loader image

Por que devemos falar de educação financeira?

  •  Icone Calendario19 de janeiro de 2022
  •  Icone Relogio 09:29
  •  
  • Talitha Benjamin
 Educação financeira

Educação financeira é extremamente importante e se você não entende ou é nova no universo, separamos dicas super importantes ter com seu dinheiro.

Você sabia que gastar o seu dinheiro com mais responsabilidade pode te ajudar a ter mais qualidade de vida? Pois é: planejar os seus gastos, organizar as contas e guardar dinheiro pode ser uma tarefa complicada e, muitas vezes, quase impossível para a maioria das pessoas, mas vale a pena aprender a ser mais responsável com as finanças através da educação financeira.

E engana-se quem pensa que a educação financeira é só sobre economizar dinheiro. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a educação financeira permite que você compreenda melhor o seu dinheiro e outros produtos financeiros, para fazer escolhas mais informadas. Felizmente, com o avanço da tecnologia e da internet, você pode aprender a fazer a gestão do seu dinheiro de forma simples e prática.  Então, vem com a gente aprender alguns passos simples para gastar o dinheiro com mais consciência.

Anote seus gastos e ganhos

Este é o primeiro passo para organizar as finanças e gastar o dinheiro de forma mais inteligente: saber tudo o que entra e o que sai é essencial para manter o fluxo de dinheiro em ordem ao longo do mês. Junto com todas as despesas, anote as datas de vencimento de boletos e contas para manter um maior controle e não deixar de pagar as contas. Para isso, você pode usar planilhas de gastos disponíveis na internet, aplicativos de celular, ou o bom e velho caderninho.

Priorize o pagamento de dívidas

As dívidas são as maiores vilãs do brasileiro. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 74% dos brasileiros encontram-se endividados, e sabemos que elas podem virar uma bola de neve. Portanto, priorize o pagamento das suas dívidas antes de contrair novos compromissos. Entre em contato com as instituições financeiras responsáveis pelos débitos e negocie valores que cabem no seu bolso. Uma dica valiosa é ficar de olho em feirões e eventos de negociações de bancos, que costumam oferecer condições facilitadas para o pagamento. Assim, você se livra das dívidas e consegue planejar-se para realizar outros sonhos. 

Tenha uma reserva de emergência

Especialistas em finanças aconselham que, após pagar todas as dívidas, os seus esforços estejam direcionados para montar uma reserva financeira que corresponda a 6 meses de todos os seus gastos, incluindo aluguel, financiamentos, gastos com alimentação, etc. A reserva de emergência é essencial para qualquer pessoa: é com ela que você contará para lidar com imprevistos, como o desemprego, doença, acidentes, entre outros. Ela ajuda a evitar dores de cabeça, e também evita que você tenha que recorrer a empréstimos com juros abusivos. 

Não se esqueça dos seus objetivos e sonhos

Engana-se quem pensa que ser mais responsável financeiramente significa não comprar mais nada. Muito pelo contrário, é através da educação financeira que você conseguirá se planejar para realizar seus sonhos e objetivos. Para isto, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Por exemplo: uma meta de curto prazo pode ser alcançada em pouco tempo, como quitar uma dívida. Juntar dinheiro para comprar algo à vista pode ser um objetivo de médio prazo, e a longo prazo, uma viagem internacional, por exemplo, ou a compra da casa, ou carro próprio. 

Viu só como a educação financeira pode ajudar a mudar o seu relacionamento com o dinheiro? Fique ligada e aprenda mais no nosso canal do YouTube!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo