mais é do que uma resposta do organismo ao uso de produtos inadequados para as peles oleosas. Isso acontece quando lançamos mão de sabonetes faciais, tônicos e esfoliantes em excesso ou com agentes pouco hidratantes, ou seja, que retiram a oleosidade natural da pele. O resultado? O corpo passa a entender que precisa suprir essa perda, ativando, assim, as glândulas sebáceas com a intenção de aumentar a produção de sebo, causando o excesso de oleosidade da pele.

Como saber se estou com efeito rebote?

Caso você siga regradamente uma rotina de skincare, contudo, sua pele não responde positivamente aos tratamentos, apresentando excesso de oleosidade, pode ser que esteja sofrendo com efeito rebote.

É indicado procurar um dermatologista e identificar esse problema para tratá-lo adequadamente com produtos ideais para as necessidades da sua pele.

O que causa o efeito rebote na pele?

O efeito rebote pode atingir todos os tipos de pele: ele ocorre quando é usado um produto inadequado, com ingredientes que deixam o rosto ressecado, ativando, assim, o mecanismo fisiológico para manutenção da hidratação natural, ou seja, aumentando a oleosidade.

Efeito rebote na pele oleosa e mista

Para evitar o desconforto do efeito rebote, procure por fórmulas “oil-free” de rápida absorção, elas garantem uma pele sequinha e maior controle da oleosidade. Além disso, é importante que os produtos tenham ativos – como ácido salicílico, retinóico ou glicólico – ideais para tratar a oleosidade excessiva. Mas, lembre-se: nada de exageros, respeite a quantidade e a frequência de aplicação corretamente, ok?  

Quanto tempo dura o efeito rebote em pele oleosa?

O tempo de duração do efeito rebote vai depender de cada pele. De acordo com especialistas, é necessário usar produtos que ajudem a controlar a oleosidade da pele sem desidratá-la ou irritá-la. Esses cosméticos precisam ter uma textura leve e ação matificante, feitos especialmente para pele oleosa. Uma vez com os itens de skincare corretos, a pele vai se reequilibrar e, dentro de alguns meses, ela deve voltar ao normal. 

Como tratar efeito rebote

Caso tenha identificado esse problema e queira saber como tratar o efeito rebote na pele, confira as dicas abaixo:

1 – Limpeza

Na hora da limpeza é importante usar produtos que sejam livres de sulfatos e álcool e que tenham a função adstringente, ou seja, produtos com a mesma função de tônicos, que limpam sem ressecar a pele.

2 – Hidratação

Para hidratar, experimente os séruns, de preferência, que sejam livres de óleo na composição. Esse produto vai ajudar a hidratar a pele, mas sem promover um excesso de oleosidade.

 3 – Fotoproteção

Toda rotina skincare precisa ser finalizada com proteção solar. Opte por um filtro com fórmula “oil-free”, que garante uma pele sequinha, mas hidrata enquanto protege.

Ácido tranexâmico tem efeito rebote?

Uma das substâncias que se popularizou nos últimos tempos foi o ácido tranexâmico, ativo muito indicado para tratamentos dermatológicos de hipercromias. Ele é eficaz no clareamento do melasma, manchas acneicas ou marcas solares.

Mas afinal, o famoso ácido tranexâmico tem efeito rebote? De acordo com especialistas, o ácido tranexâmico tem baixo potencial irritativo para pele, sendo seguro até para peles sensíveis. Dito isso, ele é capaz de tratar manchas e minimizar as chances do efeito rebote na pele.

Como evitar o efeito rebote no rosto

De acordo com especialistas, para evitar o efeito rebote é necessário ter uma rotina de cuidados com a pele em que os produtos estejam de acordo com suas especificidades, mantendo-a equilibrada. 

Por isso, use produtos que higienizam sua pele e que ajudam a controlar a oleosidade excessiva, mas sem desidratá-la ou irritá-la. Opte por hidratantes faciais com texturas suaves, que deixem a pele macia e sequinha. E por último, use um filtro com fórmula “oil-free”, que garante um controle total da oleosidade sem ressecar a pele.

Tirou todas as suas dúvidas sobre efeito rebote? Caso esteja enfrentando esse problema na sua pele, coloque em prática todas as dicas do texto ou consulte seu dermatologista. 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
  • Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉
Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover.
Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
  • Quem aí ama uma finalização?
Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖
Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉 Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover. Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Quem aí ama uma finalização? Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖 Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo